21 de setembro de 2008

Eleições 2008 - PSOL Nas Capitais

De todas as 26 capitais brasileiras, o PSOL tem candidato em 22 delas. Em algumas outras capitais, o PSOL está coligado com o PSTU, sendo que o candidato da coligação é deste. Vamos, agora, analisar os candidatos do PSOL nestas cidades:

Estado: Acre - Capital: Rio Branco
Candidado: 50 - Antonio Rocha; Vice: Jamyr Rosas
No Acre, o Estado menos populoso do país, cuja capital é Rio Branco, o PSOL está numa chapa pura, cujo candidato a prefeito é o companheiro Antonio Rocha, 34 anos, servidor público, que, na última pesquisa divulgada, realizada pelo IBOPE entre os dias 12 e 14 de setembro, aparece em 4º lugar, com 1% das intenções de voto. Além dele, há candidatos pelo PT, PSDB e PMDB para a prefeitura da cidade. Nenhum dos candidatos está na lista suja da AMB.
Candidatos a vereador: há 12 candidatos a vereador pelo PSOL em Rio Branco.
Notícias relacionadas: aqui.

Estado: Alagoas - Capital: Maceió
Candidado: 50 - Mario Agra; Vice: Professor Afonso
Mario Agra, 52 anos, engenheiro, é o candidato do PSOL, sem coligação com nenhum partido, em Maceió, capital de Alagoas, outra cidade que não tem nenhum candidato na lista suja da AMB. Ele aparece em 4º lugar na pesquisa IBOPE realizada entre 13 e 15 de setembro, com 1% das intenções de voto, e é o marido de Heloísa Helena, maior figura do partido. Entre suas propostas, está a criação do Passe Livre e a auditoria da dívida pública do município.
Candidatos a vereador: Há 12 candidatos a vereador pelo PSOL em Maceió, entre os quais, está a presidente nacional do partido, Heloísa Helena (50123).
Notícias relacionadas: aqui, aqui e aqui.

Estado: Amapá - Capital: Macapá
Candidado: 40 - Camilo Capiberibe; Vice: Randolfe
Em Macapá, o PSOL apóia o candidato do PSB à prefeitura, Camilo Capiberibe, 36, atualmente dep. estadual, que, segundo a última pesquisa IBOPE, aparece em primeiro lugar nas pesquisas, com 31% das intenções de votos, 4 a mais que o segundo colocado (Roberto Góes, do PDT), e 7 a mais que na pesquisa anterior.
Candidatos a vereador: Clicando ao lado você vê os nomes e os números dos 8 candidatos a vereador pelo PSOL em Macapá.
Notícias relacionadas: aqui.

Estado: Amazonas - Capital: Manaus
Candidado: 50 - Bessa; Vice: Gilberto Vasconcelos
Na capital do Amazonas, que receberá tropas federais para manter a paz nas Eleições, o candidato pelo PSOL é Bessa, 58, professor de ensino superior, em coligação com o PSTU. Tais tropas podem ser justificadas ao sabermos, por exemplo, que Bessa precisou ser escoltado enquanto ia para o último debate realizado pela Band. Entre suas propostas, está a de integrar educação e saúde, com um ousado projeto.
Candidatos a vereador: Há 7 candidatos pelo PSOL a vereador na cidade.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Bahia - Capital: Salvador
Candidado: 50 - Hilton Coelho; Vice: Lucas Scaldaferri
A Bahia continua sendo um feudo. Mas mesmo assim, o candidato do PSOL em Salvador, Hilton Coelho, tem aumentado suas intenções de voto, atingindo 3% nas últimas pesquisas divulgadas, graças a seu jingle e às suas propostas, como a de investir em saneamento básico e em metrô, além de colocar a população para decidir o futuro da cidade, ao invés de simplesmente engolir o que os prefeitos querem. Hilton Coelho tem 37 anos, é formado em
Notícias relacionadas: aqui, aqui e aqui.

