29 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007 (3 de 5): As 10 Melhores Músicas

Um pouco atrasado (era para esse post ter saído do forno na quarta-feira), mas mesmo assim firme e forte na Retrospectiva, é hora de eleger as melhores músicas do ano passado.

Eis as músicas que eu achei as melhores de 2007 (15 no total): Timebomb (Beck), Hard Sun (Eddie Vedder), 1234 (Feist), Still Alive (GLAdos), Oil And Water (Incubus), Mariana Foi Pro Mar (Ira!), Ruby e Angry Mob (Kaiser Chiefs), Evolution (Korn), Heart-Shaped Glasses (Marilyn Manson), Love Reign O’er Me (Pearl Jam), Beautiful Girl (Sean Kingston), Intervention (Arcade Fire), Tick Tick Boom (Hives), Bones (Killers) e Conquest (White Stripes).

Como você pode reparar, pela primeira vez uma banda emplacou duas músicas na minha lista de melhores do ano. Isso tem uma explicação: não consegui me decidir qual delas é a melhor! Mas elas foram analisadas como uma, e, no geral, não faria diferença na posição deles.

Talvez você não conheça algumas dessas músicas. I’m Still Alive, por exemplo, é uma música de um jogo, e a Feist e uma cantora bastante desconhecida. Mas algumas das músicas e das bandas são famosas, pelo menos por aqui: Bones foi música de comercial de uma empresa de celulares, enquanto o Kiser Chiefs aparece pela terceira vez no ranking (só uma outra banda conseguiu essa façanha!) Vamos, agora, ao TOP10?

10 – Feist – 1234
Essa cantora canadense tem uma voz bela, mas o principal da música, além do ritmo bonitinho, é o clipe, muito bem feito e do jeito que eu gosto!
Destaque: clipe.

9 – Beck – Timebomb
A letra não é das melhores, mas a batida, o barulinho de polícia e o ritmo são bastante contagiantes. Enfim, música pra cantar e dançar!
Destaque: sirene e batida da música.

8 – Korn – Evolution
Um dos motivos para eu gostar do Korn é curtir o som resultante da mistura entre a guitarra, a bateria e o vocal. Eles combinam perfeitamente, e fazem um som no estilo que eu gosto. Alie a isso letras legais!
Destaque: letra.

7 – The Hives – Tick Tick Boom!
O Hives é uma banda com vocais gritados, que beira o punk (sem a ideologia, claro). Nessa música, além da gritaria típica da banda, há a paradinha, e um refrão meio grudento, que eu adorei!
Destaque: “Tick tick tick... Booooooooooooooooooooooooooom!”

6 – Marilyn Manson – Heart-Shaped Glasses
Não gosto muito do clima que o Marilyn Manson passa, mas, devo confessar, que gostei dessa música, principalmente pelos riffs da guitarra e pela bateria da música, que tem um ritmo que eu gosto bastante. E, melhor de tudo, não tem um ritmo tão sombrio!
Destaque: riffs de guitarra.

5 – Ira! – Mariana Foi Pro Mar
2007 não foi um ano bom para o Ira!: o Nasi saiu da banda. Mas antes deu tempo deles fazerem a melhor música brasileira do ano: Mariana Foi Pro Mar. É uma historinha bonitinha, que, quando cantada com a voz do Nasi, fica mais bonita ainda, principalmente com o resto da banda também toca em perfeita hamonia!
Destaque: história contada pela música.

4 – Pearl Jam – Love Reign O’er Me
Apesar do Pearl Jam ter lançado outras músicas ao longo do ano passado, a melhor música que a banda fez foi uma cover do The Who, que, como quase todas as covers que o Pearl Jam faz, ficou muito boa! O teclado extremamente trabalhado está aí, bem como os berros suplicantes de “Love Reign Over Me”, no refrão.
Destaque: cover muito boa!

3 – The Arcade Fire – Intervention
Eu já disse aqui várias vezes que adoro a sonoridade do Arcade Fire, e, em Intervention, a música deles continua bela: vocal lindo, batida perfeita, coro maravilhoso, ritmo bonito e letras profundas e belíssimas! Nessa música, por exemplo, há tantos trechos de letras que, se eu fosse digitá-los todos, ficaria um post enorme!
Destaque: sonoridade da banda continua maravilhosa.

2 – The White Stripes – Conquest
A dupla Jack e Meg White tem baladas bonitas, tem músicas engraçadas, tem duetos espetaculares, mas, nessa música, há uma dose de humor e de latinidade que, combinados, ficaram sensacionais! A palavra título é enunciada de tal forma durante a música que realmente parece que seu sentido ultrapassa as barreiras do som. Além disso, o clipe dessa música é muito divertido.
Destaque: “Cooooooooooooooooooooooooooooooonqueeeeeest!” e o clipe.

1 – Kaiser Chief – Ruby / The Angry Mob
Essas duas músicas são tão boas que eu não consegui nem escolher apenas uma para competir no ranking. Ambas merecem o primeiro lugar, pois são contagiantes, pois os integrantes da banda combinam entre si e também por aspectos de cada música. Em “The Angry Mob”, eu gostei bastante das batidas durante a música e do clima no final, que lembra até um pouco alguns protestos (também por causa da letra, que, traduzida, ficaria: “Nós somos a multidão nervosa, lemos jornais todos os dias, gostamos de quem gostamos e odiamos quem odiamos”). Em “Ruby”, alem do riff da música, o coro de “na na na na”, o refrão (“Ruby Ruby Ruby Rubyyyy!”) e o “aa-aa-aa-aa” são demais! Enfim, uma música totalmente contagiante, impossível de se gostar, ou, pelo menos, impossível de eu achar um defeito!’
Destaque em “The Angry Mob”: final da música parecido com uma multidão protestando.
Destaque em “Ruby”: refrão pegajoso, além dos coros.

PS.: Em fevereiro, um mega “Então...”, tenho que comentar muita coisa dos últimos dias.

3 comentários:

-vixuz disse...

Música!!!
esse assunto pra mim ta sendo mais polêmico do que religião e politica, de certa maneira música está ligado e muito a religião e politica...
não conheço quase nada do que aparece na sua lista, mas teria alguns nomes que gostaria de acrescentar: Madeleine Peyroux, Amy withhouse e uma banda que agora nao me lembro o nome que faz o som muito semelhante ao do Black sabbath, isso as internacionais, teve muita coisa aproveitavel no Brasil tambem, por exemplo: Bebel gilberto(apesar de ficar mt mais foda do que aki), Teatro magico e cordel, Ana carolina, Vanessa da mata e o fantastico Mar de Sofia e o que faltava você me faz da Maria bethania cantando Vinicius de moraes, na musica eletronica o "boon" da musica PSY-TRAnse, essa nao vejo qualidade alguma, mas o novo Cd do Fatboy Slim e os caras do Dafth Punk tbm... emfim mas é questão de gosto... rsrs


caramba esse aki foi grande e como eu disse, música é muito polmica.

PS: claro tudo com um que de Funk carioca! hahahahahahaha

Lucifer Sam disse...

Er... Eu gostei da do White Stripes. =D

Honey-senpai disse...

Gostei da do The Killers e do The White Stripes, xD
seu gosto p/ musik é bem variado edu, falto algumas japonesas ai '-', xD

Postar um comentário