26 de abril de 2010

Misturando Harry Potter e Deuses Gregos

Pena que a cópia não é tão boa quanto o original, né?


#13 - Percy Jackson E Os Olimpianos: O Ladrão De Raios - Rick Riordan
O primeiro livro da série Percy Jackson & Os Olimpianos, que foi transformado em filme

Gosto é uma coisa que varia muito de pessoa para pessoa. As vezes, 99% das pessoas gostam de um livro, e é bastante curioso, nos casos em que isso ocorre, estar no 1% que não gosta. Esse foi o caso do primeiro livro da série Percy Jackson & Os Olimpianos.

Poster do filme baseado no livro
Tanto me falaram desse livro que eu o li com certa expectativa. Mas a expectativa naufragou num livro que é, no máximo, mediano. A começar pela narrativa: segue o mesmo padrão (horrível, na minha opinião) de narrativa d'O Apanhador No Campo de Centeio (outro livro que eu achei muito chato).

Fora isso, há o problema da história, que peca pela falta de originalidade: apesar da inclusão de pontos de mitologia grega no roteiro, há claras referências a Harry Potter, seja ao longo da história em geral, seja em aspectos mínimos, como por exemplo a semelhança a não dizer o nome do inimigo ou de terminar o livro com um forte gancho para uma série de sequências. Há também o viés infantil mal explorado: os heróis sempre se dão bem e não há nenhuma baixa (não que isso seja um problema, mas, neste livro em particular, chega a ser extrapolado em certos momentos).

Por tudo isso, é uma leitura que eu não recomendo e que só tem um mínimo valor (bem pequeno, inclusive) pelos breves ensinamentos de mitologia grega. Mas isso pode ser melhor alcançado num livro dedicado ao assunto. Nota 3,0.

É interessante notar que este livro foi o que obteve a menor nota até agora dentre todos os já avaliados aqui no blog, ficando abaixo do último livro de Harry Potter (que recebeu nota 5,0).

4 comentários:

Isma disse...

esse livro é foda, edu u_u

FernandesGrue disse...

Eu tenho bastante espectativa pra ler esse livro ainda... Mas se você diz que não é lá essas coisas, lerei com menos entusiasmo XD Vejamos, vejamos...

Anonymous disse...

Don't feed the troll.

Kelvin disse...

Realmente, Edu, tem gente que não gosta. Eu, por exemplo, virei fã da saga com muita facilidade, sou apaixonado por mitologia grega desde pequeno, e, os personagens, a história, e todo o livro me conquistaram. É um jeito divertido de aprender mitologia grega, por que quando você começa a ler, quer aprender mais sobre tal assunto, sobre os 12 grandes e sobre os deuses menores.

Ai to com preguiça de escrever mais, só isso mesmo... gosto é que nem bunda, cada um tem a sua '-'

Postar um comentário