18 de março de 2007

23/03/2007 - Dia Meteorológico Mundial (1)

Sexta-feira é o Dia Meteorológico Mundial, a principal data para os meteorologistas e aspirantes a isso. Tá... Talvez a principal data para um meteorologista seja a data em que choveu um monte de mm num tempo t tendendo a 0, mas isso não vem ao caso.

O importante é que na sexta-feira dessa semana é comemorado o dia de uma das profissões menos conhecidas e menos valorizadas da humanidade, mas que é uma das mais importantes, se não a MAIS importante.

A meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera, principalmente no que se refere a seus componentes físicos e químicos, mas abordando também a sua relação com os oceanos, com a biologia, com o homem, entre outros.

Essa ciência afeta todas as outras ciências conhecidas atualmente pelo homem, sendo que, em algumas, interfere crucialmente, sendo essencial seus conhecimentos. No Brasil, as áreas mais importantes da Meteorologia são: Agrometeorologia, Meteorologia Sinótica e Climatologia.

Há, atualmente, 4 cursos de graduação em Meteorologia, sendo o mais importante e mais reconhecido o ministrado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). O curso é de período integral e dura 4 anos.

Ainda nessa semana, discutirei mais sobre o assunto. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário