15 de outubro de 2010

E foi-se o SWU (vulgo "Woodstock")

Se arrependimento matasse... Uma das minhas mortes seria causada pela postagem falando bem animadamente do novo festival nacional, que até cogitou-se ser um novo Woodstock e... Bom, o SWU foi mesmo um "novo Woodstock", pena que no mau sentido.

Antes de começar a falar sobre o festival, destaco que não fui. E, por isso, o leitor não estará completamente enganado se concluir que o post é um mero desabafo de um fã de música (e também de shows) que ficou de fora. Há, claro, esse desabafo, mas o que tento expor aqui é mais que isso: é o quão mal organizados os shows aqui no Brasil são, especialmente festivais.

Rage Against The Machine, tocando Testify, antes do Multishow cortar a exibição do show

Começarei o desabafo pelo o viés ambiental que o festival tentou adquirir: SWU significa Starts With You e, mais uma vez, tentou se passar para você a respostabilidade pela merda que o planeta está. Acontece que nem eu nem ninguém, individualmente, somos culpados ou podemos começar algo que realmente vá mudar o planeta ambientalmente. Podemos fazer nossa parte, mas mudar depende de algo muito maior que não vou entrar em discussão aqui.

E, com essa justificativa, veio o último dos roubos anunciados pelo SWU: o estacionamento de 50 reais, num local afastado dos shows. Justificativa: incentivar o transporte público. Mais especificamente os ônibus do próprio evento, que, pela "bagatela" de 30 reais faziam o trajeto São Paulo - Fazenda Maeda.

Joss Stone e seu Super Duper Love, no 2º dia do SWU

Antes desse roubo, porém, houveram os outros: o acampamento, por exemplo. Com a sustentabilidade como mote, você podia escolher gastar pelo menos 100 reais por pessoa pra ter um espaço (razoavelmente afastado dos shows, inclusive), onde, dentre outras regras, estava a de banhos de no máximo 7 minutos. Desconforto total: nem a barraca era oferecida!

Outra sustentabilidade promovida pelo evento devia ser a da economia. Afinal, para sobreviver na Fazenda Maeda por três míseros dias você precisava ser um bom economista (ou ter a sorte de ser uma pessoa que não precisa se alimentar nem beber água para sobreviver). A água custava 4 reais e o lanche mais barato (e também o mais porcaria) custava 10 reais. Detalhe importante: era proibido levar comida pronta para dentro do espaço!

Kings Of Leon, headliner do 2º dia do SWU, tocando Sex On Fire

Faça as contas: 30 reais pra ir + 100 reais pra se hospedar + 25 reais pra comprar 5 águas + 100 reais pra comprar 10 lanches. Ah, tem também o preço do ingresso: como qualquer produtor espertinho, eles dividiram a pista em duas partes: uma perto do palco, para os mais bem afortunados, a preços estratoféricos (640 reais a inteira); outra, afastada, por preços troposféricos: "apenas" 240 reais. Não posso esquecer: estes preços são pra UM dia de fesival. Quem fosse nos três tinha promoção: apenas 1680 reais perto do palco e 570 reais a pista ralé.

Acho que agora você entendeu o porquê da minha ausência na Fazenda Maeda entre os dias 9 e 12 de outubro, né, leitor?

Incubus tocando Anna Molly no 3º dia do SWU

Ressalto, porém, que o line-up era decente e bem distribuido: conseguiram colocar pelo menos uma banda boa por dia e pelo menos uma banda ruim por dia! Pra ver Rage Against The Machine, por exemplo, você não tinha como escapar de Los Hermanos. Pra ver o show do Queens Of The Stone Age, você tinha que aturar 1 hora de Avenged Sevenfold...

E você sabe como é festival, né? Você vai pra festival pra ver um pedaço do show de sua banda favorita, no meio de gente que não está nem aí (foram pra ver outros shows) e, provavelmente, ou você assiste longe do palco ou esmagado. Isso sem contar os imprevistos: o Rage Against The Machine, por exemplo, teve de parar o show três vezes; o Queens Of The Stone Age fez um show minúsculo, com uma hora de atraso; e por aí vai...

O Queens Of The Stone Age fechou o SWU com um show menor que o previsto

Enfim, pelo menos a gente, que não foi, pôde assistir os shows confortavelmente em casa (até alguém da banda colocar o boné do MST, pelo menos), seja pela TV aberta, seja pela TV paga, seja pelo Youtube. Os vídeos que recheiam este post, aliás, foram retirados do Youtube. Bom SWU pra você também! =D

5 comentários:

Cláudio disse...

"Isso sem contar os imprevistos: o Rage Against The Machine, por exemplo, teve de parar o show três vezes;"

Isso não foi culpa do evento.

"O Queens Of The Stone Age fechou o SWU com um show menor que o previsto"

QOTSA não fechou o SWU, e que eu saiba, mas posso estar errado, apresentação deles não foi menor não.

"conseguiram colocar pelo menos uma banda boa por dia e pelo menos uma banda ruim por dia!"

Aqui tu pecou, heim, falar de gosto é pra foder mesmo com o texto.

Foi mal, Edu, mas pra mim isso tudo foi só um "mimimi, tô triste porque não fui no SWU e vou xingar muito no Twitter, ops... no meu blog!!"

Cláudio disse...

Você reclamou bastante sobre a grana que iria gostar no show, mas, porra, considerando que é no Brasil e ainda por cima um evento desse tamanho, é ÓBVIO que iria ser caro pra caralho.

"a preços estratoféricos (640 reais a inteira); outra, afastada, por preços troposféricos: "apenas" 240 reais."

240 reais CADA ingresso? Só se tu fosse muito idiota, pois estavam vendendo por 80 reais cada um há um mês atrás. Ou seja, 240 reais pra ver os três dias, três dias de vários shows raríssimos no Brasil, enquanto que Bon Jovi sai o mesmo preço (80 reais) pro povo ver um monte de música que nem conhecem (e, ironicamente, são as melhores).

"A água custava 4 reais e o lanche mais barato (e também o mais porcaria) custava 10 reais. Detalhe importante: era proibido levar comida pronta para dentro do espaço!"

Tu fala como se 4 reais por uma água fosse caro. Em eventos grandes desse tipo eles sempre metem a faca, todo mundo sabe disso. E 10 reais por um lanche tá bem barato, por mais porcaria que seja.

Detalhe importante: se pudessem levar comida para dentro só iria foder mais ainda o lugar de sujeira, o que é exatamente o contrário do que o evento prega.

Edu Shalshisha disse...

Cláudio,
Mesmo se considerando o ingresso mais barato da promoção, mesmo assim foi o festival mais caro do mundo. Isso não sou eu quem está falando: foi publicado em todos os grandes portais de notícia do país.

A água e a comida serem caras em outros eventos não justifica em nada o preço no SWU. Como eu disse no começo da postagem: muito disso não vale apenas para o SWU, mas para todos os shows. Agora, dizer que 10 reais por um hot dog xexelento é barato...

Não entendi a lógica "levar lanche = mais sujeira"... Quem leva lanche geralmente leva uma sacolinha (pelo menos pra levar), aí a sacolinha ainda vira lixinho. =D

No show do Rage: foram duas interrupções. Uma porque derrubaram a grade que separava a pista dos pobres e a pista dos ricos (= falha de organização) e outra por falha nas caixas de som.

No show do QOTSA: atrasaram 1 hora, não corrigiram o problema e o show foi sim menor.

Quanto à "banda boa" e "banda ruim": quis dizer que colocaram bandas com públicos diferentes pra tocar uma atrás da outra.

E eu disse que parte da motivação pro post foi mimimi mesmo, mas não tudo. ;D

Doryan disse...

O melhor foi perceber que o post nos comentarios. Muito bom, e cheio de mimimi's necessarios. Quanto ao que foi falado sobre não levar comida de casa, sim, acho que geraria mais lixo, e sim, concordo que as sacolinhas ajudariam bastante nesse caso, só não esqueça que isso depende muito do consciente do publico. Mesmo com a campanha promovida por tras do festival (ou vice-versa), acredito que MUITA gente foi pelo show, e não ligava para o motivo do festival. Custo abusivo, fato.

Cláudio disse...

"Mesmo se considerando o ingresso mais barato da promoção, mesmo assim foi o festival mais caro do mundo."

Concordo plenamente, mas para o padrão de shows do Brasil e ainda considerando o tamanho do evento, está barato, não tem como negar isso.

"A água e a comida serem caras em outros eventos não justifica em nada o preço no SWU. Como eu disse no começo da postagem: muito disso não vale apenas para o SWU, mas para todos os shows. Agora, dizer que 10 reais por um hot dog xexelento é barato..."

Claro que é caro, não nego isso, mas, mais uma vez, é o preço padrão para esse tipo de coisa, não faz sentido reclamar, eles podem colocar um preço absurdo que ainda vai ter uma renca de gente que vai querer.

"Não entendi a lógica "levar lanche = mais sujeira"... Quem leva lanche geralmente leva uma sacolinha (pelo menos pra levar), aí a sacolinha ainda vira lixinho. =D"

Doryan já explicou.

"No show do Rage: foram duas interrupções. Uma porque derrubaram a grade que separava a pista dos pobres e a pista dos ricos (= falha de organização) e outra por falha nas caixas de som."

O vocalista do Rage não queria que houvesse uma pista premium durante o show deles, por causa dos pensamentos anarquistas e comunistas que eles têm e blablabla, e postou no site oficial dele incentivando o povo a invadir a área premium durante o show. E já não é a primeira vez que acontece essas merdas no show do Rage... Então eu realmente acredito que, nesse caso, não tenha sido culpa do evento quando o cara é babaca a ponto de fazer isso. A falha na caixa dos sons eu não tinha ficado sabendo, lol, isso realmente foi culpa do evento.

"Quanto à "banda boa" e "banda ruim": quis dizer que colocaram bandas com públicos diferentes pra tocar uma atrás da outra."

Impossível agradar todo mundo também, festival de música é assim mesmo, estilos diferentes... Se no Rock in Rio já colocaram Hannah Montana e no Bon Jovi quem abriu foi Fresno, SWU até que não foi uma merda completa nesse sentido.

Postar um comentário