Estado: Ceará - Capital: Fortaleza
Candidado: 50 - Renato Roseno; Vice: Gonzaga
Renato Roseno, 36, advogado, é o candidato do PSOL à prefeitura de Fortaleza, no Ceará, cidade que tem outros 8 concorrentes ao cargo. Em 4º nas pesquisas de intenção divulgadas recentemente, com 3%, Roseno tem, entre suas propostas, aumentar o Programa Saúde da Família, construir escolas e da criação de áreas destinadas à habitação de interesse social.
Candidatos a vereador: Há 22 candidatos a vereador pelo PSOL.
Notícias relacionadas: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Estado: Espírito Santo - Capital: Vitória
Candidado: 50 - Carlão; Vice: Marcela Prest
Carlão, de 47 anos, acha que o transporte público é o principal problema de Vitória. Para resolver este problema, ele promete ampliar a frota de ônibus, reativar o transporte aquaviário e implementar o passe livre. Além disso, ele propõe que a população discuta o orçamento da cidade, incluindo suas metas e suas aplicações.
Candidatos a vereador: Em Vitória, 6 candidatos a vereador são do PSOL.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Goiás - Capital: Goiânia
Candidado: 50 - Martiniano Cavalcante; Vice: Robson de Morais
Com propostas de implementar um imposto progressivo para diminuir preço de terrenos (para solucionar o déficit habitacional) e de uma gestão coletiva na área da saúde, onde os profissionais que escolherão o secretário de saúde e os demais dirigentes, Martiniano, 49, engenheiro, é candidato a prefeito de Goiânia. Aparece com 2% das intenções de voto na última pesquisa, liderada por Iris Rezende, atual prefeito da cidade e que deve, daqui a dois anos, sair do cargo para se candidatar a Governador de Goiás.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Maranhão - Capital: São Luís
Candidado: 50 - Paulo Rios; Vice: Cláudio Mendonça
Um dos 10 candidatos a ser o 2º prefeito mais bem pago do país, Paulo Rios, 46 anos, historiador, tem entre suas propostas criar um programa de qualificação profissional, desenvolver a indústria da pesca e lutar contra o poder oligárquico da região.
Candidatos a vereador: 8 militantes do PSOL concorrem ao cargo de vereador em São Luís.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Mato Grosso - Capital: Cuiabá
Candidado: 50 - Procurador Mauro; Vice: Hélio Brandão
Com cerca de 3% das intenções de voto segundo a última pesquisa divulgada pelo IBOPE, o Procurador Mauro, 33 anos, servidor público, é o candidato do PSOL à prefeitura de Cuiabá.
Candidatos a vereador: Em Cuiabá, o PSOL tem 8 candidatos a vereador.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Mato Grosso do Sul - Capital: Campo Grande
Candidado: 50 - Henrique Martini; Vice: Ivone Teodoro
Henrique Martini, 45 anos, disponibiliza em seu site todo o seu plano de governo, que defende, entre outros, a criação de conselhos populares para decidir que ações o prefeito deve tomar, combater a especulação imobiliária, aplicar o IPTU progressivo e melhorar as condições de trabalho dos professores e profissionais da saúde. Na última pesquisa divulgada, do IBOPE, o candidato teve seu nome citado por 1% dos entrevistados.
Candidatos a vereador: Clicando ao lado, você terá informações dos 5 candidatos a vereador pelo PSOL em Cuiabá.
Notícias relacionadas: aqui, aqui e aqui.

Estado: Minas Gerais - Capital: Belo Horizonte
Candidado: 16 - Vanessa Portugal; Vice: Rubens
Em Belo Horizonte, o PSOL e o PSTU estão coligados, e a candidata é Vanessa Portugal, 38, professora, do PSTU. Entre as propostas da candidata, que está com 2% das intenções de voto na última pesquisa divulgada, estão as de municipalizar as empresas de transporte da cidade, impostos progressivos e investimentos no metrô.
Candidatos a vereador: Há 10 candidatos a vereador pelo PSOL em Belo Horizonte.
Notícias relacionadas: aqui, aqui e aqui.

Estado: Pará - Capital: Belém
Candidado: 50 - Marinor Brito; Vice: Abel Ribeiro
Candidata numa das principais cidades do Norte brasileiro, Marinor apresenta como algumas de suas propostas a reforma de pronto-socorros, assegurar educação pública, gratuita de qualidade e a recriação do Banco do Povo. Marinor é a sexta colocada nas pesquisas de opinião para prefeito de Belém, com 3% dos votos.
Candidatos a vereador: Há 28 candidatos a vereador na cidade que, ano que vem, receberá o Fórum Social Mundial.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Paraíba - Capital: João Pessoa
Candidado: 50 - Marcos Dias; Vice: Marcelino
O candidato do PSOL em João Pessoa, Marcos Dias, 44, professor, tem como propostas incentivar obra na periferia, gerando empregos e aumentando a quantidade de serviços oferecidos na região, além de novos concursos públicos para aumentar a quantidade de professores.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Paraná- Capital: Curitiba
Candidado: 50 - Bruno Meirinho; Vice: Elisio Marques
Bruno Meirinho, 26, tem como principal proposta de campanha a descatracalização da cidade, ou seja, a implementação do Passe Livre, fim da terceirização de creches e outros serviços de educação e acabar com a desigualdade social existente na periferia da cidade.
Candidatos a vereador: Há três candidatos a vereador pelo PSOL em Curitiba.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Pernambuco - Capital: Recife
Candidado: 50 - Edilson Silva; Vice: Zé Gomes
Edilson Silva, que aparece nas últimas pesquisas com 1% das intenções de voto, apresenta, como algumas de suas propostas para melhorar a capital de Pernambuco, a reformulação do Plano Diretor da cidade, a ser feita em conjunto com a população e voltada para a periferia de Recife.
Candidatos a vereador: Em Recife, o PSOL tem 18 candidaturas para vereador.
Notícias relacionadas: aqui, aqui e aqui.

Estado: Piauí - Capital: Teresina
Candidado: 50 - Alexis Leite; Vice: Gervasio Santos
Um dos menores salários de prefeito está em jogo em Teresina, no Piauí. Alexis Leite, o candidato do PSOL na cidade, tem, entre suas propostas, a criação do passe livre para estudantes, além da diminuição da tarifa de ônibus para todos os usuários, além de criar concursos públicos na área de saúde para suprir a falta de profissionais da área.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Rio de Janeiro - Capital: Rio de Janeiro
Candidado: 50 - Chico Alencar; Vice: Vera
Atualmente dep. federal, Chico Alencar, 59, é candidato a prefeito do Rio de Janeiro, e foi citado por 3% dos entrevistados pela última pesquisa Datafolha sobre as eleições na cidade. Entre suas propostas, estão a consolidação da Guarda Municipal, abertura de postos de saúdes 24 horas por dia, aplicação de pelo menos 25% do orçamento na educação, um novo sistema de integração tarifária de transporte e regularização urbanística e fundiária de favelas e ocupações.
Candidatos a vereador: O PSOL tem 34 candidatos a vereador no Rio de Janeiro, entre os quais está Babá, ex-deputado pelo partido, cujo número é 50151. Aqui também há informações sobre eles.
Notícias relacionadas: aqui, aqui e aqui.

