24 de outubro de 2010

O meteorologista do Vianco

O segundo livro de um dos mais conceituados escritores brasileiros da atualidade: André Vianco.


#14 - O Senhor Da Chuva - André Vianco
Livro do mesmo autor de Os Sete e Sétimo

Por vezes, um livro cai na nossa mão por acaso. por vezes, um livro não só cai na nossa mão por acaso, como também chama nossa atenção por coincidência. Esse foi o caso de O Senhor Da Chuva: estava dando sopa na Defesa Civil, eu vi, me interessei por causa do nome, e resolvi ler, mesmo nunca tendo me interessado por outros livros do André Vianco (minha mãe tem Os Sete, por exemplo).

Outra coisa que surpreende é quando a gente gosta de algo que não é muito nossa praia. Muitos dos que me conhecem sabem que não gosto de narrativas sobrenaturais, que tratam de deuses, anjos e afins. Não a renego totalmente (se o fizesse, A Espera De Um Milagre não seria um dos meus livros favoritos), mas dificilmente um livro com citações a Deus e até citações a passagens bíblicas me atrai. Não foi o caso.

Mesmo sendo uma história que mistura anjos e demônios, eu gostei d'O Senhor Da Chuva. Isso se deve principalmente ao autor: ele tem uma narrativa ágil, que conseguiu me prender já no início, mesmo não gostando da temática.

Mas mesmo a temática, de anjos contra demônios, é bem explorada pela narração. Comparando com desenhos: este é aquele desenho de luta que te prende não só pelas lutas, mas por ter uma história bem desenvolvida e que, apesar de razoavelmente previsível, consegue te forçar a acompanhar o desenrolar dos fatos e as reviravoltas (ainda que óbvias).

É um livro que me surpreendeu por ser bom, mas que não criou em mim curiosidade de ler outros livros do mesmo autor. Não está entre meus livros preferidos, mas ganha nota boa mesmo assim: nota 8,0.

Recomendo a leitura e, por isso, seguem três links: um pra comprá-lo e outros pra baixá-lo: em .doc ou em .pdf. Façam bom proveito.

4 comentários:

FernandesGrue disse...

Senhor da Chuva é um dos melhores livros do Vianco, na minha humilde opinião. Talvez pq fuja um pouco do comum dele (vampiros, vampiros, vampiros, vampiros), talvez simplesmente por ser um bom livro, não sei ao certo. Mas tá aí um ponto que você mencionou, que se atribui a mim também: não sou do tipo que curte citações bíblicas e todo aquele blablabla demais de fé que move montanhas.
Mas não sei pq, o livro, por mais que use muito disso, não me chateou em nenhum momento nem me fez querer parar. Acabou que esse detalhe que poderia ser um defeito (pra mim) em outros livros, nesse serviu de complemento até agradável, eu diria.

Eu aconselho que leia A Casa, de Vianco. Tem uma temática mais, digamos, espírita. E falo da doutrina mesmo, Espiritismo. Mas é um livro muito bom e tenho quanto à ele a mesma opinião que dei sobre O Senhor da Chuva, nesta questão "religiosa".

... É, aparentemente eu gosto mais destes por fugir do comum de vampiros e mais vampiros mesmo. D=

Rodrigo Freitas G. disse...

Bom, eu nao tenho costume de ler, dos poucos livros que li posso dzer que meus preferidos sao os mais comuns Dom Casmurro e Vidas Secas. Mas de qualquer forma entendo oque vc sentiu ao le-lo, essa identificação repentina, e gosto quando isso acontece, pois eh interessante quando vc nao tem muita expectativa em algo, e eh surpreendido, muito melhor doque o contrario \o/

Anonymous disse...

Muito Interessante, vou pesquisar mais a respeito! :D

T.M. disse...

Bom, eu gostei muito do livro também, mas não posso falar muito já que sou mesmo uma fã assumida do Vianco, tenho toda a coleção. Mas se Vampiros não costuma ser o seu estilo, assim como o Malcavian indico "A Casa", a meneira como ele explora o tema é bastante instigante. ;3

Postar um comentário