31 de agosto de 2008

Eleições 2008 - Porto Alegre

É candidata pelo PSOL em Porto Alegre uma das principais figuras do partido: a dep. federal Luciana Genro. Porém, ao mesmo tempo em que a cidade tem como candidata uma das principais figuras do PSOL, tem também o maior dilema do partido.

A candidatura do PSOL em Porto Alegre é em conjunto com o PV, um partido que apóia o Lula, que apóia o Serra, e que apóia muitos outros candidatos corruptos e de direita. Como pode um partido como o PSOL se coligar com um partido que se vende dessa maneira, apoiando qualquer um?

Além disso, há em Porto Alegre uma grande contradição em relação a todas as demais candidaturas do PSOL no resto do país, inclusive nas eleições de 2006. Enquanto o partido é terminantemente contra doações de empresas privadas a seus candidatos, pois isso é o primeiro passo para a corrupção, para uma troca de favores entre quem foi eleito e a empresa doadora, a candidatura de Luciana Genro aceitou uma doação de R$100.000,00 da Gerdau.

É muito importante lembrar que as demais candidaturas do PSOL são coerentes e não só não aceitam doações de empresas privadas, como também fazem campanha contra elas. O candidato do PSOL à prefeitura do Rio de Janeiro, Chico Alencar, já afirmou que não concorda com a Luciana Genro nesse ponto. Há, no site de Ivan Valente (candidato de São Paulo), vídeos da campanha contra doações de empresas privadas a campanhas eleitorais.

En suma, eu não sei se, morando em Porto Alegre, votaria na Luciana Genro. Além dela, há o atual prefeito, José Fogaça (PMDB), que está tecnicamente empatado segundo a última pesquisa divulgada, pelo Ibope, com Manuella D'Avila (PC do B). Em seguida, com 6,5%, aparece Onyx Lorenzoni (DEM), seguido pela Luciana Genro com 4,6%. O candidato do PSDB (Nelson Marchesan Jr.), a candidata do PSTU (Vera Guasso, provavelmente a candidata que receberia o meu voto) e o candidato do PHS (Paulo Rogowski) tem, respectivamente, 1,1%, 0,5% e 0,3%.

Para vereador, achei informações apenas dos candidatos do PSTU, que podem ser acessadas clicando aqui. Lembrando que, além de votar num candidato, há a opção de votar no partido. O número do PSOL é 50, e o do PSTU é 16. Recomendo entrarem no site do TSE: lá há o registro de todos os candidatos para todas as cidades do país.

2 comentários:

Anonymous disse...

Ai Ai edu -*

ohana disse...

Du .. tudo bem ??
Vim fazer uma visitinha e gostei muito de todo o seu blog !
Ei, to com saudadee sumiu hein !
Aparece !!
Bjos,
Ohana.

Postar um comentário