26 de abril de 2009

Virada Cultural 2009 [2]

Acontece no próximo fim-de-semana a Virada Cultural, que é, provavelmente, o maior evento cultural do país, reunindo um público estimado em mais de 3 milhões de pessoas. Este ano, houve uma redução no número de palcos, com a não continuação do Palco Das Meninas e do palco no Pq. Dom Pedro, destinado ao rap. Apesar disso, houve a criação de um palco na Luz, chamado "Toca Raul", e haverão muitos grandes nomes da música brasileira e até internacional se apresentando na cidade nos dias 2 e 3 de maio.

Abaixo, os principais destaques da programação. A programação completa (parte dela você já viu aqui) está disponível no site oficial do evento. Como nos anos anteriores, o Metrô e a CPTM terão esquemas especiais e funcionarão 24 horas. Mas cuidado: ainda não foi divulgado se todas as linhas da CPTM funcionarão em todos os sentidos. Assim que houver informação a respeito, vocês saberão aqui.

Nesta Virada, há opções para todos os gostos, a todas as horas. E há até uma programação especial de pré-Virada, no Museu da Língua Portuguesa, a partir das 14 horas. A Virada, que começa as 18 horas do sábado, dia 2, e vai até o mesmo horário do dia 3, domingo, terá, de princípio, as seguintes atrações:

18:00 - Jon Lord e a Orquestra Sinfônica Municipal - Palco São João
A Virada Cultural começa com uma apresentação internacional: Jon Lord, ex-tecladista do Deep Purple, junto com a Orquestra Sinfônica da Cidade de São Paulo, apresentará o disco Concerto Para Grupo E Orquestra (de 1969), também do Deep Purple.

22:00 – Cie Carabosse – Jardim Da Luz
Por 240 minutos (4 horas), a Cie Carabosse tomará todo o Jardim da Luz numa apresentação gigantesca que envolve música e efeitos pirotécnicos.

23:30 – Wando – Largo do Arouche
Se você gosta de música brega, seu lugar é no Largo do Arouche.

00:00 – Peruada Noturna - Largo São Francisco
A tradicional festa dos estudantes de direito da USP em sua versão para a Virada, presente desde a primeira edição do evento.

00:00 – Planeta Terror (Robert Rodriguez) – Cine Dom José
Durante toda a Virada, o Cine Dom José para uma maratona de filmes de terror com a temática zumbi. Entre os filmes, está o primeiro da parceria entre Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, chamado Planeta Terror. O segundo filme da parceria estréia mês que vem no Brasil.

00:00 – Tom Zé – Teatro Municipal
O baiano, um dos mais famosos cantores do país, apresentará no Teatro Municipal o disco Grande Liquidação, de 1968.

00:10 – Camisa de Vênus – Praça da República
Finalmente, a banda de Marcelo Nova voltará e se apresentará na Virada Cultural, tocando os maiores sucessos do Camisa, como Bete Morreu e Eu Não Matei Joana D'Arc.

01:30 – Reginaldo Rossi – Largo do Arouche
O Rei do Brega também estará presente na Virada Cultural 2009!

02:10 – Velhas Virgens – Praça da República
As Velhas, junto com suas músicas pesadas e suas letras engraçadas sobre cerveja e mulher, tocarão na Virada! Rock'n'roll, sexo, álcool e diversão garantidas!

03:00 – Tributo a Tim Maia – Palco São João
O Instituto Coletivo, junto com BNegão, Thalma de Freitas e Carlos Dafé apresenta o CD Racional, de Tim Maia.

04:15 – Alex Valenzi e The Hideways Cats – Palco Toca Raul
O Alex Valenzi, que eu conferi na edição anterior da Virada Cultural sem querer, se apresentará no Palco Toca Raul tocando o CD Raul Rock Seixas, de 1977, que é um disco de covers.

06:00 – Tribo De Jah  - Palco São João
É a vez do reggae da maior banda do gênero tomar conta do palco principal da Virada Cultural.

06:50 – Matanza – Praça da República
Country, blues, rock'n'roll, cervejas, mulheres e até um tributo a Johnny Cash na mesma banda: isso é Matanza!

08:30 – Vanguart – Praça da República
Ano passado eles tocaram no palco independente, esse ano, eles foram escalados para o palco rock!

09:00 – Cordel Do Fogo Encantado – Palco São João
A banda, de pernambuco, que faz uma boa mistura de ritmos brasileiros e é bastante parecida com Teatro Mágico, se apresentará no palco principal do evento.

09:15 – Velhas Virgens – Palco Toca Raul
As Velhas também se apresentarão no palco em homenagem a Raul Seixas, no qual tocarão o CD Abre-te Sésamo, que tem, entre outras, a faixa Rock Das Aranhas.

10:10 – CPM 22 – Praça da República
A banda, formada em 1995 e cujos dois primeiros CDs são bons, tocará no palco destinado ao rock nessa Virada.

11:00 – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) – Praça Julio Prestes
Próximo à estação Julio Prestes, na Casa São Paulo, uma das principais orquestras brasileiras apresentará Beethoven, de graça, a quem estiver interessado.

12:00 – Fafá De Belém – Teatro Municipal
Fafá de Belém interpretará o disco Água no lindo Teatro Municipal, realizando o mesmo espetáculo da época de seu lançamento, em 1977.

12:00 – Nação Zumbi – Praça da República
O maracatu atômico do manguebeat estará no palco rock!

14:00 – Nasi – Praça da República
O ex-vocalista do Ira! se apresentará na Virada Cultural, no palco rock.

15:00 – Novos Baianos – Palco São João
A alegria dos Novos Baianos, formado por Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor, Jorginho e Didi Gomes e Luiz Galvão, estará presente no palco principal da Virada.

17:20 – Ike Willis e a Central Scrutinizer Band
Praça da República – Ike Willis tocou com Frank Zappa por 15 anos, e isso o gabarita muito bem para tocar ao lado da Central Scrutinizer Band, banda cover de Frank Zappa que já foi elogiada pelo próprio músico como sendo uma das melhores do mundo!

18:00 – Maria Rita – Palco São João
A filha de Elis Regina encerrará o palco principal da Virada Cultural tocando seus maiores sucessos, desde o primeiro disco lançado.

Esta postagem continua aqui, com direito a mapa!

2 comentários:

vinapro disse...

que azar que eu levei

eu quero ver o Tom Zé e Camisa de Vênus mais não consigo estar em dois lugares ao mesmo tempo =o

eu tbm quero ver Zeca baleiro, não sei em que palco ele vai tocar
mais eu sei que vai ser ao meio dia =o

Nanee disse...

"A banda, de pernambuco, que faz uma boa mistura de ritmos brasileiros e é bastante parecida com Teatro Mágico, se apresentará no palco principal do evento."

na verdade, o Teatro Mágico que é bastante parecido com o Cordel, já que o Cordel existe desde 1997 e o Teatro surgiu em 2003... hehehe =P

o Zeca Baleiro vai tocar no palco principal tbm, acho que em seguida do cordel, não lembro se vai ter alguma coisa antes.

beijos!

Postar um comentário