23 de janeiro de 2011

Aumentando... [2]

Eu disse aqui no último post que a passagem ia aumentar. Disse também sobre os impactos que isso tem na sociedade e falei a respeito de como é calculado o reajuste. Também fiz uma conta básica do que é gasto com transporte, seja pela população ou pela Prefeitura através de subsídios e, claramente, ficou a pergunta: para onde vai isso tudo? Por que continua tudo na mesma merda?

Não, não é nessa postagem que eu responderei a isso, até porque eu não tenho provas pra comprovar a minha teve de que isso vai para alguns bolsos de algumas pessoas. Enquanto o texto anterior falava do que aconteceu, este é sobre o que vai acontecer.

Está entre as diretrizes do Governo Estadual o aumento das tarifas de trem, metrô e ônibus intermunicipais. O Serra nos fez um grande favor: ao invés de ser quando Deus (ou o Governador, melhor dizendo) quiser, os aumentos devem ocorrer na primeira quinzena de fevereiro. Assim, dá tempo de quem sabe disso se preparar, ou seja, encher o Bilhete Único de dinheiro pra não pagar passagens pós-aumento. Outra vantagem (para o Governo, principalmente), é que facilita os cálculos, que são relativamente baseados na inflação, e que o próprio Governo pode falar "eu avisei".

Mas a maior vantagem, e que ainda é pouco explorada, é que a população já tem data pra ir às ruas! Vejamos por exemplo o aumento dos ônibus na Capital paulista: aumentou dia 5 de janeiro, com aviso prévio inferior a 15 dias. Resultado: primeiro protesto contra esse aumento foi feito dia 13 de janeiro (8 dias depois de consumado o aumento). Fica praticamente impossível reverter aumento depois de aumentado.

Mas, no caso da passagem dos transportes administrados pelo Estado, a história é outra: sabe-se que tem um aumento pra vir e, até agora, não foi organizada nenhuma passeata especificamente contra isso. Então eu pergunto, não só pra mim mesmo, como pra todos os leitores, especialmente aqueles envolvidos na luta contra os aumentos (atuais, anteriores e futuros): vamos cometer o mesmo erro ou vamos, pela primeira vez, nos adiantar?

Nas próximas semanas, saberemos as respostas.

PS.: lembrando que, quinta-feira, tem novo protesto contra aumento de passagem na Capital. Mais informações no site do Movimento Passe Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário