20 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007 (2 de 5): Os Segundos Melhores Shows do Ano

Ano passado os brasileiros presenciaram uma grande quantidade de shows internacionais, mas, em contrapartida, a qualidade dos artistas que se apresentaram por essas bandas não foi tão grande como nos dois anos anteriores, em que tivemos bandas do calibre de Pearl Jam, Rolling Stones, Franz Ferdinand, White Stripes e Arcade Fire, entre outros, enquanto, no ano passado, o show de maior destaque aqui no Brasil foi o The Police.

Mas 2007 também foi o ano em que eu mais fui a shows: foram 4 (se considerarmos a Virada Cultural como um só e desconsiderarmos a Festa da Virada)! O ano já começou bastante musical pra mim: ainda não tinha se passado uma hora de 2007 quando eu já estava no show do Kid Abelha, em São Vicente. Este post é pra falar justamente sobre os shows que eu fui ano passado, além de comentar sobre o verdadeiro show do ano.

O primeiro show de 2007 ao qual eu fui aconteceu no Aniversário da Cidade de São Paulo. Mas não, não foi o show dos Mutantes (com a grande Célia Duncan no lugar da maior ainda Rita Lee), foi de uma banda cuja música mais famosa (mas não a minha preferida) é uma versão de Ando Meio Desligado, música dos Mutantes. O show do Pato Fu é legal, mas, eu pelo menos, sinto uma certa falta de empolgação por parte da banda, mas que, quando a platéia está bastante animada, passa até despercebida!

Em Maio, tivemos a Virada Cultural, aquela dos mais de 300 shows que começaram na noite do dia 5 de maio e só terminaram na noite do dia 6. Foi um fim-de-semana excelente, no qual conferi 4 shows: do Teatro Mágico, do Pato Fu, dos Garotos Podres, e da Plebe Rude.

O show da Plebe foi horrível, e, desde antes, já se mostrava decepcionante: estava marcado um show do Camisa de Vênus, mas trocaram de última hora. A Plebe Rude tem músicas ravoavelmente boas, mas que, ao vivo, não fazem o público interagir. Além disso, a banda é chata. O guitarrista passou mais da metade do show reclamando!

Mas os outros três shows da Virada Cultural foram muito bons! O do Pato Fu, mesmo a banda ainda apresentando uma falta de animação, foi legal (porém pior do que o show de três parágrafos acima). O dos Garotos Podres foi foda! Uma banda totalmente política, que faz um som cru, mas mesmo assim com letras excelentes, e que, além disso, interagem super bem com o público, animando geral (só não gostei da propaganda que ficaram fazendo durante o show inteiro de um livro).

Indo mais adiante no calendário de shows do ano, já no segundo semestre, tivemos o Festival Indie Rock, em julho, que teve a presença de MopTop e The Magic Numbers, além de uma outra banda que eu esqueci o nome (e também sou indiferente a ela...) O MopTop acho que deve ser mais conhecido como o plágio brasileiro dos Strokes, ou seja, é uma banda boa, com músicas bonitas, mas que não precisavam ser tão iguais às da banda norte-americana.

O Magic Numbers, por sua vez, tem uma melodia leve, músicas bonitas e letras também. Seu show é sublime, eles empolgam a platéia que empolga eles, e essa vibração segue até o fim do show. As baladinhas da banda são, ao vivo, tão boas quando em CD, o que sugere um belo show, que vale o preço do ingresso.

O último show que eu vi no ano passado também foi em Julho, e foi no Centro Cultural, próximo do Metrô Vergueiro, do Velhas Virgens. Antes de comentar sobre a banda e seu show, devo admitir que fiquei surpreso que não tem bate-cabeça no show deles! Show que, aliás, é bastante interativo com a platéia (o local onde foi o show ajuda bastante também, já que a banda fica no mesmo nível do público). A banda toca bem suas músicas, todas conhecidas pela platéia, e, quando há a presença as mulheres que participam de algumas músicas, a platéia vai ao delírio. Enfim, se você está afim de se divertir e não é nenhum(a) feminista (o que é o meu caso), é um show excelente! O único porém é que o show foi curto, mas isso não é culpa exatamente da banda...

Mas nenhum desses shows foi o melhor show que eu vi ano passado. Ele aconteceu na Virada Cultural, foi um dos maiores sucessos do evento, reunindo mais de 40 mil pessoas, recórde de público para a banda, que, aliás, é uma banda independente vinda de Osasco e cujo nome da trupe se chama Teatro Mágico. O show deles não é só um show, o show deles é um teatro, o show deles é um circo, o show deles é um palanque. E o show deles é um show, teatro, circo e palanque no bom sentido. A banda, que tem músicas belíssimas, sabe interagir com a platéia, faz incríveis apresentações circenses no palco, leva ao público mensagens muito interessantes sobre política, sobre o universo musical, sobre a vida e até sobre o amor. É uma banda alegre, e, durante seu show e até após dele, você é uma pessoa alegre, pois está diante de um dos maiores espetáculos em exibição atualmente!!! Enfim, foi do Teatro Mágico o melhor show ao qual eu fui.

Porém, infelizmente, esse não é o show do ano. Eu não fui ao show do ano. Você, caro leitor, também não foi ao show do ano. Ele aconteceu em dezembro, em Londres, e, no palco, estavam Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e Jason Bonham, filho de John Bonham, tocando músicas de uma das melhores bandas de toda a história da música. Estava acontecendo um fato histórico: um show do Led Zeppelin! O show de 2007!

2 comentários:

mad_menina disse...

... quanta coisa boa!
vou ver se esse ano te acompanho em alguns shows assim! :D

Honey-senpai disse...

caraca, os shows realmente foram gostosos, mais de todas as bandas q vc falo eu gosto do The Whites Strips e a Rita Lee só '-'

bom, xD, espero q esse ano venha o Epica p/ ca *-*, xD

Postar um comentário