10 de janeiro de 2007

10 anos. 90 anos.

Há exatos 10 anos e 7 dias, acabou um programa da TV Globo que foi um marco na minha vida e na de muitas outras crianças à época. Um programa que não era idiota como os posteriormentes apresentados na mesma TV no horário. Um programa infantil que nào era apresentado por loiras que, se não eram burras, faziam-se de tal. Um programa infantil inteligente e cativante.

Era o fim da TV Colosso, que, entre os anos de 1993 e 1996, foi exibido nas manhãs de segunda a sexta-feira, tendo seu final em 3 de janeiro de 1007. O programa era comandado por cachorros, a principal, Priscila. Também faziam parte da turma JF, Capachão, Thunderdog, Gilmar, o Super-Trio (3 pulgas), entre outros.

Saudades desse tempo, onde até corríamos (eu e minhas primas) para assistir o especial de Natal depois da ceia.

E há quase 90 anos, uma importante Revolução acontecia no Leste Europeu/Ásia. Dava-se início, no dia 23 de fevereiro de 1917, à Revolução Russa, que culminou com a derrubada do czar. Mas a Revolução mesmo veio a acontecer em novembro, quando foi derrubado o Governo Provisório, e Lenin passou a governar, começando a aplicar o Comunismo em terras soviéticas.

Infelizmente, a Revolução não foi completa (não terminou), e teve seu fracasso décadas depois. Ocorreu um desvirtuamento do sentido "socialismo", e o que acabou sendo aplicado foi um totalitarismo, uma ditadura, que muitos até chamavam de socialismo, mas que nada tem a ver com os ideais marxistas.

Edit: como bem dito pelo Moska nos comentários, algumas definições de "socialismo" e "comunismo" estão mal utilizadas no texto. Peço desculpas.

Um comentário:

Santo disse...

Só um detalhe, capeta...

Não chame o socialismo "real" (como foi chamado o socialismo soviético) de Comunismo.

Você sabe que os dois não tem nada a ver. Mesmo o socialismo marxista não deve ser chamado de comunismo.

Postar um comentário