16 de agosto de 2008

Eleições 2008

Faltam 50 dias para 5 de outubro. Faltam 50 dias para o 1º turno das Eleições 2008.

Você já sabe em quem vai votar?

Começa hoje a série de postagens sobre as Eleições 2008, nas quais você (se tiver mais de 18 anos e menos que 70, obviamente) terá que se dirigir à sua seção de votação para escolher o Prefeito (2 dígitos, o do partido) e um Vereador (5 digitos para escolher uma pessoa, 2 para escolher por partido), entre as 8 horas da manhã e as 17 horas.

Será eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos (são desconsiderados os votos em branco e votos nulos) no primeiro turno da eleição. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, e nas quais nenhum candidato para prefeito obtenha mais de 50% dos votos válidos, haverá 2º turno entre os 2 mais bem colocados na eleição do dia 5 de outubro. O 2º turno será no dia 26 de outubro.

Também serão eleitos vereadores, mas o processo de eleição é mais complicado, pois leva em conta, além do número de votos que o candidato obteve, a quantidade de votos que o partido recebeu.

A conta funciona da seguinte maneira: divide-se o total de votos que o partido recebeu pelo total de vagas disponíveis, e será obtido o número de vagas que cada partido terá na Câmara Municipal (arredonda-se o número pra baixo). As vagas restantes são distribuidas para os partidos com a maior votação dividida pelo número de lugares obtidos.

Haverão, até o dia 6 de outubro, várias postagens a respeito das eleições municipais. Não prometo ser imparcial em nenhuma delas. Tendo, aliás, a ser bastante parcial.

A tendência é haver pequenas coberturas em cidades com importantes candidatos do PSOL (Rio de Janeiro e Porto Alegre, por exemplo), em cidades nas quais há amigos meus que entram aqui (Ferraz de Vasconcelos, Rio Claro, Contagem, Guarulhos, Curitiba e São Bernardo), e, obviamente, a ênfase será maior no que se refere à maior cidade do país (e onde moro): São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário