12 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008: As 10 melhores músicas (2 de 5)

Continuando a retrospectiva de 2008, eis aqui uma lista das 10 melhores músicas de 2008! Para fazer essa lista, foi feita uma pré-lista com as músicas abaixo, e o requisito é que a música tenha sido lançada como single durante o ano passado, a não ser nos casos em que a banda lançou CD mas não escolheu nenhuma música de trabalho (caso do Manacá).

A pré-lista teve as seguintes 23 músicas:
Ainda Gosto Dela (Skank & Negra Li); Barcelona (Giulia Y Los Tellarini); Burden (Opeth); Diabo (Manacá); Frei Zu Sein (In Extremo); Goliath (Mars Volta); Good Days Bad Days (Kaiser Chiefs); Hollow Man (R.E.M.); I Kissed A Girl (Katy Perry); Kids (MGMT); Lost And Rendered (Alkaline Trio); Lost! (Colsplay); Love Is Noise (The Verve); Lucid Dreams (Franz Ferdinand); Many Shades Of Black (Raconteurs); Monstro Invisível (Rappa); Quinta-Feira (Forgotten Boys); Rich Woman (Robert Plant & Alison Krauss); Rock'n'roll Train (AC/DC); Semáforo (Vanguart); Sex On Fire (Kings Of Leon); That's How People Grow Up (Morrisey); Wach Auf! (Oomph!).

Agora, as 10 melhores músicas de 2008 (clique no nome da música para ver o clipe):

10 – The Raconteurs – Many Shades Of Black (letra / tradução)
Jack White, dessa vez com o Raconteurs, aparece mais uma vez no top 10 do ano, dessa vez com uma baladinha com direito a trombones e um início sensacional!

9 – Skank & Negra Li – Ainda Gosto Dela (letra)
Quem vê essa lista até aqui, vai achar que eu estou mais emotivo: outra baladinha na lista das 10 melhores músicas. Dessa vez, quem está a frente é um casal de vozes muito lindas: Negra Li e Samuel Rosa, fazendo um dueto muito lindo!

8 – AC/DC – Rock'N'Roll Train (letra / tradução)
Depois de muito tempo sem dar as caras, o AC/DC lançou em 2008 um álbum em que volta às origens, fazendo músicas que resgatam a essência da banda: rock puro com riff's que grudam na cabeça. Apesar de pouco inovar na discografia da banda, eles continuam ótimos!

7 – Coldplay – Lost! (letra / tradução)
O Coldplay resolveu inovar no disco que lançou ano passado, mas a inovação não foi tão grande assim (apesar do nome do CD ser "Viva La Vida or Death And All His Friends). Nessa música, uma das melhores do CD, que é apenas mediano e tem mais uma música em homenagem a Douglas Adams, o que me conquistou foi a pseudo-batida de palmas que ela tem. Deve ser linda ao vivo.

6 – R.E.M. – Hollow Man (letra / tradução)
Assim como o AC/DC, o R.E.M. vinha fazendo discos fracos ultimamente. Porém, no ano passado, eles acertaram a mão e fizeram um bom disco, que lembra os melhores tempos da banda. Além dessa música ser um bom exemplo do estilo característico do grupo, o clipe, bem como os de outras músicas do disco, também é muito bom.

5 – MGMT – Kids (letra / tradução)
A única banda que começou no ano passado e que conseguiu emplacar uma música nesse top 10 foi o MGMT. Ironicamente, a música que eles emplacaram (pra dizer a verdade, todas as músicas da banda) lembra muito músicas dos anos 80: desde o somzinho de brinquedo até as batidas, bem parecidas com as que marcaram a década que eu nasci e que fazem sucesso até hoje.
Obs.: O clipe linkado aí em cima não é oficial, foi feito por um fã.

4 – Robert Plant & Alison Krauss – Rich Woman (letra / tradução)
Outro dueto da lista, mas nesse caso, além da beleza das vozes de Robert Plant (ex-vocal do Led Zeppelin) e de Alison Krauss, há também o suingue da música, que é lindo demais! Essa música dá tesão, e eu ousaria dizer que deve ser perfeita para se fazer sexo. Alguém se habilita a ser minha companheira?

Menção honrosa: Beirut – Elephant Gun (letra / tradução)
Antes de continuarmos a lista, há uma menção honrosa a ser feita: essa música da banda Beirut, que ficou bastante famosa por ser tema de Capitu e Bentinho na microssérie da Globo baseada no livro Dom Casmurro, do Machado de Assis, é muito boa, e só não está na lista das 10 melhores de 2008 porque ela é uma música de 2007.

Agora, de volta à lista, para o Top 3 onde qualquer uma das 3 músicas a seguir pode muito bem ser a melhor do ano, pois são todas muito boas!

3 – In Extremo – Frei Zu Sein (letra / tradução)
Essa banda alemã que nunca apareceu neste blog antes talvez seja a maior surpresa dessa lista, e a boa posição dessa música se deve principalmente pela mistura de rock com elementos nórdicos, como gaitas-de-fole, uma combinação que ficou muito boa. Abaixo, o clipe da música.

2 – Kaiser Chiefs – Good Days Bad Days (letra)
Mais uma vez o Kaiser Chiefs aparece na lista das melhores músicas do ano. Porém, apesar de ano passado ter ficado com duas músicas em primeiro lugar, esse ano a banda apresentou uma queda e sua música é apenas a segunda melhor do ano. Mesmo assim, a música é boa e o clipe, que foi feito no Brasil durante a passagem da banda por São Paulo, excelente.

1 – Franz Ferdinand – Lucid Dreams (letra)
Apesar do CD do Franz Ferdinand ser lançado apenas em janeiro de 2009, a banda soltou duas músicas ano passado: Ulysses e Lucid Dreams. E é esta última a melhor música de 2008, pois tem um começo bacana e uma batida típica da banda, apesar de estar levemente diferente. É ótima! Pena que não foi lançado nenhum clipe dela e que a versão do álbum foi mudada e é diferente desta...

Se você gostou das músicas, clique aqui para baixar uma coletânea que eu fiz com as 20 melhores músicas do ano (dá pra gravar num CD). Aproveite também para deixar um comentário! Quais as melhores músicas de 2008 pra você?

2 comentários:

Daniel disse...

Blasfêmia! Não escreva mais sobre o Coldplay. Peço encarecidamente.

Matheus Manente disse...

Eu posso notar uma coisa interessante... Nossos gostos musicais são bem diferentes =)

Mas aproveito pra dizer que o blog é ótimo, já estive lendo bastante coisa que você colocou aqui. Continue com o trabalho nessa página do blogger!

Postar um comentário