27 de outubro de 2008

Eleições 2008 - Final

Para a felicidade de alguns, e para a tristeza de outros, acabaram as eleições. Acho que todas as cidades já tem seus prefeitos eleitos (talvez ainda exista alguma pendência devido ao TSE ou aos TRE's de algum estado).

Nesse post, vou apenas comentar sobre algumas cidades.

Aqui em São Paulo, Kassab será prefeito por mais 4 anos. Ele derrotou Marta Suplicy, do PT, tendo 60% dos votos válidos. Aliás, agora pelo menos ele será prefeito recebendo algum voto, na única capital que o DEM, ex-PFL, conseguiu eleger o prefeito.

Fato curioso é que, se antes ele era serelepe ao ver um microfone do CQC, quem viu o programa que terminou há pouco pôde perceber que há uma real diferença entre o Kassab-candidato e o Kassab-prefeito. Olho nele!

No Rio de Janeiro, a capital cujo 2º turno foi o mais acirrado, o vencedor foi Eduardo Paes, do PMDB, com 51% dos votos. Ainda sobre o CQC, eu lhe faço uma pergunta: você realmente achou que o peemedebista cumpriria suas promessas de usar uma sunga que lhe foi dada e dar a primeira entrevista ao programa?

No geral, os grandes vencedores foram PMDB e PT. Mais especificamente, porém, os ganhadores foram dois pseudo-antagonistas: Lula e Serra. O primeiro não teve seu governo atacado nem pelos candidatos que o apóiam nem pelos candidatos de partidos que não o apóiam (com exceção dos mais à esquerda, como o PSOL).

Já Serra, provável candidato tucano que, em 2010, enfrentará Heloísa Helena pela Presidência do país, venceu ao conseguir emplacar Kassab na maior capital do país: com essa vitória, ele mostrou que tem força suficiente para eleger o seu candidato, derrotando adversários (PT) e derrotando a própria força que sua sigla supostamente tem (Geraldo Alckmin, que foi o candidato do PSDB).

Quanto às eleições, resta agora cobrar dos candidatos suas propostas e que fiquem nos cargos em que foram eleitos até o final de seus mandatos. É preciso também acompanhar o caminho que os futuros candidatos em 2010 percorrerão, para já ir tomando decisões.

Olho neles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário