11 de julho de 2009

Meteorologia: Previsão 004/2009

Tem uma frente fria passando exatamente sobre São Paulo... E aí, o que será que vai acontecer por aqui nos próximos dias?

O esperado, de acordo com o modelo do CPTEC (a previsão do modelo é de hoje as 9 da manhã), é que hoje a noite ainda ocorra um pouco de chuvas aqui em São Paulo, mas que a partir de amanhã o tempo melhora, não havendo chuvas muito intensas. Porém, apesar da falta de precipitação, a temperatura não deve passar dos 20ºC na capital paulista.

A semana, por sua vez, começa com uma madrugada bastante fria, reflexo da chegada de uma alta pressão que impede a formação de nuvens e, então, a superfície é bastante resfriada por perda radiativa. Porém, como não haverá nuvens, também não haverá chuva no começo da semana. Ao longo da segunda a temperatura sobe um pouco, tornando o dia agradável.

Para terça, a previsão é semelhante, mas ambas as temperaturas mínima e máxima tendem a ser maiores. Quarta-feira a madrugada será mais fria, mas à tarde a temperatura alcança os 20ºC.

A quinta tende o ser o dia mais frio da semana. Porém, devido à distância temporal em relação ao dia da previsão ser bastante grande, já não é possível fazer tal previsão com tamanha precisão, sendo isto apenas um indicativo, bem como o parágrafo a seguir.

Sexta-feira e sábado prometem ser razoavelmente frios também, com temperaturas mínimas próximas de 12ºC, podendo cair mais do que isso. Há previsão de chuva para todo o litoral paulista, e a circulação da alta pressão sobre o continente deve elevar o nível do mar, gerando ondas altas. Na capital, há apenas indício de chuvisco na madrugada de sábado.

E então, leitor... Se essa previsão acertar, quais os seus planos para a semana?

[20/07 17:31] Avaliação da Previsão
No dia 12, a temperatura ficou bem baixa (a máxima foi de 16ºC), o que se mostrou acertado. A previsão também acertou para segunda (madrugada fria e temperatura em ascenção ao longo do dia) e errou a tendência de aumento de temperatura na terça (elas ficaram estáveis). Quarta era esperada a madrugada mais fria, mas a temperatura nesse período foi mais quente que nos dias anteriores, e essa tendência de aumento das temperaturas foi observada na quinta-feira também.

Ou seja, a previsão se mostrou certa para os dias mais próximos do dia em que ela foi feita, mas errou conforme o tempo passava e o modelo ficava mais impreciso.

2 comentários:

Nanee disse...

trabalhar, arrumar a casa e me preparar para as férias (finalmente!) torcendo pra pelo menos não chover tanto. =]

beijos!

vinicius disse...

Vou no AF no final de semana e durante a semana é boliche e cinema ;)

Postar um comentário