26 de março de 2009

Catavento: abertura hoje

A população de São Paulo ganha, hoje, mais uma opção de cultura inteligente, com a abertura de um espaço chamado Catavento, o Palácio das Indústrias, e que já abrigou a Prefeitura e até já foi uma prisão!

Esse espaço contém, além de exposições bastante interessantes que englobam todas as áreas (humanas, exatas, da terra e biológicas) uma enorme variedade de experimentos que contam com a participação do público.

O Catavento, além disso, também tem uma excelente localização: está localizado próximo a uma estação de metrô (Pedro II, na Linha 3 - Vermelha) e próximo ao principal terminal municipal de ônibus da cidade (Term. Pq. Dom Pedro II). Desse modo, ele é acessível a quase toda a população da cidade.

O museu está dividido em quatro seções: uma delas é dedicada às Ciências da Terra, como a astronomia e a geofísica, em espaços que exploram desde a Lua e outros sistemas nebulares do universo até cavernas terrestres, passando, obviamente, por simulações do céu do nosso planeta.

Outra seção é dedicada à vida, onde há espaços principalmente biológicos. Há uma seção dedicada às ciências humanas, que inclui uma interação com a história (você é convidado a tomar decisões do tipo "seguir Hitler ou traí-lo?" como se participasse de uma reunião ministerial) e uma escalada.

Por fim, há uma seção destinada a áreas exatas, especialmente física e engenharia, repleta de experimentos, muitos dos quais bastante semelhantes aos existentes na Estação Ciência e no Parque Cientec.

O Espaço Catavento é, por estes e outros motivos, um dos principais museus da cidade, por ter exposições de todas as áreas do conhecimento e bastante interação com o público. O ingresso custa R$6,00 (estudantes pagam meia) e vale bastante a pena.

Espaço Catavento
Pq. Dom Pedro II, sem número - Centro (localizado no Palácio Das Indústrias)
De terça a domingo, das 9hrs às 16hrs.
Ingresso: R$6,00 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada).

Vão e depois comentem aqui o que acharam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário