6 de abril de 2010

Crianças dotadas controlarão o mundo?

A saga de Artemis Fowl, escrita por Eoin Colfer, é uma série de 6 livros que contam a história do personagem do título, um gênio infantil do crime, e suas aventuras que envolvem personagens do mundo subterrâneo, das fadas.

#12 - Artemis Fowl - Eoin Colfer
A série de 6 livros do autor escolhido para suceder Douglas Adams na série do Guia Do Mochileiro Das Galáxias

Muitos de vocês dirão que é um livro infantil. E eu concordarei. Mas quem disse que não deveríamos ler livros infantis quando eles são bem escritos e tem uma história que, deixando de lado as infantilidades (que giram em torno do exagero de algumas coisas), é bem escrita, bem planejada e bem contada?

Autores de livros infantis tem uma missão mais complexa que autores de livros adultos: enquanto estes últimos visam apenas dar continuidade às leituras que as pessoas já tem, muitas vezes sem inovar, os autores de livros infantis precisam estar sempre se renovando para atrair sempre um público novo ao hábito da leitura. E Eoin Colfer, com claras inspirações em Douglas Adams, o faz muito bem!

Nos seis livros da série, são contadas, com altos e baixos, histórias que envolvem Artemis Fowl, o menino gênio do crime e Butler, seu guarda-costas, e o mundo das fadas, muitas vezes "liderado" pela capitã Holly Short (talvez uma falha na não-tradução do nome, ao contrário de outros personagens), mas que também tem a presença do centauro Potrus, do anão Palha Escavator e do Comandante Raiz, entre outros.

Ao longo dos livros, os personagens, principalmente Artemis Fowl, vão evoluindo e se tornando mais completos (e complexos, consequentemente), e isso é muito bem abordado ao longo da série (sendo o ponto forte do último livro, inclusive).


Três versões das capas dos livros da série no exterior (mais bonitas que aqui)
O melhor livro da série é o penúltimo (A Colônia Perdida), que tem a introdução de um personagem que, acredito eu, será crucial para os enredos posteriores, e o mais fraco é o sexto livro (O Paradóxo Do Tempo), cuja reviravolta acontece tardiamente no livro, tornando-o, até então, enfadonho e chato. Os demais livros ficam acima da média e a série toda merece uma nota 8,0.

Artemis Fowl: O Menino Prodígio Do Crime - Nota: 8,0
Artemis Fowl: Uma Aventura No Ártico - Nota: 7,9
Artemis Fowl: O Código Eterno - Nota: 8,0
Artemis Fowl: A Vingança De Opala - Nota: 8,3
Artemis Fowl: A Colônia Perdida - Nota: 8.5
Artemis Fowl: O Paradóxo Do Tempo - Nota: 7,0

O sétimo livro da série será lançado em Julho nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento aqui no Brasil.

Aqui, há links os 5 primeiros livros da série em português. O sexto pode ser encontrado aqui. Para as versões originais (em inglês), basta vir aqui.

2 comentários:

Isma disse...

segunda serie q leio, simplesmente foda

Denzel Crocker disse...

FADAS!!!!!!!

Postar um comentário