26 de abril de 2010

Misturando Harry Potter e Deuses Gregos

Pena que a cópia não é tão boa quanto o original, né?


#13 - Percy Jackson E Os Olimpianos: O Ladrão De Raios - Rick Riordan
O primeiro livro da série Percy Jackson & Os Olimpianos, que foi transformado em filme

Gosto é uma coisa que varia muito de pessoa para pessoa. As vezes, 99% das pessoas gostam de um livro, e é bastante curioso, nos casos em que isso ocorre, estar no 1% que não gosta. Esse foi o caso do primeiro livro da série Percy Jackson & Os Olimpianos.

Poster do filme baseado no livro
Tanto me falaram desse livro que eu o li com certa expectativa. Mas a expectativa naufragou num livro que é, no máximo, mediano. A começar pela narrativa: segue o mesmo padrão (horrível, na minha opinião) de narrativa d'O Apanhador No Campo de Centeio (outro livro que eu achei muito chato).

Fora isso, há o problema da história, que peca pela falta de originalidade: apesar da inclusão de pontos de mitologia grega no roteiro, há claras referências a Harry Potter, seja ao longo da história em geral, seja em aspectos mínimos, como por exemplo a semelhança a não dizer o nome do inimigo ou de terminar o livro com um forte gancho para uma série de sequências. Há também o viés infantil mal explorado: os heróis sempre se dão bem e não há nenhuma baixa (não que isso seja um problema, mas, neste livro em particular, chega a ser extrapolado em certos momentos).

Por tudo isso, é uma leitura que eu não recomendo e que só tem um mínimo valor (bem pequeno, inclusive) pelos breves ensinamentos de mitologia grega. Mas isso pode ser melhor alcançado num livro dedicado ao assunto. Nota 3,0.

É interessante notar que este livro foi o que obteve a menor nota até agora dentre todos os já avaliados aqui no blog, ficando abaixo do último livro de Harry Potter (que recebeu nota 5,0).

21 de abril de 2010

Anime Grand Prix

Foi divulgada recentemente a lista da 32º edição do Anime Grand Prix, que é algo equivalente ao Oscar dos animes, premiando, desde 1979, os melhores animes de cada ano.

Essa premiação leva em consideração três aspectos: popularidade, qualidade e influência do título. Nesta edição foram "analisados" os animes lançados entre abril de 2009 e abril de 2010, e o único critério obrigatório é que pelo menos parte da produção do anime seja feita no Japão.

Vários animes famosos já venceram essa premiação, dentre os quais: Dragon Ball (1987), Akira (1989), Yu Yu Hakusho (1993 e 1994), Evangelion (1995, 1996 e 1997), Sakura Card Captors (2000) e Fullmetal Alchemist (2003).

 
Eden Of The East
Nesse ano, em 1º lugar, ficou Eden Of The East (ou Higashi no Eden, em japonês). Abaixo, a sinopse deste anime (peguei aqui, em inglês): Num certo dia, o Japão sofre um atentado terrorista. Porém, devido ao número de vítimas ser nulo, pouca atenção é dada ao caso e ele logo entra em esquecimento. Alguns meses depois, a história mostra Saki Morimi, uma jovem estudante fazendo uma excursão nos Estados Unidos, se metendo em confusão e sendo salva por uma pessoa misteriosa que diz ser Akira Takizawa, que perdeu a memória e carrega consigo nada além de uma arma numa mão e um celular, absurdamente caro, na outra.

Ficou interessado? É possível encontrar os 11 episódios lançados de Eden Of The East, legendado em português pelo fansub MDAN, aqui.

Bakemonogatari
Em 2º lugar, ficou Bakemonogatari (cujo significado é algo próximo de "histofantasma"). Este anime conta a história de Koyomi Araragi, estudante do 3º ano do colegial que está quase conseguindo voltar a ser humano, depois de ter se tornado, brevemente, um vampiro. Ele conhece outras pessoas que também tiveram problemas sobrenaturais, empatizando com elas e se envolvendo em suas vidas, procurando ajudá-las e, ocasionalmente, pegando conselhos com Meme Oshino, o homem que o ajudou a voltar a ser humano.

Os 12 episódios desse anime podem ser encontrados para download aqui. Essa versão, legendada em português, foi feita pelos fansubs Anime Hatten e Kyun Fansub.


2.0: You Can (Not) Advance
1.0: You Are (Not) Alone
Completando o pódio, ficou o segundo filme que reconstrói a história de Evangelion: Rebuild Of Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance. Evangelion (anime lançado originalmente em tem uma história bastante complexa, que começa em Tokyo-3, uma cidade reconstruída após o colapso de boa parte da humanidade devido ao Segundo Impacto, onde fica a NERV, que cria Eva's (que são uma espécie de robôs) para impedir que os Anjos criem um Terceiro Impacto que destruirá toda a humanidade (e todo o planeta). Essa história é vista pela ótica de um garoto de 14 anos, chamado Shinji Ikari, "a 3º criança" e filho do dono da NERV.

