28 de agosto de 2010

LOST: The End

ATENÇÃO! SE VOCÊ NÃO DESEJA SABER SPOILERS, NÃO LEIA ESSA POSTAGEM!

E, domingo há muito tempo, LOST finalmente terminou.
Nota: esse post foi escrito na semana em que terminou e revisado e publicado hoje

Terminou como um filme enorme: depois de um especial de recapitulação de 2 horas veio o episódio final, intitulado simplesmente The End, com 2 horas e meia (porque foram retirados 20 minutos, que estarão nos extras do DVD, a ser lançado em agosto).

Como já havia sido adiantado pelos produtores da série, muitos mistérios ficaram sem solução. Não foram explicados os números e Walt simplesmente não apareceu, por exemplo. Algumas pessoas queriam explicações maiores sobre o que seria a ilha e porque havia tanta coisa misteriosa nela (como javalis e ursos polares) e ficaram a ver navios. Ou caravelas, melhor dizendo.

Mas, apesar disso, o episódio foi bom. Nos contou o que era a “realidade alternativa”, que, na verdade, deveria se chamar “mundo dos mortos”, pois acontece apenas depois que todos os personagens morrem (é dito, inclusive, que a morte pode ter acontecido antes da de Jack como pode ter sido depois de muito tempo, como, suponho, seja o caso de Hurley e Ben). Nos contou que fim levou todos os sobreviventes do vôo 815 da Oceanic Airlines (e todos os personagens principais – a maioria mortos durante o seriado). E apareceram todos os nossos queridos e amados personagens: Jack, Sawyer, Kate, Locke, Falso Locke, Sayid, Juliet, Charlie, Desmond, Hurley, Jin, Sun, Lapidusm Claire, Miles, Faraday, Penny, etc... Até o Bernard, a Rose e o Vincent apareceram!

Um episódio com muita emoção com os flashbacks dentro dos flash-sideways, relembrando os principais acontecimentos na ilha: o nascimento de Aaron, os momentos de Jin e Sun juntos, os momentos entre Hurley e Libby (este nos episódios anteriores), Charlie e Claire, etc...

Enfim, foi um episódio que ficou à altura da grande maioria dos demais episódios. Tem falhas, assim como todo o resto da série, mas estas falhas, tanto do episódio como da série, não destroem toda a importância, seja do episódio para a série, seja da série para a televisão: levou, como é visto raras vezes, entretenimento de qualidade para a TV, com suspense, drama, comédia, ação, aventura... Com tudo o que a série se propôs a ser quando estreou, há mais de 6 anos atrás.

Quem acompanhou e entendeu o final saiu, em geral, satisfeito.

Óbvio que teve aqueles que não entenderam...
Li um cara que dizia que a “realidade alternativa” começou depois que a Juliet explodiu a bomba de hidrogênio no final da 5º temporada... Não! NÃO! NÃO!!!

E há aqueles que queriam entender mais do que é possível...
Queriam saber o que era a ilha exatamente... Não sabemos nem o que é o nosso mundo exatamente!

Enfim, um final digno de LOST, que nos deixa na expectativa dos extras do DVD. Um já vazou e, na minha opinião, é muito bom, respondendo algumas das perguntas da primeira temporada mas, pra varias, nos deixando mais curiosos com o restante da história. Em outubro, conheceremos os demais. Depois, LOST finalmente acaba de vez! O que, ao mesmo tempo, é bom e ruim.

2 comentários:

Caio disse...

OK, vão me chamar de alcoolatra, mas é bem melhor discutir isso em uma mesa de bar.
Até para amortecer o quão ruim é o final de lost
hauahuah

Doryan disse...

FELIZMENTE, acabou. :}

Postar um comentário