4 de janeiro de 2011

Aumentando...

Como eu já havia dito: elegemos o Kassabo, tomamos no c*!

Ele fez como prometeu: não subiu a passagem por um ano, mas depois, a passagem não só subiu, como disparou. Foram RS0,40 de reajuste ano passado (ou 17%) e mais R$0,30 este ano (11%). Foi de 2,30 reais para 3 reais.

Se considerado apenas o quanto subiu esse ano, o aumento equivale ao dobro da inflação registrada no período, de 6,5%. Curiosamente, foi baseado na inflação que os motoristas e cobradores receberam o aumento de 6,5% durante 2010. Faça as contas: a inflação foi de 6,5%, os salários dos trabalhadores envolvidos aumentaram 6,5% e o diesel não aumentou... O que justifica esse aumento de mais de 10%?

Talvez o método de cálculo explique: o sistema é privatizado, ou seja, várias empresas privadas comandam o sistema. Estas empresas se reúnem e fazem cálculos mirabolantes do custo do sistema. O resultado final é repassado para técnicos da prefeitura que, por sua vez, repassam para seus superiores. Depois de toda essa análise, que, ressalta-se, é feita principalmente pelas próprias empresas privadas, a prefeitura decide o quanto aumentar.

É interessante notar também que, mesmo com o aumento, você também paga mais para as empresas por fora, no conhecido "subsídio". É assim: pra passagem não ser maior do que já é, a Prefeitura paga uma certa quantia em dinheiro para as empresas. Em 2010, foram R$600 milhões. Em 2011, a estimativa é que o valor suba para R$743 milhões (sim... setecentos e quarenta e três milhões de reais).

Ou seja, mesmo com a passagem subindo o dobro da inflação, a Prefeitura ainda vai pagar 24% a mais do que já pagava às empresas de ônibus. Como pode esta conta estar certa? Como pode ninguém ver isso? Como pode todos ficarem calados diante de tal absurdo?


E o pior de tudo é que o serviço não melhora: a frota não aumenta consideravelmente, não há mais linhas... O próprio Kassab mal investiu em corredores exclusivos de ônibus e, no Orçamento deste ano, não está destinado 1 centavo para este tipo de faixas. Curioso, porque, segundo especialistas (vide reportagens no UOL), se o serviço fosse melhor, ele seria mais rentável pois haveriam mais pessoas o utilizando e menos custos devido à superlotação e ao trânsito.

Não precisa ser um gênio também para saber que isso tem impacto direto no trânsito e no Metrô: com o ônibus cada vez mais caro, mais pessoas optam pelo Metrô e por carros e motos próprias. Isso aumenta a superlotação na malha ferroviária da cidade (ou seja, aumentam os problemas) e isso também aumenta a quantidade de acidentes na malha viária da cidade, além de aumentar o próprio trânsito em si (ou seja, aumentam bastante os problemas).

Enquanto isso, todos assistem calados a esse absurdo. Mesmo o Movimento Passe Livre se mostra decepcionante: marcou um protesto apenas para o dia 13, quase 10 dias depois do aumento, com concentração em frente ao Teatro Municipal, às 17h...

3 comentários:

Arcanjo Mikhael disse...

Tensoo, meu fikei puto com o aumento das passagens, eu assinei várias vezes os abaixo assinados e parece q de nada adiantou. E pior de td que agente n ve melhorias mesmo, principalmente na CPTM e EMTU

Anonymous disse...

Vergonha! Agora eu vou ter que sair as 4 da manhã de casa para não pegar transito, ou ter que fazer trezentas baldeações para não estourar meu orçamento!

Vixuz disse...

E TODOS FEITO BESTA OLHANDO - INDIGNADOS - E NA INÉRCIA.

que impulso esse povo precisa pra ir as ruas?

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