Há um anime, que tem 26 episódios, e que foi produzido em 1995, que pode ser baixado aqui (fansub: Bakuhatsu), onde também podem ser baixados os dois filmes, que recontam a história do anime (Death And Rebirth) e mostram um final diferente (The End Of Evangelion). Por fim, o Rebuild Of Evangelion 1.0: You Are (Not) Alone, pode ser encontrado aqui (legendas em português feitas pelo Mirai Fansub). O 2.0 ainda não foi legendado com definição boa.

Os outros animes que completam a lista dos 10 melhores são:
4. Suzumiya Haruhi no Shoushitsu
5. K-ON!
6. Fullmetal Alchemist : Brotherhood
7. Summer Wars
8. Durarara!!
9. Macross Frontier ~Itsuwari no Utahime~
10. Darker than Black : Ryuusei no Gemini

17 de abril de 2010

Eyjafjallajökull

Boa parte do mundo parou na última semana devido à erupção do vulcão Eyjafjallajökull (que nome difícil! Vou chamá-lo de E), que fica na Islândia, um país-ilha da Europa Ocidental.

Mas não pararam porque quiseram prestar atenção no ocorrido (boa parte da imprensa nem noticia o vulcão em si), mas sim porque, devido aos ventos da região serem predominantemente de oeste, boa parte dos aeroportos da Europa estão fechados devido às cinzas.

Curiosamente, o aeroporto que fica mais próximo do vulcãoEyjafjallajökull, na própria Islândia, está aberto. Isso ocorre devido aos ventos, que estão levando as cinzas na direção contrária.

Mas esse post não é pra tratar das consequências do vulcão. Quero dividir com vocês, leitores, algumas imagens muito bonitas (e a grande maioria impressionante) que foram tiradas da erupção do vulcão. Detalhe especial para as três últimas imagens, que mostram raios na nuvem proveniente da eupção. É fantástico! Lindo demais! Tesão demais!


Essas belíssimas fotos foram retiradas do Flickr. Se eu achar mais fotos, as postarei aqui.

PS.: Como eu gostaria que tivesse vulcão, furacão, tornado, etc aqui no Brasil!

13 de abril de 2010

Eleições 2010: Começou!

E, finalmente, os partidos já definiram seus candidatos (não que algum deles ainda não estivesse definido), pelo menos em âmbito nacional.

O PT lançará, para tentar suceder Lula, a ex-ministra Dilma Roussef.
O PSDB lançou, como já está bem claro desde o ano passado, apesar da imprensa ficar jogando notícias falsas, o ex-governador de São Paulo José Serra.
O PV confirmou a pré-candidatura da também ex-ministra do Governo Lula: Marina Silva.
E o PSOL, através de uma enquete entre seus militantes e de um encontro nacional realizado no último fim-de-semana, lançou como pré-candidato, Plínio De Arruda Sampaio, que já foi deputado federal.

Há também outros candidatos de partidos minúsculo, como o Levi Fidelix, do PRTB, e podem ainda haver pré-candidaturas de outros partidos menores, dos quais não estou sabendo.

Também já foi marcado o primeiro debate entre os candidatos: será na TV Bandeirantes, no dia 5 de agosto.

E o The Sh acompanhará como será o desenrolar dessa história.

PS.: não serei imparcial. Isso não existe!
PS2.: Editado as 15:00 de 03/05.

9 de abril de 2010

Woodstock (e Pearl Jam) no Brasil?

Nos últimos dias foi divulgado pelo Virgula (na capa do UOL) e por outros grandes portais da imprensa que está sendo preparada uma nova edição do Festival Woodstock e que essa edição ocorreria no Brasil, em outubro.

Entre as bandas que dizem estarem cotadas para o grande evento estão Rage Against The Machine, Limp Bizkit, Smashing Pumpkins, Pearl Jam e Foo Fighters. A mesma notícia diz que estão praticamente fechados Linkin Park e Green Day.

Foto do Festival Woodstock original, de 1969, que teve apresentações
de grandes bandas, como Jimi Hendrix, Janis Joplin e The Who.
Pesquisei um pouco e achei um site, chamado All Access Media, que trás mais algumas informações a respeito: esse festival seria uma "evolução" do Festival Maquinaria, que no ano passado trouxe Jane's Addiction e Faith No More para São Paulo. Aconteceria da seguinte forma: o festival aconteceria no Chile ano que vem, enquanto o Brasil veria o Woodstock. Em 2011, ele voltaria para cá.

