21 de março de 2008

Você ainda se lembra da cratera?

Saiu nessa semana parte do que o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), ligado à USP (Universidade de São Paulo) concluiu sobre o acidente que gerou a cratera daLinha 4 Amarela do Metrô de São Paulo.

E, conforme eu já supunha, pelo que foi divulgado, a culpa é do Consórcio que administra a obra. Veja os principais pontos (extraído de uma notícia da Folha):

1) Inversão no sentido de escavação do túnel sob a rua Capri: "houve inversão de fluxo", disse Hossepian Júnior. Deveria ter começado no poço da estação em direção à Capri, mas foi feita no sentido oposto;

2) Discrepância entre os registros dos diários de obra e os encontrados por técnicos do IPT: enquanto o diário informa que havia cinco cambotas (grades de sustentação) de um lado da parede do túnel e duas de outro, técnicos do instituto acharam duas em cada lado.

3) Suposta aceleração do ritmo da construção: "A escavação do túnel que se colapsou foi em quantidade superior ao que estava no projeto. A profundidade foi maior, chegou a 1,40 m", explica o promotor.

E agora nos indagamos: que providências serão tomadas? Como ficará o nosso dinheiro, investido através de impostos, nisso tudo? E, talvez a mais importante: quando, finalmente, sai a Linha 4 Amarela?

O mais triste de tudo é saber que só receberemos respostas evasivas, que a tucanagem irá proteger a todo custo as empresas envolvidas na obra e que, ao que tudo indica, o nosso Governador, que tem grande parcela de responsabilidade nisso, será nosso Presidente, enquando o ex-Governador, que tem uma parcela de responsabilidade maior ainda, poderá vir a ser o Prefeito ou, de novo, Governador!

Já que não vamos à Lua, vamos encher a Terra de crateras?

Um comentário:

vixuz disse...

ahhh soh mais um buraquinho nas avenidas de sao paulo ed!
metro é a solução para uma cidade na qual nascem por dia mais carros do que gente, nao é de hoje que transporte público é tratado como coisa pública e nao vai mudar tão cedo, mas vai chegar uma hora[ou já chegou] em que nao vai haver mais lugar para automoveis circularem em sampa, hoje ainda da pra tentar fugir da hora do rush, rodizio, mas em dias de chuva monstra que, se nao fizerem algo logo nao vai dar pra sair da garagem, é obvio. metro é quase que a unica solução mas a longo prazo, mas e pra agora? olha o metro como ta, nao cabe nem pensamento dentro dele. sera que com a vinda da copa pra ca eles nao agilizam a construção soh dizer q a cidade esta bonitinha e moderna?

Postar um comentário