28 de agosto de 2009

Meteorologia: Previsão 006/2009

Depois de um mês e meio da última previsão, é chegada a hora de fazer mais uma, aproveitando a aula de Sinótica de hoje, na qual eu e a Bianca tivemos de apresentar o prognóstico para os próximos dias (além de uma análise da semana que está terminando).

Para quem está no Sul, no Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste o fim-de-semana será bom: um centro de alta pressão localizado no litoral do Sudeste (e que também ocupa parte do Paraná e de São Paulo) impede a passagem das frentes frias provindas do sul da América do Sul, deixando o tempo aberto e, portanto, as tardes serão agradáveis no que se refere à temperatura, podendo ocorrer, no sábado, nevoeiros nas capitais paulista e paranaense. Em São Paulo, a temperatura deve variar entre 15 e 25 graus.

No Espírito Santo, sul da Bahia e litoral leste do Nordeste, há previsão de pancadas de chuvas, causadas pela passagem de uma frente fria e por circulação dos ventos alísios no último caso. No Norte, apenas o Amazonas e o Acre devem registrar chuvas.

A previsão não muda muito no domingo: apesar da área de alta pressão se deslocar para o Oceano Atlântico, uma situação de bloqueio no nível de 500hPa continua impedindo a formação de nuvens e a passagem de frentes pelo Sul e Sudeste do país, de modo que toda a região deve permanecer com tempo aberto e temperatura amenas ao amanhecer (15ºC) e em ascensão ao longo da tarde (máxima de 26ºC em São Paulo).

No leste do Nordeste e no oeste da região Norte ainda ocorrerão pancadas de chuvas, enquanto a frente fria que estava sobre o Espírito Santo perde força, mas a instabilidade na região ainda deve provocar um pouco de chuvas em Vitória.

Na segunda-feira, com exceção do leste da região Norte, todo o país terá tempo aberto, podendo ocorrer pancadas de chuvas também no litoral do Nordeste. As temperaturas continuam subindo, podendo chegar aos 28ºC em São Paulo. O Rio Grande do Sul já deve registrar um aumento de temperatura devido à circulação que antece a passagem de uma frente fria, que deve chegar ao sul do Brasil na madrugada de terça.

É importante ressaltar que, apesar do conforto causado pelas altas temperaturas (e, para alguns, pela falta de chuvas), há de se tomar cuidado com a umidade do ar no período vespertino: os índices devem ser bastante baixos em todo o Centro-Oeste e Sudeste do país, e, portanto, é recomendável a ingestão de bastante água!

Enfim, dará pra aproveitar bastante o fim-de-semana na praia e, para algumas pessoas (eu, Nate, Poney e uns metaleiros), o show do Xandria no sábado. E você, qual o seu programa para este fim-de-semana de tempo aberto e temperaturas agradáveis?

[03/09 14:48] Avaliação da Previsão
Conforme esperado, nos cinco dias para os quais foi feita a previsão o dia foi de céu claro em boa parte do Brasil, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Em algumas cidades, como São Paulo, Goiânia e Campo Grande, foram registrados níveis muito baixos de umidade do ar, chegando a atingir 23% na capital paulista no dia 30 a tarde.

Na quarta-feira, uma frente fria provocou chuvas fortes no Rio Grande do Sul, enquanto o aquecimento pré-frontal provocou as altas temperaturas registradas na segunda-feira na região. Ainda na terça-feira, foram registrados alguns recordes de temperatura no Sudeste, que foram batidos nos dias seguintes.

Em Vitória, choveu na sexta-feira (cerca de 16mm, segundo o INMET), enquanto o litoral do Nordeste registrou chuvas em todo o fim-de-semana, associado à brisa marítima e aos ventos alísios. Na região Norte, as cidades que mais registraram chuvas foram o Acre, dia 28, e Boa Vista, dia 30. Boa parte do noroeste da região foi atingida por chuvas, devido ao calor e a umidade da região.

5 comentários:

Will disse...

SOL \o adoroo... principalmente pra ficar trancado em casa estudando! ahahaha

Lucas Rafael Frost disse...

Sol nãããooooo!!!!! Eu vou trabalhar amanhã COM ALUNO!!! Se fizer sol eles vão aparecer...tem q chover poxa não quero brincar amanhã...HAUHSAHSUAHUSHA

Nate disse...

Xandria \m/ O.o

Haninozuka disse...

sohw do xandria '-'

mas preferia mais frio, calor é um sako DD=

Twister Danc3 disse...

AI GEZUZ O TEXTO FOI GRANDE ;-; 3:15 segundos Edu o/

Postar um comentário