20 de outubro de 2005

Finalmente confirmado (3)

Dessa vez, as notícias são do site da 89FM de S. Paulo, e dos jornais Estado de São Paulo e Agora, ambos de São Paulo. Também houve uma matéria no SPTV, falando sobre o assunto!

Essa, da 89FM:
Prefeito de SP libera o Pacaembu para o Pearl Jam

Depois de muita insistência, a prefeitura de São Paulo concordou em liberar o estádio do Pacaembu para os shows do Pearl Jam, previstos pros dias 2 e 3 de dezembro.
O prefeito José Serra havia proibido eventos desse tipo no local por causa das reclamações dos moradores da região e do desrespeito à Lei do Silêncio, quando um show previsto pra terminar às 22h acabou por volta das 2h.
Depois de uma reunião na terça-feira, José Serra concordou em liberar o Pacaembu, mas com algumas condições.
O que o prefeito pediu casa com as propostas que a vereadora Soninha contou à 89: a Polícia Militar vai fazer uma operação especial pra evitar assaltos e roubos nas casas da região, e vão ter fiscais pra controlar os ambulantes; a CET também vai fazer um esquema pra evitar o engarrafamento na área, e vão ser feitos bolsões de estacionamento pra facilitar; a empresa que organiza o show será a responsável pela limpeza do estádio e da Praça Charles Miller; e fora isso, os ensaios e a montagem do palco só vão poder ser feitos à tarde, e o show deve acabar às 21h45, 15 minutos antes do limite permitido pela Lei do Silêncio.
Se tudo isso for respeitado nos shows do Pearl Jam, que seria o último do ano no Pacaembu, o estádio pode ser liberado definitivamente pra apresentações.
Nesta sexta-feira, os organizadores da turnê brasileira dos caras vão responder se aceitam as condições.

Veja aqui as datas e cidades onde o Pearl Jam deve se apresentar:
28/11 - Porto Alegre
30/11 - Curitiba
02/12 - São Paulo
03/12 - São Paulo
04/12 - Rio de Janeiro
Link:
http://www.89fm.com.br/notas/?14183

Essa notícia vem do Estado de S. Paulo, e também está no iG, no Ibest, e no Yahoo.
Prefeitura de SP libera show do Pearl Jam no Pacaembu
O show da banda norte-americana Pearl Jam, nos dias 2 e 3 de dezembro deverá ser realizado mesmo no Estádio do Pacaembu. O local foi liberado pela Prefeitura por oferecer mais segurança. Estima-se que mais de 40 mil pessoas vão assistir à apresentação e a Arena Skol Anhembi, cogitada como alternativa ao Pacaembu, não tem segurança suficiente para um público tão grande.
Para não causar os habituais transtornos aos moradores da região, a apresentação será feita até as 21h45. Fiscais da Subprefeitura da Sé e guardas-civis impedirão que ambulantes montem suas barracas na Praça Charles Miller e nas imediações. Nesses locais também será proibido estacionar. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) criará bolsões de estacionamento fora do bairro.
Mesmo com as mudanças, a decisão da Prefeitura desagradou à presidente da Associação Viva Pacaembu por São Paulo, Iênidis Benfatti. "Às 16 horas, o doutor Andréa (Matarazzo, subprefeito da Sé), me telefonou e me informou a respeito das medidas", disse. "Não concordei, pois a Prefeitura vai desrespeitar a lei. Aqui é permitido ruído de até 50 decibéis durante o dia e de até 45 à noite. Qualquer show ultrapassa esse limite, seja de dia ou de noite."
Para Iênidis, a retirada dos camelôs na região é uma obrigação da Prefeitura. "Não estão nos fazendo nenhum favor."
A empresa promotora do show, CIE (sigla de Corporación Latinoamericana de Entertenimiento) não quis comentar a decisão, que ainda será anunciada oficialmente pela Prefeitura. Mas pretende realizar uma coletiva de imprensa sexta-feira.
Uma fonte da Prefeitura informou ontem que o show do Pearl Jam no Pacaembu será uma "experiência" para eventos futuros. "Não tem sentido jogar um show dessa importância na Arena Skol, cuja capacidade é menor e não oferece o conforto do Pacaembu. São Paulo é uma cidade global", disse a fonte. "Mas é preciso impor regras rígidas para que o empresário cumpra a legislação."
Até a passagem de som terá horário pré-determinado. O empresário deverá desmontar tudo no dia seguinte, no horário comercial, e compromete-se a pagar os custos da operação da CET.

