31 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007 (5 de 5): Os 10 Principais Fatos

Esse ano, o post que fechará a Retrospective será o de fatos. Como você já sabe (ou não), os critérios para fatos são sua importância para mim, ou seja, podem ser fatos pessoais (poucos nessa retrospectiva), podem ser fatos da cidade de São Paulo, do país ou até fatos mundiais que afetam o mundo inteiro.

Selecionei 12 fatos: cratera do Metrô de São Paulo, volta do Led Zeppelin, Benazir Butto, Brasil em pânico, crise corinthiana, crise nas universidades, I Open Brasil de Balonismo, casos de corrupção, Chávez, Renan Calheiros, roubo do MASP e Virada Cultural. Os 10 principais foram:

10 – Chávez
O presidente venezuelano enfrentou um ano de duras críticas na imprensa manipuladora internacional, e, num plebiscito totalmente democrático, perdeu, algo inédito até então.

9 – Mais casos de corrupção no Congresso Nacional
Veio o mensalão, veio o mensalinho, alguns se foram, outros continuaram e alguns até já voltaram, mas o que não saiu de lá foi a sistemática corrupção que assola os dirigentes deste país desde que ele foi fundado.

8 – Roubo ao Museu de Arte de São Paulo
Em pouquíssimos minutos, três ladrões levaram do principal museu do país duas obras raríssimas e extremamente valiosas (tanto culturalmente como monetariamente). Isso só escancara o descaso existente pela cultura aqui no país.

7 – Virada Cultural
Dois dias de festa! Foram mais de 300 atrações que levaram mais de uma centena de milhares de pessoas para as ruas para, por mais de 24 horas, celebrar a cultura, se divertir. Destaque para os shows do Teatro Mágico, que reuniu mais de 40 mil pessoas, de Zelia Duncan e vários outros. O ponto negativa foi a cobertura da “imprensa do medo”, que deu atenção apenas para o único problema ocorrido no evento.

6 – Acidente nas obras da Linha 4 do Metrô de São Paulo
Já faz mais de um ano que o descuido das autoridades públicas em relação à construção de uma das maiores obras da cidade de São Paulo utilizando dinheiro público se tornou público e matou 7 pessoas. O consórcio que administra as obras usa material de baixa qualidade, mais barato, para construir, e, depois de muitas gambiarras mal feitas, sempre visando lucro, conseguiram o maior acidente do Metrô da cidade: uma enorme cratera. E o senhor governador, que desapareceu no dia, o que fez? Nada.

5 – As malas de Renan
Ele não precisou usar cueca para conseguir a façanha de ter 5 pedidos de cassação em menos de um ano! Foi pura roubalheira tradicional mesmo, utilizando malas, cartões e até objetos mais avançados do que cuecas que transportam dólares. A cada semana que se passava, novas denúncias contra ele iam surgindo. Mas a corruptibilidade nas duas tigelas desenhadas por Oscar Niemeyer é tão grande que ele se safou de todos os processos até agora e continua lá, corruptando, usando seu cargo público em favor próprio.

4 – I Open Brasil de Balonismo
Um dos maiores eventos de balonismo do país teve sua primeira edição em junho do ano passado, em Rio Claro: o I Open Brasil de Balonismo. O evento, no qual trabalhei como fiscal de prova, foi um dos mais organizados, um dos mais elogiados e terminou com a vitória do grande Sacha Heim! O campeonato teve uma ótima equipe de meteorologia, todos do IAG, além da participação de várias pessoas que amam o esporte, e da organização da grande Gabi! Em 2008 tem mais!

3 – Led Zeppelin se reune
Aconteceu no último mês do ano algo histórico e esplendoroso: uma das maiores bandas de rock, o Led Zeppelin, se reuniu para fazer mais uma apresentação ao vivo. Tocaram por 2 horas e meia os clássicos da banda, com a mesma maestria de há 30 anos atrás, com a mesma boa sonoridade e com a mesma paixão ao tocar os instrumentos. Enfim, mesmo velhos, eles ainda são bastante rock’n’roll e merecem toda essa babação de ovo, já vista há 3 posts. Pena que num foi aqui...

2 – Ataques à autonomia universitária
Era 1º de Janeiro e o Exmo. Governador José Serra já mostrava a que veio: com 5 decretos, burocratizou, atacou, espancou e quase vendeu as 3 universidades estaduais paulistas (que estão entre as melhores universidades do país!) Ainda no primeiro semestre, veio a reação: depois de levarem um cano da reitora Suely Vilela, a Reitoria da USP foi invadida, funcionários, professores e estudantes entraram em greve e fizeram atos contra os decretos e por algumas outras reivindicações. O Governador recuou, mas, infelizmente, o movimento esfriou, e o recuo foi insuficiente. Foi o primeiro passo rumo à privatização do Ensino Superior. Fiquemos espertos, pois eles tentarão de novo!

1 – Ão ão ão, segunda divisão!
Incontestavelmente, o fato do ano. Não tem pessoa que não saiba, pode morar em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Oiapoque, no Chuí, ou no Acre. Não tem pessoa que não tenha sido afetada emocionalmente pela notícia: seja positivamente, ficando feliz, seja negativamente, ficando triste. Não existe ser no mundo que não saiba que o Corinthians, depois de sofrer durante o ano todo com denúncias de lavagem de dinheiro, de aparecer nas páginas policiais, depois de ver seu presidente por 13 anos renunciar e até ser preso, depois de ver seus investimentos secarem, depois de adquirir dívidas que chegam à casa dos 5 zeros, depois de ver um time mal preparado, uma equipe que só tinha um goleiro, depois de tudo isso, ver o segundo maior clube do país, o que mais move torcidas (seja a favor ou contra), cair para a 2º divisão. Pois é, a queda do Timão foi o fato do ano.

3 comentários:

Vixuz disse...

hahahaha
esse ficou mt bom!!!
eu e voce esquecemos de muitas coisas, mas nao iremos ver a veja[em pensar que revista era pra ser uma coisa a ser lida e nao VISTA]seus famosos banhos de sangue com muita foto e pouca materia, mas um que vc deixou escapulir foi o da TAM, pertin aki de casa e digo, foi foda! o espirro da economia chinesa que qse fez o mundo pegar uma pneumonia mostrando seu pontencial, os mortos como paulo autran... bush e o papa e o Fidel no bico do corvo como nunca, como ja disse... nem preciso comentar sobre nossos vizinhos "zé povinhos"
aiai, lembro tudo isso graças ao titio willan bonner que assisto todos os dias hahahah [eka!]

mas de tudo o mais foda foi o Led hahahaha

Max Gimenes disse...

Eu nunca consigo, mas dessa vez resolvi dar uma bisbilhotada. Você parece mais um estudante de jornalismo que de meteorologia... mas cada um com seus problemas, né?

Posso dizer que concordo com muitas coisas e discordo de tantas outras...

No próximo post, gostaria de ver algo sobre a genialidade de MC Créu e a música do pinto, um símbolo de criatividade em meio a tanto lixo musical que vemos por aí.

Abraços

Honey-snepai disse...

O.O
dexei passar tanta noticia inutil..., xD

essas ai eu só ouvi de boca a boca, e nem sabia da do metro, xD

isso pq eu fikei de balada esse dia *-), xD

Postar um comentário