23 de março de 2008

23/03/2008 - Dia Meteorológico Mundial

Enquanto muitos hoje comemoram a Páscoa, eu prefiro comemorar algo muito mais importante, atual e que iinfluencia diretamente a vida de muito mais pessoas que a Páscoa: a Meteorologia, afinal, hoje é o Dia Meteorológico Mundial.

Hoje é um dia para refletirmos o quanto uma das ciências que mais requer avanços tecnológicos já fez pela gente. E ela já fez mais do que nos permitir marcar um churrasco ou um piquenique no parque naquele maravilhoso dia de Sol ou de nos prevenir para sair com um bote naquele dia de chuva torrencial.

Ela é uma ciência que não apenas diz se vai chover amanhã, mas ela, atualmente, já pode nos dizer, com pequena margem de erro, qual será o clima do planeta daqui a 50 anos. Já nos indica que estamos cravando nossa própria sepultura e, ao mesmo tempo, nos mostra possíveis soluções para evitarmos o pior.

Nossas vidas seriam ainda melhores se fosse dada à Meteorologia a devida importância. Menos desperdício de comida, maior quantificação de lucros e maiores avanços tecnológicos (os super-computadores são utilizados pela ciência que prevê o futuro!), tudo isso seria possível, se mais e mais pessoas abrissem a cabeça e parassem de pensar que a Meteorologia só serve para dizer se vai chover amanhã ou se eu poderei pegar um bronzeado na Sexta-feira Santa.

E você, caro leitor, quando vai abrir sua cabeça?

Independentemente, fica, para os meus colegas e amigos, uma enorme saudação por trabalhar e/ou estudar nessa maravilhoa área que é a Meteorologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário