7 de março de 2009

Cinema X HQ

Ontem estreiou nos cinemas a adaptação de Watchmen, clássica HQ de Allan Moore feita em meados dos anos 80. Porém, esta está longe de ser a primeira adaptação de uma HQ: já vimos no cinema vários filmes do Batman, Super-Homem, X-Men e Homem-Aranha. O próprio Allan Moore já viu obras suas receberem versões cinematográficas, e é de uma dessas obras a que este post se refere.

Uma das grandes estréias de 2006 nos cinemas foi V de Vingança (foi o segundo melhor filme do ano), cujo original também foi lançado nos anos 80 (em 1982 e 1983, pra ser mais exato, antes de Watchmen), e que é considerado um clássico das HQ's.

Para quem ainda não viu o filme ou leu a HQ, a história é basicamente a seguinte: Londres está sob uma ditadura e surge um marcarado, cujo pseudônimo é V, para tentar derrubar os comandantes dessa ditadura, destruindo símbolos do governo, como o locutor oficial e prédios altamente representativos, como o Parlamento.

Porém, o filme não é uma adaptação totalmente fiel à obra original: o final foi mudado. E, quem diria, foi mudado para melhor: enquanto a HQ apresenta um final bem fraco, o filme tem um clímax sensacional, um dos melhores já vistos no cinema.

É um dos poucos casos em que a adaptação supera o original, e tudo isso graças aos bons atores (Natalie Portman e Hugo Weaving, entre outros), roteiristas (Irmãos Wachowski) e diretor (James McTeigue) do filme, que também conta com uma excepcional equipe de produção e é um dos melhores filmes da década, tal como a HQ é uma das melhores da história (admito que gostei, mesmo não sendo fã de HQ's).

Resta saber se Watchmen obterá o mesmo respaldo. O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário