28 de janeiro de 2007

Retrospectiva 2006 (4 de 5): Os 10 Melhores Filmes

Em 2006, os cinemas do Brasil e do mundo todo tiveram uma queda no faturamento. Quando a lista desse post, foi fácil descobrir o por quê: filmes pouco atrativos e piores que os de anos anteriores. Mas mesmo assim, foi possível fazer uma lista dos melhores filmes!

É fácil classificar os filmes de 2006: basta terem sido lançados, no Brasil, em 2006. Simples assim! Claro, também é necessário que eu tenha assistido! E há 19 filmes que se encaixam nesse critério:

Asterix e os Vikings; Os Cavaleiros do Zodíaco – Prólogo do Céu; O Código Da Vinci; Dália Negra; Deu a Louca na Chapéuzinho; A Era do Gelo 2; A Marcha dos Pingüins; A Pantera Cor-de-Rosa; Piratas do Caribe 2: O Baú da Morte; Poseidon; Premonição 3; A Profecia; O Segredo de Brokeback Mountain; Serpentes A Bordo; Superman – O Retorno; Todo Mundo em Pânico 4; V de Vingança; Xeque-Mate; X-Men 3 – O Confronto Final.

Os ditos 10 melhores filmes, que, na verdade, são os que eu mais gostei, não necessariamente os melhores, são esses:

10 – O Código Da Vinci
Essa adaptação do famoso e tão falado livro de Dan Brown, que eu não li, até que ficou acima das minhas expectativas. Não que isso seja um grande mérito, pois não ficou tanto acima para que me criasse interesse em ler o livro, mas a atuação de Tom Hanks (cujo talento foi em parte desperdiçado) vale o 10º lugar.

9 – Superman – O Retorno
O homem de aço voltou as telonas em grande estilo! Efeitos visuais bem utilizados, além de uma continuação da história dos antigos filmes (e não mais um filme sobre o começo), fazem deste um filme agradável de se ver. As boas atuações dos atores, além da direção quase impecável, também o classificam como “bonzinho”.

8 – Deu a Louca na Chapéuzinho
Mais uma animação que tira um sarro das clássicas histórias infantis, esta baseando-se no trio chapéuzinho, vovó e lobo mau. Apesar de um final previsível, o filme consegue o que se propõe: garantir boas risadas. E palmas para a “atuação” do lenhador, bem semelhante à do segurança que quer ser ator em Be Cool. Filme bem feito, história mais ou menos.

7 – A Profecia
Remake do filme de mesmo nome de décadas atrás, dessa vez lançado em 6/6/6, para fazer um marketing com a data e a história. As melhores partes do filme são aquelas cujas mortes se aproximam das da série Premonição: mortes malucas, cheias de sangue, que beiram o ridículo. Mas mesmo assim, por fugir da regra na qual o bonzinho sempre vence no final, vale a pena assistir.

6 – A Pantera Cor-de-Rosa
Os atores, infelizmente, não são os mesmos dos originais, mas Steve Martin não fica muito atrás e garante um filme bem engraçado, mas, tal qual os outros filmes com ele, meio imbecil. Estão lá o diamante, as atrapalhadas do Inspetor Closeau, Dreifus, e algumas outras personagens que são engraçadas, além da bela Beyoncé. E, mais importante de tudo: a abertura, com o desenho inesquecível, junto com a sua música, também está lá!

5 – Serpentes A Bordo
A história do filme beira o ridículo, mas os clichês presentes garantem boas gargalhadas. A atuação de Samuel L. Jackson, como o policial durão e fodão, também é foda! Enfim, frases inesquecíveis como “We need to get these motherfucking snakes out of this motherfucking plane”, além de alguns ataques muito maléficos das cobras (que atacam desde cabeças e braços até órgão genitais masculinos, tetas e ânus) garantem a diversão de quem assiste o filme sem esperar por uma obra de arte.

4 – Xeque-Mate
Está aí um filme que me surpreendeu. Quando fui assistir, não esperava nada dele, mas a sua história, com interessantes e bem usadas reviravoltas, é muito boa. Também pesam na avaliação do filme a atuação dos atores e dos personagens, que conseguem demonstrar perfeitos sentimentos e pensamentos durante todo o filme, de maneira genial. Destaque para a atuação do quase sempre impecável Morgan Freeman, especialmente no final do filme, quando sua personagem está prestes a morrer.

3 – A Marcha dos Pingüins
Esse filme francês, de 2006, mas que estreou no Brasil com um certo atraso, é praticamente o contrário do nosso 5º lugar: um filme cult, muito interessante, cuja história é levada muito a sério e que, pasmem, até a atuação dos “atores” e dos dubladores (originais ou brasileiros) são quase impecáveis. Palmas para a trilha sonora, que faz um papel bem importante no filme, que mostra, genialmente, um ciclo dos pingüins imperadores, além de outras maravilhas antárticas, como, por exemplo, uma cena em que o Sol e a Lua aparecem lado a lado, do mesmo tamanho. Genial!

2 – V de Vingança
Uma pessoa que, como eu, vai as ruas lutar por seus direitos e espera que cada vez mais e mais pessoas também tenham esse pensamento de que a luta de trabalhadores e estudantes é necessária, adorará esse filme, que mostra como uma única pessoa consegue fazer uma população inteira, apesar de amedrontada por ser extremamente oprimida, ir às ruas, lutar por sua liberdade, por seus direitos, e conseguí-los. Enfim, este é um filme que dá ânimo para continuar na luta pela revolução, e, espero eu, que sirva de exemplos para aqueles que não o fazem. Muitas palmas para essa inteligente adaptação dos quadrinhos!

1 – A Era do Gelo 2
Disparado, o melhor filme do ano. Emociona o espectador com a história de um mamute que acha ser o último da espécie, e, por isso, é segregado pelos outros animais, o diverte com as trapalhadas de um preguiça, a personagem idiota da história (e que parece com uma professora minha), e gera expectativas pelo próximo da série. Grande sucesso de bilheteria, dirigido por um brasileiro, com efeitos de animação excelentes, é um filme para toda a família, por conter ação, aventura, romance e comédia, numa história que se desenrola sem maiores problemas, e com personagens cada vez mais e mais carismáticas, como os gambás e o Sid, por exemplo.

Sobre os outros filmes que assisti, farei um breve comentário sobre eles:
Asterix e Os Vikings: animação boa, mas com história fraca e mal-explorada, além de uma dublagem brasileira de gosto muito duvidoso;

Cavaleiros do Zodíaco – Prólogo do Céu: filme, para quem se acostumou com a história da série, muito fraco, sem grandes lutas, e com visual extremamente estranho;

Dália Negra: filme chato, muito lerdo;

Piratas do Caribe 2: chega a ser decepcionante o final sem final do filme, os personagens cada vez menos carismáticos, enfim, uma franquia estragada;

Poseidon: o pior filme do ano, pela falta de história, personagens pouco carismáticos, situações ridículas, péssima direção e atuação;

Premonição 3: outra seqüência cuja história é fraca, apesar das mortes continuarem bem engraçadas e ridículas, e do final ter um clímax muito bom;

O Segredo de Brokeback Mountain: um filme sem história nenhuma, que consegue apenas ser polêmico;

Todo Mundo em Pânico 4: seqüência que garante boas risadas, mas sem uma história minimamente decente, que só se salva pela atuação do presidente dos EUA;

X-Men 3: mais uma seqüência malfeita, principalmente por ser o fim de uma trilogia que não tem fim, e da história se desenrolar muito mal, com grandes exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário