Depois de um mês e meio da última previsão, é chegada a hora de fazer mais uma, aproveitando a aula de Sinótica de hoje, na qual eu e a Bianca tivemos de apresentar o prognóstico para os próximos dias (além de uma análise da semana que está terminando).
Para quem está no Sul, no Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste o fim-de-semana será bom: um centro de alta pressão localizado no litoral do Sudeste (e que também ocupa parte do Paraná e de São Paulo) impede a passagem das frentes frias provindas do sul da América do Sul, deixando o tempo aberto e, portanto, as tardes serão agradáveis no que se refere à temperatura, podendo ocorrer, no sábado, nevoeiros nas capitais paulista e paranaense. Em São Paulo, a temperatura deve variar entre 15 e 25 graus.
No Espírito Santo, sul da Bahia e litoral leste do Nordeste, há previsão de pancadas de chuvas, causadas pela passagem de uma frente fria e por circulação dos ventos alísios no último caso. No Norte, apenas o Amazonas e o Acre devem registrar chuvas.
A previsão não muda muito no domingo: apesar da área de alta pressão se deslocar para o Oceano Atlântico, uma situação de bloqueio no nível de 500hPa continua impedindo a formação de nuvens e a passagem de frentes pelo Sul e Sudeste do país, de modo que toda a região deve permanecer com tempo aberto e temperatura amenas ao amanhecer (15ºC) e em ascensão ao longo da tarde (máxima de 26ºC em São Paulo).
No leste do Nordeste e no oeste da região Norte ainda ocorrerão pancadas de chuvas, enquanto a frente fria que estava sobre o Espírito Santo perde força, mas a instabilidade na região ainda deve provocar um pouco de chuvas em Vitória.
Na segunda-feira, com exceção do leste da região Norte, todo o país terá tempo aberto, podendo ocorrer pancadas de chuvas também no litoral do Nordeste. As temperaturas continuam subindo, podendo chegar aos 28ºC em São Paulo. O Rio Grande do Sul já deve registrar um aumento de temperatura devido à circulação que antece a passagem de uma frente fria, que deve chegar ao sul do Brasil na madrugada de terça.
É importante ressaltar que, apesar do conforto causado pelas altas temperaturas (e, para alguns, pela falta de chuvas), há de se tomar cuidado com a umidade do ar no período vespertino: os índices devem ser bastante baixos em todo o Centro-Oeste e Sudeste do país, e, portanto, é recomendável a ingestão de bastante água!
Enfim, dará pra aproveitar bastante o fim-de-semana na praia e, para algumas pessoas (eu, Nate, Poney e uns metaleiros), o show do Xandria no sábado. E você, qual o seu programa para este fim-de-semana de tempo aberto e temperaturas agradáveis?
[03/09 14:48] Avaliação da Previsão
Conforme esperado, nos cinco dias para os quais foi feita a previsão o dia foi de céu claro em boa parte do Brasil, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Em algumas cidades, como São Paulo, Goiânia e Campo Grande, foram registrados níveis muito baixos de umidade do ar, chegando a atingir 23% na capital paulista no dia 30 a tarde.
Na quarta-feira, uma frente fria provocou chuvas fortes no Rio Grande do Sul, enquanto o aquecimento pré-frontal provocou as altas temperaturas registradas na segunda-feira na região. Ainda na terça-feira, foram registrados alguns recordes de temperatura no Sudeste, que foram batidos nos dias seguintes.
Em Vitória, choveu na sexta-feira (cerca de 16mm, segundo o INMET), enquanto o litoral do Nordeste registrou chuvas em todo o fim-de-semana, associado à brisa marítima e aos ventos alísios. Na região Norte, as cidades que mais registraram chuvas foram o Acre, dia 28, e Boa Vista, dia 30. Boa parte do noroeste da região foi atingida por chuvas, devido ao calor e a umidade da região.
5 comentários:
SOL \o adoroo... principalmente pra ficar trancado em casa estudando! ahahaha
Sol nãããooooo!!!!! Eu vou trabalhar amanhã COM ALUNO!!! Se fizer sol eles vão aparecer...tem q chover poxa não quero brincar amanhã...HAUHSAHSUAHUSHA
Xandria \m/ O.o
sohw do xandria '-'
mas preferia mais frio, calor é um sako DD=
AI GEZUZ O TEXTO FOI GRANDE ;-; 3:15 segundos Edu o/
Postar um comentário