30 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007 (4 de 5): Os 10 Melhores Filmes

A indústria do cinema produziu bons filmes no ano passado, e, dentre todos eles, eu assisti 20 (mas pouquíssimos foram nos cinemas). Chegou a hora de, entre os 20 da lista abaixo, escolher os 10 melhores e o pior (o pior foi fácil...)

Eis os filmes que assisti: A Conquista da Honra, A Lenda de Beowulf, As Férias de Mr. Bean, Borat, Cartas de Iwo Jima, Deu a Louca em Hollywood, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Homem-Aranha 3, Mais Estranho que a Ficção, Número 23, Os Simpsons – O Filme, Piratas do Caribe – No Fim do Mundo, Planeta Terror, Reine Sobre Mim, Shrek Terceiro, Transformers, Treze Homens e Um Novo Segredo, Tropa de Elite, Uma Noite no Museu, Zodíaco.

Nesse ano, a lista tem uma novidade: escolherei também o pior filme do ano! Agora, ao Top 10:

10 – Mais Estranho Que A Ficção
O filme tem uma história interessante e boas atuações, além de um fim bem interessante.

9 – Número 23
Uma excelente atuação de Jim Carrey e uma boa reviravolta no final do filme, além do clima de suspensem, fazem o ingresso valer a pena.

8 – Transformers
Uma das melhores adaptações de desenhos para o cinema, com direito a efeitos especiais espetaculares, que tornam as cenas bastante próximas do real.

7 – A Conquista da Honra
Neste filme, de Clint Eastwood, é mostrado, do lado americano, uma batalha numa ilha na Segunda Guerra Mundial. É dada ênfase na fraude promovida pelos chefões do exército estadunidense para angariar jovens para suas fileiras. Filme excelente!

6 – Zodíaco
Neste grandioso filme policial, é mostrado como foi o trabalho da polícia para desvendar uma série de enigmas deixados como pista para solucionar uma série de assassinatos. A complexibilidade dos enigmas e como o filme mostra isso são os méritos da obra. Muito bom.

5 – Borat
Filme divertidíssimo, que conta as aventuras do “segundo melhor repórter do glorioso país Casaquistão” pela América. É um pseudo-documentário (Borat é um personagem fictício), e o mais engraçado do filme é a sátira em cima de diferenças culturais entre a América do Norte e o Oriente Médio (além de satirizar individualmente ambos os costumes também).

4 – Cartas de Iwo Jima
Outro filme de Clint Eastwood sobre uma batalha numa ilha na Segunda Guerra Mundial nessa lista. Este filme, que mostra a mesma batalha vista no 7º lugar (A Conquista da Honra), mostra o lado japonês, que foi o lado derrotado. No filme, são mostradas as subcondições de sobrevivência dos soldados, do seu desespero por estarem em menor número e, também, de sua lealdade à pátria. Excelente filme de guerra.

3 – Planeta Terror
Filme de um dos maiores diretores que existem: o Tarantino, com um dos melhores produtores em atividade: Robert Rodriguez. Neste filme, de zumbis, de terror trash, uma vila (e, em seguida, o mundo inteiro) é assomada por uma doença viral que transforma todos em zumbis que querem comer carne humana. Há sátiras descaradas de filmes, como falhas grotescas propositais de enredo e coisas nojentas. Altamente recomendável, menos se estiver almoçando.

2 – Tropa de Elite
Um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, escancara a violência policial sobre moradores das favelas, escancara o despreparo com que a classe média encara o assunto, escancara o poderio dos traficantes sobre a cidade e, porque não, sobre o país, e escancara como uma polícia corrupta aprimora ainda mais os problemas. Infelizmente, o filme não aponta para nenhuma solução que não a do Capitão Nascimento, e não escancara que o maior problema é a exclusão social e a falta de investimentos públicos decentes.

Pior filme do ano: Homem-Aranha 3: continuação horrível, roteiro fraco e enormes falhas em relação às HQ’s. Junte a isso atuações sofríveis, e aí você terá um filme um pouco melhor que Homem-Aranha 3.

1 – Os Simpsons – O Filme
O melhor filme do ano, quem diria, é de algo que podemos ver todos os dias na TV, e que já existe há 20 anos! O filme dos Simpsons foi uma das melhores adaptações de um desenho para as telonas: os personagens estão fiéis ao desenho, a história tem um bom ritmo, as piadas tem um ritmo alucinante, a animação está melhor do que nunca, e, se juntar a isso o fato de ser adaptação de um dos melhores desenhos já feitos pela humanidade, o filme se torna imbatível! Excelente filme! E, como diz a Meg no final (suas primeiras palavras): continuação?

Amanhã o final da Retrospectiva, confiram! E comentem! Quais os melhores filmes do ano pra você?

4 comentários:

Eu gostoso disse...

Simpsons melhor que tropa de elite?
Chupa, edu. _|_

Bugs disse...

aaaaaaaaa mona e perfeito isso

Vixuz disse...

Retrospectiva 2007 filmes. Tirando Tropa de Elite e Simpsons sua lista foi fraquissima! como assim?!?!? vc perdeu os melhores filmes? lá vai alguns " Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá", Volver[ta certo que o lançamento foi no finalzinho de 2006, mas perfeito o filme], Baixio das bestas, Ó Paí, Ó, Primo Basílio, Jogos mortais 4... e por ai vai... spielberg arrebentou no filme dos carrinhos lá mas ele eh capaz de coisa melhor
enfim edu! vc tem mts filmes bons pra assistir! tem que tirar o atrazo hahaha

garanto que apos Almodovar ira mudar seus consceitos sobre filme

fui!
abraço!

Honey-senpai disse...

caraca, eu só assisti no maximo usn 3 filmes da sua lista, xD

ainda preciso assistir tropa de alite e os simpsons, xD
mais achu q piratas do caribe fikaria em uma posição melhor =3

e homem aranha me desanimo totalmente, ridiculo, e vai ter mais uns 3 filmes de continuação, no minimo, xDD
^^

Postar um comentário