9 de janeiro de 2008

Harry Potter, a Ordem da Fênix e as Relíquias da Morte

Para estrear uma nova "seção" do blog, a de resenhas de livros (grossamente falando), começarei com um post duplo e analisarei os dois últimos livros da série Harry Potter. As partes em amarelo contém spoilers (informação acerca do enredo).

#1 - Harry Potter e a Ordem da Fênix - J. K. Rowling - 2005
Sexto livro da série Harry Potter, principal obra da autora

Neste livro, Rowling continua com a tendência de fazer um pequeno mistério nas primeiras aparições dos principais personagens, e também em alguns fatos do livro. Mistério razoavelmente infundado, mas que, pelo menos no geral, foram solucionados (os principais no próprio livro). O livro é bom também por ligar fatos que acontecem nos demais livros.

No geral, é um livro à altura dos demais livros da série, com seus altos e baixos. É estranho imaginar que, com o mundo em guerra, não aconteça nada em Hogwarts nem ao redor dela durante quase todo o ano (só há ação no final). Foi triste a morte de Dumbledore, um dos três melhores personagens criados pela autora (os outros foram Severo Snape e Sirius Black, na minha opinião).

Enfim, um livro que diverte. Nota 7,9.

#2 - Harry Potter e as Relíquas da Morte - J. K. Rowling - 2007
Sétimo e último livro da série Harry Potter, principal obra da autora

No último livro da série, Rowling deixa um pouco de lado seu modo de fazer surpresa na hora de apresentar personagens já conhecidos do público e, ao contrário de todos os outros livros da série, há ação durante quase todo o livro, apesar da guerra ainda estar em um estranho segundo plano (ainda que razoavelmente justificado pela autora).

O que eu não gostei desse livro foi a destruição dos personagens "bonzinhos" e aprimoração da moral de personagens "maus": Dumbledore é posto na berlinda, enquanto Draco, apesar de se mostrar um covarde, deixa de ser vilão. No mais, a autora é bem previsível, inclusive com as mortes que se sucedem: nenhuma delas envolve os principais personagens da série.

Outro problema do livro é a destruição do clímax que a autora promova. Ela cria um clímax enorme em torno das duas lutas entre Voldemort e Potter, porém, em ambas, a luta é rápida, não sendo um esperado grande duelo de bruxos com duas varinhas potentes.

É um livro sem grandes surpresas (pra não dizer nenhuma) e com a destruição de personagens, porém que, mesmo assim, diverte. Nota 5.

2 comentários:

Valter Paulo disse...

Eu desencanei de HP...
a Rowling fala mais do escreve...

depois do 4 livro ele começou a forçar a barra... (mas eu nem li o sexto e o setimo)...
Ela ia botando tudo lentamente aew a partir do 5 quis começar a explicar tudo...

É o q eu sempre falo tem q introduzir devagar e com carinho XP..


Um dia q eu estiver de bom humor eu tento ler os livros(o sexto eu comecei umas 5 vezes mais sempre aparece livro melhor...)

Vlws Edu Gambá...

Honey-senpai disse...

nuss edu vc é mutu 'rigido' o.o
deu nota 5 pro 7º, mais tenho q concordar /hum, faltaram algumas coisas msm, e pqp a luta q eu chei mais foda foi a da Molly contra a Belatrix, e meu eu achei a tradução a pior, o 6º ja tava ruim, mais essa foia pior tinha ate erro de concordancia, eles tocaram nomes, aff, foi forçado, mais em sumo eu gostei, xD

t+ edu ^^, e me avisa no proximo post, xD
jiya né ^^

Postar um comentário