14 de maio de 2008

A ponte do individualismo

Você paulistano pode se orgulhar: a cidade ganhou mais um cartão-postal no último dia 10. É uma ponte estaiada, linda, com efeitos luminosos e um recorde: é a única ponte estaiada que existe no mundo com uma curva que forma um ângulo de 60º!

Mas, do mesmo modo, você pode se orgulhar de morar numa cidade com um dos piores trânsitos do mundo e que, além disso, tem um sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô e trem) ridículo. Quantos motivos de orgulho!

Pois é. É a cidade do individualismo. Enquanto foram gastos muitos milhões numa ponte que serve de cartão-postal e de cenário para telejornais de grandes emissoras de TV, os corredores de ônibus, por exemplo, recebem uma mixaria de investimentos.

Não só isso: na ponte cartão-postal, não passam ônibus. Ah, mas vamos visitá-la de bicicleta então! Não, lá as bicicletas são proibidas! Só dá pra passar lá com o seu carro, um dos mil carros emplacados diariamente na cidade e que te dão todo o conforto de gastar horas no trânsito, além de nos privilegiar aquela linda camada cinzenta que podemos ver ao atravessar qualquer outra ponte que liga as margens do Rio Pinheiros, igual faz a nova ponte.

É importante ressaltar que a ponte cartão-postal leva o nome do ex-dono do maior jornal em circulação no país, além de, numa das pontas, estar a rua que tem o nome do ex-dono (ambos são falecidos) daquela que é a maior rede de TV do país. Nada inconveniente, não?

Enfim, um viva ao monumento do individualismo, da poluição, do trânsito, que representa o monopólio que poucos exercem na mídia e que impõem ao serviço público. Pra que ônibus? Pra que Metrô? Pra que trem? Temos uma ponte estaiada linda que muda de cor!

Um comentário:

Honey - senpai disse...

vc exagera as vezes ^^"

a ponte deve ser linda msm, dá pra c matar dela?? :O

xDDD

Postar um comentário