29 de janeiro de 2009

Pré-LOST

Acho que a grande maioria dos visitantes deste blog sabem o que é LOST. Alguns até se lembrarão dos enigmas dos quais falei aqui no blog em dois posts (aqui e aqui). E, se você é de outro planeta, só clicar aqui pra saber o que é a série de TV mais comentada do século (até agora).

Pois bem, mas você já soube quais as referências de LOST? Este é um dos livros que serviu de referência para a série:

#9 - O Senhor Das Moscas - William Golding
Um dos principais livros que deram origem a LOST

A história desse livro, de 1954, parte de uma premissa simples e razoavelmente comum: pessoas numa ilha deserta. Porém, o autor inova ao colocar um grupo de crianças de um colégio interno sozinhas numa ilha, mostrando como elas tentam levar a vida quando são donas de si próprias.

Assim como LOST, o livro explora bastante o psicológico das personagens, não abordando nenhum personagem de maneira superficial, o que contribui para criar um excelente clima de suspense, que por vezes descamba para a ação, por vezes tende para o terror psicológico.

LOST "rouba" desse livro vários fatores: o modelo básico da história (pessoas caem numa ilha e se vêem obrigadas a sobreviver, com richas, divisões e preconceitos), a abordagem psicológica das personagens (em ambos os casos, diferentes personalidades convivem, pacificamente e/ou não, na ilha) e a densidade na maneira de contar a história (não são objetivos).

Porém, o livro se sobressai a LOST em alguns pontos: o autor explora muito bem o psicológico das ações, principalmente das que levam a mortes de alguns personagens; e o livro não demora tanto para chegar ao final, além de não conter paranormalidades.

É um livro excelente e, junto com O Apanhador No Campo de Centeio e A Revolução Dos Bichos é tido como um clássico do pós-guerra e seu autor. Seu autor, William Golding, ganhou o Nobel de LIteratura em 1983. Nota: 8,8.

O livro pode ser encontrado para download clicando aqui (em .pdf, pode ser baixado por programa que usa rede ED2K (eMule, por exemplo) ou diretamente pelo site).

Nenhum comentário:

Postar um comentário