23 de fevereiro de 2008

A corja da sociedade

Mais um texto abordando um dos livros que li, dessa vez um da minha escola favorita, o Realismo/Naturalismo, que explora o pior lado da sociedade.

#4 - Casa de Pensão - Aluísio Azevedo - 1884
Livro do mesmo autor de O Cortiço e O Mulato, da fase realista da literatura brasileira.

O livro narra a aventura de Amâncio de Vasconcelos, menino rico, vindo do Maranhão, na cidade do Rio de Janeiro. Tal como as outras obras do período realista/naturalista que viveu a literatura brasileira em finais do século XIX, são mostrados no livro as farsas que envolvem a sociedade, misturando tanto farsas em personagens como em lugares.

Quase todos os personagens tem o mal da traição, diferenciando-se o motivo (alguns amorosos, mas grande parte por dinheiro). Curiosamente, a única pessoa que não comete tais traições durante a trama é a que mais sofre em todo o romance, enquanto várias outras são salvas.

O romance exibe detalhadamente a corja que existiu, e ainda existe, na sociedade, e o faz com tal "delicadeza" que me apetece. Por isso, nota 8,6.

Caso você queira baixá-lo, ele está disponível no site Domínio Público. Para baixar, basta clicar aqui (600KB), aqui (1MB) ou aqui (1,9MB).

Um comentário:

Vixuz disse...

aloisio não é legal!
hahahaha
saudadesjá!

ate mais"

Postar um comentário