6 de maio de 2008

Debate com Heloísa Helena no Tatuapé!

No próximo sábado, haverá um debate, organizado pelo Núcleo Vila Prudente/Móoca/Belém do PSOL, sobre Maio de 1968, com a presença de Heloísa Helena, presidente nacional do PSOL, às 9 horas, na Escola Estadual Oswaldo Catalano, sito na Rua Felipe Camarão, nº 350, próximo à Estação Tatuapé de Metrô e da CPTM.

O debate é aberto a toda a comunidade, independente de sua (falta de) orientação partidária. Compareça!

Segue o texto do panfleto, escrito pelo meu grande amigo Max:

Mas o que exatamente aconteceu em maio de 1968? 1968 foi o ano em que ocorreu a explosão dos anseios de liberdade de uma geração, que tinha sua criatividade reprimida pelas estruturas de uma sociedade arcaica, hierarquizada, cheia de preconceitos, que sufocava os jovens de então com seu autoritarismo. Foi o ano em que se deixou de acreditar no pré-estabelecido. O questionamento tomou o lugar da obediência, e o sonho de viver em um mundo melhor reuniu multidões, movidas pelo desejo de renovação, de ruptura com o velho.

Mas por que maio? O mês de maio foi considerado o estopim desse movimento. Na França, estudantes realizaram enormes manifestações, que acabaram por contagiar os movimentos de trabalhadores, culminando em uma greve geral histórica. A força da organização dos jovens tornava-se conhecida, para nunca mais ser esquecida. E as recentes ocupações de reitorias de universidades brasileiras são exemplos disso.

Em outras partes do mundo, essa agitação também teria espaço. No Brasil, vivia-se sob a ditadura militar. Alinhados às idéias libertárias de combater toda forma de opressão, os brasileiros se concentraram no enfrentamento aos militares. A Marcha dos Cem Mil, organizada por estudantes no Rio de Janeiro, foi o ponto alto do movimento por aqui.

Os ideais de 1968 não fizeram revolução política em nenhum país, é verdade, mas revolucionaram hábitos e costumes. Preconceitos e tabus foram frontalmente combatidos, e avanços foram conquistados. A igualdade racial e entre homens e mulheres, a liberdade sexual e a relativa autonomia que jovens de hoje experimentam são heranças desse ano marcante. O sonho ainda não acabou e, por isso, convidamos você para participar desse debate, que contará com a presença da ex-senadora Heloísa Helena, entre outros convidados.

Informações gerais:

Debate sobre Maio de 1968 com Heloísa Helena!

Tema: Papel dos estudantes na política hoje, 40 anos depois do chamado "Maio de 1968"

Dia e horário: 10 de maio, sábado, às 9h

Local: E. E. Oswaldo Catalano
Rua Felipe Camarão, 350 (próximo ao Metrô Tatuapé)

Realização:
Núcleo Vila Prudente / Móoca / Belém do P-SoL
Grêmio Estudantil Livre Chapolin (da ETE Prof. Camargo Aranha no ano 2008)

Um comentário:

Honey - senpai disse...

*naumc onseguiu terminar de ler oq o max escreveu*
bah, eu fikei com sono e pulei u.u, DEU SONO, o max escreve de um geito legaus mais chato u.u, xDDDD
sorry max =X, xDDD

Postar um comentário