13 de abril de 2005

Realismo / Pré-Modernismo

Engraçado, mas as duas fases literárias que mais gosto são essas duas. O Realismo, que mostra a podridão da sociedade, seja ela a brasileira, ou qualquer outra, e o Pré-Modernismo, que também mostra a podridão, mas dessa vez, podridão exclusiva brasileira, e com nacionalismo evidente.
E parte daí as minha duas sugestões de leitura, não só hoje, mas sempre. Os melhores livros brasileiros/portugueses. Só um detalhe, nenhum deles eu teria que ler para o Vestibular, mas, se tivesse, leria de novo, porque são muito legais.
Segue:
- O Cortiço - Aluísio Azevedo: conta a história da vida levada no cortiço São Romão, as brigas entre Firmo e Jerônimo, e o triste fim de Bertoleza, uma escrava enganada pelo dono do estaleiro, que, enganada novamente, dessa vez para o Seu Romão se tornar duque, resolve se matar. Bem loko!!!!!
- Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto: esse conta a vida do Major Quaresma, nacionalista avido, tão nacionalista que pretende mudar a língua nacional do português para o tupi-guarani. Não consegue, e vai pra roça, plantar na "terra em que tudo dá", e vão as pragas e estragam. O resto, só o título já diz.

Ficou curioso? Leia!
E diga sua opinião também. Se expresse, aqui é o lugar.

E continuo aceitando sugestões de template.

Nenhum comentário:

Postar um comentário