Estado: Rio Grande do Norte - Capital: Natal
Candidado: 50 - Sandro Pimentel; Vice: Marcos Antonio
Inclusão social através de debates nos quais serão discutidas e tomadas decisões, além de melhorias na Guarda Municipal são algumas das propostas de Sandro Pimentel, 42, candidato pelo PSOL à prefeitura de Natal.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Rio Grande do Sul - Capital: Porto Alegre
Candidado: 50 - Luciana Genro; Vice: Edison Pereira
A candidata do PSOL está coligada com partidos duvidáveis (PV), e aceita doações de empresas multinacionais, contrariando todas as demais candidaturas do partido em nível nacional. Na última pesquisa Datafolha, foi citada por 7% dos eleitores.
Candidatos a vereador: Há 34 candidatos a vereador pelo PSOL na cidade.
Notícias relacionadas: aqui.

Estado: Rondônia - Capital: Porto Velho
Candidado: 50 - Adilson Siqueira; Vice: Marisia Dias
No meio da floresta amazônica, Porto Velho sofre com falta de acesso à água tratada. E esse é um dos problemas que Adilson Siqueira promete tratar, investindo na Conpanhia de Águas de Rondônia.Outras propostas do candidato do PSOL, que tem 1% das intenções de voto segundo a última pesquisa IBOPE, são prover capacitação profissional aos moradores e um processo maciço de educação ambiental para diminuir o desmatamento na cidade.
Candidatos a vereador: O PSOL tem 18 candidatos a vereador em Porto Velho.
Notícias relacionadas: aqui e aqui.

Estado: Roraima - Capital: Boa Vista
Candidado: 50 - Luis Oca; Vice: Raimundo Marques
Venezuelano, Luis Oca, 52, engenheiro, 2% das intenções de voto na última pesquisa IBOPE, tem, entre suas promessas, realizar programas para combater a pedofilia e a criação de um quarto poder, o poder popular, para diminuir os problemas de corrupção enfrentados na cidade.
Candidatos a vereador: 18 militantes do PSOL concorrem a uma das vagas de vereador na cidade.
Notícias relacionadas: aqui.

Estado: Santa Catarina - Capital: Florianópolis
Candidado: 50 - Afrânio Boppré; Vice: Lauriano Teixeira
Entre as propostas do candidato do PSOL para a cidade, está a de municipalizar o transporte público e de criar o Congresso da Cidade, no qual o povo tomaria as decisões acerca do rumo da cidade.
Candidatos a vereador: Há 17 candidatos a vereador pelo PSOL na cidade.
Notícias relacionadas: aqui.

Estado: São Paulo - Capital: São Paulo
Candidado: 50 - Ivan Valente; Vice: Carlos Giannazi
Ivan Valente, 62, dep. federal e professor é o candidato do PSOL na maior cidade do país. Tem propostas como investir no transporte público sobre trilhos, aumento de corredores de ônibus, discutir um projeto pedagógico com a população e combater a terceirização dos postos de saúde, bem como a especulação imobiliária, de modo a oferecer saúde e moradia de qualidade para a população. Na última pesquisa divulgada, Ivan aparece com
Candidatos a vereador: Há 26 candidatos a vereador pelo PSOL em São Paulo. De todos eles, o que receberá meu voto é o Gilberto Cunha, cujo número é 50550. Aqui também há mais informações sobre eles.
Notícias relacionadas: aqui, aqui e aqui.

Estado: Sergipe - Capital: Aracaju
Candidado: 16 - Vera Lucia; Vice: Dalton
Em Aracaju, a candidata do PSTU a prefeita, Vera Lucia, é coligada com o PSOL. A candidata, que tem 2% das intenções de voto segundo a última pesquisa divulgada, do IBOPE, apresenta como propostas construir mais hospitais e escolas, entre outras.
Candidatos a vereador: Há dois candidatos a vereador pelo PSOL em Sergipe: a Prof. Avilete (50000) e o servidor público Atamario (50555).
Notícias relacionadas: aqui.

Estado: Tocantins - Capital: Palmas
Não há nenhum candidato do PSOL nessa capital, tanto para vereador como para prefeito.

Nota: foi editada a postagem sobre a eleição em Contagem. Adicionei um link para a lista de vereadores candidatos pelo PSOL na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário