2 de maio de 2010

Virada Cultural 2010

Logo do evento, que chega à 5º edição
Finalmente, foi divulgada, semana passada, a programação da Virada Cultural 2010, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio na Cidade de São Paulo. Assim como nos anos passados, haverão atrações espalhadas pela cidade inteira, do extremo da Zona Leste até o extremo da Zona Oeste, passando pelo Centro e, também como nos anos anteriores, se concentrando nele.

Esse ano o evento baterá o recorde de investimento: serão mais de R$ 8 milhões para colocar quase 800 atrações em 150 locais diferentes, na expectativa de atrair mais de 4 milhões de pessoas, dentre as quais 330 mil são turistas. O perímetro do evento será maior, com uma nova distribuição das atrações pelo centro (continuando o avanço à região da Luz iniciado no evento do ano passado) e a infra-estrutura promete ser aumentada, com mais policiamento, uma operação especial de ônibus (veja detalhes no parágrafo abaixo), melhor sinalização (serão 80 totens de sinalização) e mais banheiros químicos (cerca de 1000, o que ainda é pouco na minha opinião).

Mapa da edição 2010 da Virada Cultural
A SPTrans (até que enfim) decidiu se preparar para a Virada e, além de estender o horário de várias linhas que levam pessoas de bairros afastados para o centro, criou uma linha circular que atenderá a região central durante todo o sábado e domingo, passando por ruas próximas de onde estarão localizados os palcos. Veja mais informações aqui.

Em relação ao som, foram criados novos palcos: de reggae e de samba. O palco destinado ao rock saiu da Praça Da República e o palco principal, antes localizado na Av. São João, foi para a Praça Julio Prestes. Serão mais de 800 mil Watts de som e 10 mil kVs para iluminação. É um evento para deixar qualquer festival babando!

ABBA, que será homena-
geado no palco principal

Em relação aos shows, a Virada Cultural promete repetir 2007, 2008 e 2009 e colocar muitas de suas atrações entre os melhores shows do ano. Os cubanos do Buena Vista Social Club abrirão o evento no palco principal, onde também se apresentarão Zélia Duncan, Living Colour, Toquinho e ABBA - The Show, entre outros. No palco rock (que é o palco que geralmente mais recebe minha atenção), a Virada começa com a ex-banda de Frank Zappa (lembrando que ano passado também foi uma banda que tocava Zappa que terminou a programação no palco rock), segue com a banda que tocou junto com Janis Joplin (Big Brother & The Holding Co.), adentra a madrugada com músicas do Guns'n'Roses e continua com Velhas Virgens (que já fez um showzaço ano passado e, esse ano, tocará músicas de Adoniran Barbosa), os metaleiros do Krisium e a Pitty tocando no início da manhã de domingo. Ainda no palco rock, se apresentam CPM22 (tocando apenas Ramones), Raimundos, Arnaldo Antunes (de novo) e, fechando o evento, Titãs.

A Praça da República rceberá o samba de Simoninha e Max de Castro, Jair Rodrigues, Elza Soares e outros, enquanto Edy Star fará homenagem a Raul Seixas em palco no Boulevard São João e o Lgo do Arouche recebe atrações como Sidney Magal, Brothers Of Brazil (Supla e irmão), Vanusa e Wanderléa. Próximo a Estação da Luz se apresentarão várias orquestras, dentre as quais a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), em sua primeira apresentação ao ar livre e a Praça Dom José Gaspar recebe pelo quinto ano seguido o projeto Piano Na Praça. Na Igreja São Bento, se apresentam Quartetos de Cordas.

Pitty se apresentará no Palco Rock
Na Balão de Limeira será montado o palco reggae, com Planta E Raiz e Tribo de Jah, entre outras. Quem gosta de música eletrônica terá pistas montadas no Lgo São Francisco, na Praça da Sé, na Santa Ifigênia, no Lgo do Arouche e no Lgo do Paissandu. Há também dois palcos para música independente (na Casper Líbero) e dois palcos para artistas solos (no Páteo Do Colégio e na Rua Dos Timbiras com a Av. São João).

O Parque da Luz novamente será palco de intervenções com luzes. Deverá ser um espetáculo tão ou mais bonito quanto o do ano passado.

Além de shows contemplando quase todos os estilos (novamente o rap foi deixado de lado pelos organizadores), há várias outras atividades: cinema (Godzilla no Cine Windsor; Lobisomen no Cine Dom José; musicais no Cine Arouche; Mostra Internacional De Cinema no Cine Olido; e a 3º Virada Cine-Gastronomica no Belas Artes), pasteis de feira, espaço para body art (com tattoo, suspensão corporal e outras, na Galeria Prestes Maia), apresentações de circo sobre os shows e no meio da rua, entre outros.

A Praça Roosevelt será um prato cheio para quem gosta de animes, mangás, RPG, coisas medievais, ficção científica e outras coisas "nerds": serão realizados eventos de cosplay, RPG, desfiles de Star Wars, batalha campal, entre outros. Haverá até Live Action! Imperdível para quem gosta!

Vista do Palco São João, em 2008
Enfim, achou algo que gosta? Pois tenha calma, isso tudo não é nem metade de todas as atrações da Virada Cultural. Na próxima semana farei uma postagem com a programação (do que eu gosto) mais detalhada. Até lá você pode conferir no website, no blog e no twitter oficiais da Virada as novidades. Mas atenção: todas as programações estão sujeitas a alteração, ou seja, é sempre bom conferir mais próximo da data pra evitar alguma surpresa.

Além da Virada Cultural organizada pela Prefeitura de São Paulo, há também a Virada Cultural Paulista, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio em várias cidades do interior e já tem toda a programação divulgada, incluindo artistas internacionais como Mudhoney e Cat Power. Confira a programação no site oficial do evento.

4 comentários:

Rodrigo disse...

não curto muito sair para esses shows em público urbano, mas se for, soh me interessa mesmo ver/ouvir pitty e ah parte de animes e afins, mas pelo oque deu pra perceber,tah sim bem mais organizado em comparação ao ano anterior ;) espero que seja um seucesso

Dii disse...

medo, é coisa demais, da até vontade de ir ><"""" e vc completamente por dentro hein? XD

gui² disse...

Eduuu, certeza que Meteorologia é seu ramo? Você se daria bem em jornalismo ou Publicidade... haushusahuas
Evento tão perto daqui, preciso estudar as condições... =)

Anonymous disse...

Reggae Reggae Reggae *.*

Postar um comentário