1 de maio de 2009

Meteorologia: Previsão 2009/002

Amanhã começa a Virada Cultural e há uma pergunta importante no ar: vai chover?

Para fazer essa previsão, foram utilizadas imagens de dois modelos: ETA (do CPTEC, as imagens foram olhadas lá mesmo), rodada das 9 horas da manhã do dia 1, e HRM (da Marinha), rodado às 21 horas do dia 30, além de auxilio de imagens de satélite, também obtidas no site do CPTEC.

Do site da Marinha, pode-se observar na carta sinótica das 9 horas da manhã de hoje, que uma frente que avança pelo oceano já está bem acima de São Paulo, causando uma certa instabilidade na costa do Nordeste. Porém, a circulação provocada pela alta logo atrás dela gera ventos de SE em São Paulo, o que causa uma leve chuva no litoral paulista, podendo ocorrer precipitação fraca na capital.

No sábado, se formará uma pequena alta sobre o leste de SP, o que inibirá a formação de chuvas fortes, ou seja, podem ocorrer apenas chuviscos isolados. No domingo, a situação é levemente alterada, havendo uma maior probabilidade de chuva, mas sem nenhuma pancada forte prevista.

Em relação a temperatura: é aconselhável levar agasalho para a noite de sábado e madrugada e manhã de domingo: as temperaturas permanecerão baixas nesses horários, se mantendo estáveis com relação à noite de sexta para sábado.

Em resumo: até o tempo será bom para a Virada Cultural! Agora, é só curtir a programação, que pode ser vista aqui e aqui e no site oficial do evento.

[Avaliação - 04/05/2009 -17:00]
E, quem diria... Acertei! Não choveu na cidade de São Paulo nem no sábado, nem no domingo, ou seja, quem foi curtir a Virada Cultural pôde curtir bastante o evento. A temperatura foi agradável durante todo o dia, e mesmo o Sol não apareceu muito, o que não atrapalhou nenhuma visão de palco nem causou nenhuma insolação excessiva. Pelo terceiro ano consecutivo, o tempo foi a favor da Virada Cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário