2 de abril de 2011

Retrospectiva: As 10 músicas de 2010

Revivi o blog, porque gosto de escrever. E, sem mais delongas, vamos escolher, entre as 25 músicas que estão abaixo, as 10 melhores músicas de 2010:



Como sempre, no fim da postagem há um arquivo pra baixar todas estas músicas.

10 - Kontrust - Bomba (letra)
Kontrust é uma banda austríaca que quase ninguém conhece. Eu mesmo não os conhecia até ouvir essa música pela primeira vez. E a música grudou. Depois de ter visto o vídeo (abaixo), não poderia deixa-los de fora das 10 melhores.



09 - The Black Keys - Tighten Up (letra / tradução)
Eu sempre achei que The Black Keys fosse um grupo de rap ou de qualquer coisa parecida. Até que ouvi essa música, gostei bastante dela e descobri que não: é uma dupla que, aliás, é muito boa. Foi uma boa surpresa, pois o ritmo é suave e ao mesmo tempo empolgante.

08 - Blood Red Shoes - Light It Up (letra / tradução)
Aqui voltamos à normalidade, apesar de ser uma banda que nunca apareceu antes aqui no blog: banda indie com refrão simples (mesma frase repetida duas vezes) e barulhento. É bem típico do meu gosto.

07 - Muse - Undisclosed Desires (letra / tradução)
O ultimo CD que o Muse lançou é excepcional, tanto que já teve Uprising em 4º lugar na Retrospectiva de 2009. Em mais um single, os caras cantam sobre os “desejos secretos” das pessoas. A letra, aliás, é o que eu mais gostei na música, principalmente o refrão. Afinal, quem não quer “exorcizar os demônios do passado” de alguém? XD

06 - Pato Fu - Live And Let Die (letra / tradução)
Essa música é, curiosamente, a única música de uma banda brasileira na lista. Neste último ano, foram poucas bandas nacionais que lançaram alguma coisa decente. E, mesmo o Pato Fu, lançou um CD de covers. O inusitado é que as músicas foram feitas com brinquedos de criança. Neste cover de Paul McCartney, que está entre as melhores do CD, o que eu mais achei legal foi a entrada das crianças no refrão.

05 - Pearl Jam - Amongst The Waves (letra / tradução)
Uma das melhores músicas do ultimo CD do Pearl Jam, principalmente pela letra. Como é do Pearl Jam, garante uma boa posição aqui. Segue um trecho da letra, que é linda:
Andando no meio das ondas
Eu posso me sentir como se minha alma fosse salva
Eu posso ver os raios de luz vindo através das nuvens


04 - Belle & Sebastian - Write About Love (letra / tradução)
Mais uma música que está aqui por causa da letra. É também muito bonita esta canção do Belle & Sebastian, que infelizmente não tem um clipe. Mas, como a banda veio para o Brasil recentemente, se você clicar no link no nome da música você pode conferir a música ao vivo aqui em São Paulo. Sobre a banda, é uma dupla que canta músicas leves, sem peso, mas com uma letra que sempre chama a atenção.

EXTRA - Florence + The Machine - Kiss With A Fist (letra / tradução)
Antes de irmos para o Top3, uma música extra, do Florence & The Machine. Excelente música, que só não está entre as melhores porque foi lançada em 2009. Mas, mesmo assim, vale a audição. Abaixo, o vídeo-clipe:



03 - The Like - He's Not A Boy (letra / tradução)
Quando vi o nome da música, a primeira coisa que passou na minha cabeça é que era uma música sobre travecos. Aí ouvi e descobri que é simplesmente sobre “um garoto que você não pode mudar”. Talvez pelo momento que eu passava, talvez pela música ter um excelente toque anos 50, talvez pela música ter um ritmo bastante empolgante, talvez pela letra ser pegajosa ou, talvez, por tudo isso junto, eu gostei bastante e é a terceira melhor música de 2010. Abaixo, o clipe:



02 - The Arcade Fire - The Suburbs (letra / tradução)
Já adianto a você, leitor, que as surpresas da lista acabam na posição anterior. Tanto esta música como a que ocupa o primeiro lugar são de bandas que eu já disse antes no blog e que eu sempre faço questão de mostrar, pois gosto bastante de ambas. Neste caso, é o Arcade Fire, que lançou CD novo em 2010 e que, com este CD, ganhou o principal prêmio do Grammy, batendo outros artistas com mais espaço na mídia que eles. E, é óbvio, que esta vitória foi merecida: é um grupo com 8 membros que desde o primeiro disco inova na sonoridade e nas letras de suas canções. Abaixo, o clipe da segunda melhor música de 2010:



01 - Franz Ferdinand - The Lobster Quadrille (letra / tradução)
Em primeiro lugar, a banda que mais apareceu com música nas 7 Retrospectivas deste blog: Franz Ferdinand. No ano passado, a única música que eles lançaram foi pra trilha sonora do filme Alice No País das Maravilhas. É úma das músicas mais sombrias do filme e, na minha opinião, a melhor. É, inclusive, uma das músicas mais sombrias da carreira da banda. Infelizmente, não há um clipe para esta música, mas abaixo está o trailer do filme, com a música de fundo.



Se você quiser baixar as 25 melhores músicas do ano, clique aqui. E aproveite para deixar um comentário: gostou dessas músicas? Concorda que elas são as melhores do ano? Expresse-se! No próximo post: os melhores filmes de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário