10 de junho de 2009

Meteorologia: Previsão 003/2009

Esta é a terceira previsão aqui no blog! A anterior acertou, será que essa também obterá sucesso?

Desta vez, foram utilizados os modelos do CPTEC (ETA) e do INMET (MBAR), ambos disponíveis em seus sites. A previsão será feita para todo o feriado, incluindo a segunda-feira. A rodada utilizada será a das 00Z de quarta, dia 9 de junho (21 horas de terça).

A novidade dessa previsão, em relação às anteriores, é que ela terá um adendo especial: também serão analisadas as condições para Buenos Aires (Argentina), por motivos pessoais. Deste modo, os maiores destaques serão os destinos de viagem: litoral do Brasil, interior de São Paulo e a capital do nosso país vizinho. Agora, ao que importa.

Quinta-feira
Uma frente fria chega a São Paulo e provoca um grande aumento de nebulosidade na região, associada a chuvas que podem ser fortes. Ou seja, em todo o estado o dia será chuvoso, sem aberturas de Sol. O oeste do estado do Rio de Janeiro também é afetado pela frente fria e já registrará algumas chuvas, mas o dia começará aberto. No Sul, apenas o Paraná é atingido por chuvas (bem como o sul do MS), já que a frente já passou pela região e levará apenas um frio, proveniente de um centro de alta pressão que ainda está localizada na Argentina, mas que leva ar frio dos polos à região. Em Buenos Aires, o dia também será bastante aberto, com Sol e temperaturas amenas o dia inteiro. No Nordeste do país, apenas a circulação provocará chuvas no litoral, mas o dia será, em geral, aberto.

Sexta-feira
O centro de alta pressão desloca-se para cima de Buenos Aires, garantindo uma madrugada e um dia completamente sem nuvens. Com isso, as temperaturas mínimas caem (deve ficar entre 2 e 4 graus na capital argentina) e a tarde fica amena (pode chegar a 16ºC). No Sul, o frio continua, e o Paraná já não deve mais sofrer muito com chuvas, ao contrário do litoral do Sudeste brasileiro, que ainda é afetado pela passagem da frente fria. No Nordeste, não ocorrerão chuvas fortes.

Sábado
A alta sobre o continente desloca-se ao longo do dia para o oceano, situando-se na costa do Rio Grande do Sul. Nessa posição, ela provoca um leve aumento da temperatura no Sul, mas, na capital paulista e fluminense, os ventos de sudeste trazem umidade do oceano e provocam chuvas ao longo do dia, com maior impacto a noite. Porém, não devem ser chuvas muito fortes. Na Argentina, a previsão continua um dia de muito Sol, mas mais quente que os anteriores. A temperatura deve variar entre 7 e 18ºC.

Domingo
No dia da Parada Gay, São Paulo deve continuar sendo afetada por chuvas decorrentes da circulação da alta pressão no oceano. A mesma previsão vale para o Rio de Janeiro, enquanto todo o resto do país (com exceção de parte do norte e do litoral baiano) terá um dia de Sol com poucas nuvens, sem chuvas. Ou seja, não será um bom feriado para quem foi viajar para o litoral. Porém, pra quem viajou para Buenos Aires, a previsão continua excelente: o tempo continuará agradável, com Sol e poucas nuvens.

Segunda-feira
Segunda já é "dia de branco" e o dia começará sem previsão de chuva para quase todo o Brasil. A exceção fica para o litoral fluminense no início do dia e para a região nordeste do Brasil, que terá algumas chuvas ao longo do dia. Há um leve aumento de nuvens em Buenos Aires, mas só há previsão de garoa no fim do dia.

2 comentários:

Haninozuka disse...

tomara q teja todo errado /sócomenteipqvcpediu

Rodrigo disse...

óiiiiiiiaaaaaaaaaa o edu, parabens gostei do resultado, mesmo que possa acontecer de não serem corretos, mesmo assim enganou bem, pensei que era alguma previsão feita por algum site especializado ou algo do tipo. +++++ FRIOOOOOOOOOO uhuuuuu
quem sabe um garoto do tempo hahahaha

Postar um comentário