Link: http://br.news.yahoo.com/051020/25/yiqs.html

Também foi noticia na Globo, no SPTV. Segue a matéria:
Pacaembu gera polêmica
Um estádio de futebol é o melhor lugar para a realização de um grande show de rock? Os vizinhos do estádio do Pacaembu acham que não. Eles reclamam do barulho e da confusão provocada nas ruas em volta.
Palco dos clássicos e de grandes espetáculo de música. O Pacaembu é um estádio que provoca polêmica.
A notícia da liberação do show do Pearl Jam não foi bem recebida pelos moradores.
"Eu sou morador há 22 anos e de repente você pensa que esse movimento que a gente está fazendo, essa luta toda vai ter algum resultado e você fica sabendo que vai ter show em dois dias seguidos", diz um morador.
Por conta da reclamação dos moradores, shows no Pacaembu haviam sido suspensos, mas a prefeitura voltou atrás e liberou a apresentação do Pearl Jam, com uma série de exigências.
A CET deve criar bolsões de estacionamento fora da região para evitar transtornos no bairro.
A fiscalização vai ser reforçada para que não haja comércio ambulante próximo ao estádio.
O show não poderá terminar depois das dez da noite, sob pena de multa, e a passagem do som terá que ser feita durante o dia.
"O que não podia era acontecer é ao acaso, como vinha acontecendo, sem satisfação, sem se ter uma fiscalização no entorno e dentro do Pacaembu", diz Heraldo Corrêa Galvão, secretário municipal de esportes e lazer.
A coordenadora da associação Viva Pacaembu, acha que as medidas não serão suficientes.
"O índice máximo de decibéis permitido é 50 decibéis diurnos e 45 noturnos. Um evento desse tipo atinge, e certamente, ultrapassa 120, deve atingir mais do que 150", diz Iênedes Benfati, presidente do conselho Associação Viva Pacaembu por São Paulo.
Para os fãs, a liberação foi um alívio.
"Se todo mundo ceder um pouquinho, todo mundo sai feliz", diz Rafael Lopes, radialista.
Depois deste show de dezembro, a prefeitura vai analisar as possíveis ocorrências e decidir definitivamente sobre a utilização do estádio para shows.

Link: http://sptv.globo.com/Sptv/0,19125,VSE0-2900-20051020-117560,00.html

Essa é do Agora:
Pearl Jam vai tocar no Pacaembu
Os fãs do Pearl Jam podem se preparar para assistir ao show da banda americana no Pacaembu, em São Paulo, previsto para os dias 2 e 3 de dezembro.
O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), acertou a liberação do estádio com uma série de exigência, batizada por seus colaboradores como "tolerância zero".
A apresentação do Pearl Jam terá de ser encerrada pontualmente às 22h e a banda só poderá fazer os ensaios de passagem do som durante o dia.
Serra havia suspendido a realização de shows no estádio, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em 19 de setembro, um dia após receber reclamação dos moradores por um evento patrocinado pela rádio Mix Ter se estendido até 1h, desrespeitando o horário combinado das 22h.
Os dias 2 e 3 de dezembro eram as últimas datas reservadas para shows no Pacaembu. O prefeito decidiu autorizar a liberação do estádio pela dificuldade em arrumar um outro local para o show na cidade no curto espaço de tempo disponível. Os aspectos de segurança para o público no Pacaembu e as datas já reservadas pelo produtor do evento também ajudaram na decisão.
A SPTuris (São Paulo Turismo) estima que os dois shows do Pearl Jam representem R$ 6 milhões para o turismo na cidade.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo e a Subprefeitura da Sé, responsável pela área do estádio, montarão um esquema especial para evitar transtornos aos vizinhos ao estádio. Os fãs só poderão estacionar os veículos em bolsões especiais preparados para a ocasião.

Um comentário:

Anonymous disse...

mew...mto completa sua reportagem =]

aeeee..vai se loko o show do Pearl Jam aki em sampa

:@

flw...
fernando

=DDD

Postar um comentário