21 de abril de 2010

Anime Grand Prix

Foi divulgada recentemente a lista da 32º edição do Anime Grand Prix, que é algo equivalente ao Oscar dos animes, premiando, desde 1979, os melhores animes de cada ano.

Essa premiação leva em consideração três aspectos: popularidade, qualidade e influência do título. Nesta edição foram "analisados" os animes lançados entre abril de 2009 e abril de 2010, e o único critério obrigatório é que pelo menos parte da produção do anime seja feita no Japão.

Vários animes famosos já venceram essa premiação, dentre os quais: Dragon Ball (1987), Akira (1989), Yu Yu Hakusho (1993 e 1994), Evangelion (1995, 1996 e 1997), Sakura Card Captors (2000) e Fullmetal Alchemist (2003).

 
Eden Of The East
Nesse ano, em 1º lugar, ficou Eden Of The East (ou Higashi no Eden, em japonês). Abaixo, a sinopse deste anime (peguei aqui, em inglês): Num certo dia, o Japão sofre um atentado terrorista. Porém, devido ao número de vítimas ser nulo, pouca atenção é dada ao caso e ele logo entra em esquecimento. Alguns meses depois, a história mostra Saki Morimi, uma jovem estudante fazendo uma excursão nos Estados Unidos, se metendo em confusão e sendo salva por uma pessoa misteriosa que diz ser Akira Takizawa, que perdeu a memória e carrega consigo nada além de uma arma numa mão e um celular, absurdamente caro, na outra.

Ficou interessado? É possível encontrar os 11 episódios lançados de Eden Of The East, legendado em português pelo fansub MDAN, aqui.

Bakemonogatari
Em 2º lugar, ficou Bakemonogatari (cujo significado é algo próximo de "histofantasma"). Este anime conta a história de Koyomi Araragi, estudante do 3º ano do colegial que está quase conseguindo voltar a ser humano, depois de ter se tornado, brevemente, um vampiro. Ele conhece outras pessoas que também tiveram problemas sobrenaturais, empatizando com elas e se envolvendo em suas vidas, procurando ajudá-las e, ocasionalmente, pegando conselhos com Meme Oshino, o homem que o ajudou a voltar a ser humano.

Os 12 episódios desse anime podem ser encontrados para download aqui. Essa versão, legendada em português, foi feita pelos fansubs Anime Hatten e Kyun Fansub.


2.0: You Can (Not) Advance
1.0: You Are (Not) Alone
Completando o pódio, ficou o segundo filme que reconstrói a história de Evangelion: Rebuild Of Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance. Evangelion (anime lançado originalmente em tem uma história bastante complexa, que começa em Tokyo-3, uma cidade reconstruída após o colapso de boa parte da humanidade devido ao Segundo Impacto, onde fica a NERV, que cria Eva's (que são uma espécie de robôs) para impedir que os Anjos criem um Terceiro Impacto que destruirá toda a humanidade (e todo o planeta). Essa história é vista pela ótica de um garoto de 14 anos, chamado Shinji Ikari, "a 3º criança" e filho do dono da NERV.

Há um anime, que tem 26 episódios, e que foi produzido em 1995, que pode ser baixado aqui (fansub: Bakuhatsu), onde também podem ser baixados os dois filmes, que recontam a história do anime (Death And Rebirth) e mostram um final diferente (The End Of Evangelion). Por fim, o Rebuild Of Evangelion 1.0: You Are (Not) Alone, pode ser encontrado aqui (legendas em português feitas pelo Mirai Fansub). O 2.0 ainda não foi legendado com definição boa.

Os outros animes que completam a lista dos 10 melhores são:
4. Suzumiya Haruhi no Shoushitsu
5. K-ON!
6. Fullmetal Alchemist : Brotherhood
7. Summer Wars
8. Durarara!!
9. Macross Frontier ~Itsuwari no Utahime~
10. Darker than Black : Ryuusei no Gemini

2 comentários:

Isma disse...

Fullmetal Alchemist: Brotherhood - tinha q esta entre os primeiros, anime é mto bom D:

Nate disse...

Esperando ansiosamente por Suzumiya Haruhi no Shoushitsu =X
Aiai.. mais um tempinho até que apareça alguma versão em qualidade boa na net.

Postar um comentário