O mesmo site indica, ainda, uma "dica" presente no site do Pearl Jam: há, na seção de Setlists do site, uma área chamada "setlists de 1969". Seria uma referência à nova edição do Festival que ficou famoso pela edição de 1969? Não dá pra dizer... Vale lembrar que, em 2005, o Pearl Jam deu, através do site, uma dica prévia de que faria uma tour pela América do Sul ao colocar Garota de Ipanema em seu website oficial.

O organizador desse festival se chama Eduardo Fischer e, em seu Twitter, ele confirma a intenção de fazer o festival, mas deixa claro que tudo não se passa de especulação e que não há nada confirmado, afirmando que, em 28 dias, haverá um informe oficial sobre o evento

Procurando nos sites das bandas cogitadas, nota-se que a maioria delas estão sem datas marcadas para outubro (até porque, há um certo tempo até lá), apesar do Linkin Park e do Smashing Pumpkins, aparentemente, não estarem se apresentando... Enfim, em breve trago novidades!

6 de abril de 2010

Crianças dotadas controlarão o mundo?

A saga de Artemis Fowl, escrita por Eoin Colfer, é uma série de 6 livros que contam a história do personagem do título, um gênio infantil do crime, e suas aventuras que envolvem personagens do mundo subterrâneo, das fadas.

#12 - Artemis Fowl - Eoin Colfer
A série de 6 livros do autor escolhido para suceder Douglas Adams na série do Guia Do Mochileiro Das Galáxias

Muitos de vocês dirão que é um livro infantil. E eu concordarei. Mas quem disse que não deveríamos ler livros infantis quando eles são bem escritos e tem uma história que, deixando de lado as infantilidades (que giram em torno do exagero de algumas coisas), é bem escrita, bem planejada e bem contada?

Autores de livros infantis tem uma missão mais complexa que autores de livros adultos: enquanto estes últimos visam apenas dar continuidade às leituras que as pessoas já tem, muitas vezes sem inovar, os autores de livros infantis precisam estar sempre se renovando para atrair sempre um público novo ao hábito da leitura. E Eoin Colfer, com claras inspirações em Douglas Adams, o faz muito bem!

Nos seis livros da série, são contadas, com altos e baixos, histórias que envolvem Artemis Fowl, o menino gênio do crime e Butler, seu guarda-costas, e o mundo das fadas, muitas vezes "liderado" pela capitã Holly Short (talvez uma falha na não-tradução do nome, ao contrário de outros personagens), mas que também tem a presença do centauro Potrus, do anão Palha Escavator e do Comandante Raiz, entre outros.

Ao longo dos livros, os personagens, principalmente Artemis Fowl, vão evoluindo e se tornando mais completos (e complexos, consequentemente), e isso é muito bem abordado ao longo da série (sendo o ponto forte do último livro, inclusive).


Três versões das capas dos livros da série no exterior (mais bonitas que aqui)
O melhor livro da série é o penúltimo (A Colônia Perdida), que tem a introdução de um personagem que, acredito eu, será crucial para os enredos posteriores, e o mais fraco é o sexto livro (O Paradóxo Do Tempo), cuja reviravolta acontece tardiamente no livro, tornando-o, até então, enfadonho e chato. Os demais livros ficam acima da média e a série toda merece uma nota 8,0.

Artemis Fowl: O Menino Prodígio Do Crime - Nota: 8,0
Artemis Fowl: Uma Aventura No Ártico - Nota: 7,9
Artemis Fowl: O Código Eterno - Nota: 8,0
Artemis Fowl: A Vingança De Opala - Nota: 8,3
Artemis Fowl: A Colônia Perdida - Nota: 8.5
Artemis Fowl: O Paradóxo Do Tempo - Nota: 7,0

O sétimo livro da série será lançado em Julho nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento aqui no Brasil.

Aqui, há links os 5 primeiros livros da série em português. O sexto pode ser encontrado aqui. Para as versões originais (em inglês), basta vir aqui.

1 de abril de 2010

Novo template

Já está há quase um mês aqui no The Sh o novo template.

Entre as principais novidades, estão links para redes sociais no topo, um botão para você, leitor, twittar uma postagem, além de adições antigas do próprio blogger que só agora surgiram no The Sh, como as tags (que ainda serão aplicadas em postagens antigas) e a possibilidade de seguir o blog.

Há algumas mudanças também na essência do blog: junto com a nova cara, que inclui até um novo logo, há uma nova forma de posts: mais imagens e até vídeos, para tornar a leitura mais "agradável" e menos séria.

Diante de todas essas novidades aqui no blog, peço encarecidamente um feedback: o layout está melhor? O que falta nele? O que você quer ver discutido aqui? Gostou do novo formato das postagens? Enfim, diga o que pensa e o que espera do The Sh!

PS.: Hoje faz 5 anos que posto aqui! O tempo passou rápido, não? =D