15 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008: Os 10 principais fatos (3 de 5)

Já tivemos um balanço razoavelmente pessoal de 2008, agora é a vez de escolher os 10 principais fatos do ano passado, numa lista que tem indícios pessoais (é impossível não ter), mas que é bem mais ampla.

Pré-selecionei 17 fatos, que vão desde um sequestro longo e invasão bem-sucedida a reitoria a crise econômica e um terremoto no Brasil, passando por sapatadas de adeus, renúncias inesperadas, sumiços de padres voadores e enchentes no Sul. Tivemos eleições nos dois países que mais nos importam corrupção com cartões e reformas em estações de trem perigosas. Não só isso: acharam quadros roubados em 2007 e criaram ensino a distância nas maiores universidades do país. E se acha que isso foi muito, não se esqueça dos duelos olímpicos e dos duelos com armas entre as polícias de São Paulo e que causaram uma pseudo-queda das FARC.

Vamos, agora, aos 10 principais:

10 – Renúncia de Fidel Castro
Esse fato entra na lista não porque foi algo que causou muita mudança em Cuba, pois o Fidel já não estava mais no comando há algum tempo, mas é porque, se não me falha a memória, foi a primeira vez que um ditador terminou o seu "mandato" dessa forma, ou seja, de maneira organizada.

9 – Olímpiadas na China
Em agosto vimos, mais uma vez, a beleza que é o maior espetáculo esportivo do planeta. A China fez bonito: cerimônias grandiosas, organização quase impecável e, pela primeira vez desde muito tempo, ultrapassou os Estados Unidos no quadro de medalhas. Já, o Brasil, fez bem feio. Melhor sorte em Londres, daqui a 3 anos.

8 – Padre dos Balões
Tá, isso não é importante, mas é inegável que foi um dos fatos mais comentados ao longo do ano passado: quem imaginaria que o louco do ano seria um padre que tentaria voar por meio de bexigas no meio de uma tempestade? E pra melhorar a história (ou deixá-la mais louca), descobre-se que ele tinha GPS, mas não sabia usar. Enfim, o mico do ano!

7 – Invasão Bem-sucedida à Reitoria da UnB
Em Brasília, nem tudo foram derrotas. A capital federal, desta vez, viu o abuso com o dinheiro púiblico acontecer em uma das principais universidades do país: o ex-reitor da UnB abusou, os estudantes protestaram invadindo e ocupando a reitoria e, pela primeira vez desde o início da onda de invasões e ocupações de prédios públicos, conseguiram o que queriam: afastaram o reitor e o vice-reitor, além de outras conquistas.

6 – Crise na Economia Mundial
E depois da bonança, veio o desespero. Bolsas caindo ao redor de todo o mundo, especuladores que mudam de humor mais que mulher em TPM... Enfim, muita gente achou que o mundo ia acabar nessa que é considerada a pior crise econômica desde o crash de 1929. E tudo poderia ter sido evitado com medidas preventivas simples, mas é aquela velha história: quem quer desafiar os interesses dos bancos?

5 – Calamidade em Santa Catarina
O final do ano chegou e, com ele, chuvas torrenciais atingiram Santa Catarina e deixaram várias cidades em estado de emergência. Alguns culparão as chuvas, porém, mais uma vez, o real culpado é o serviço público: a Defesa Civil tem como obter uma boa previsão do montante de chuva a ponto de evitar ao máximo desastres como o que ocorreram no estado do Sul. Infelizmente, não o fez. E, enquanto isso, Florianópolis bateu recorde de fogos de artifício na virada do ano.

4 – Eleição nos EUA
E, em novembro, confirmou-se o que todos sabiam há muito tempo: os republicanos perderam as eleições. A surpresa, entretanto, é que 2008 não entrará para a história como sendo o ano que elegeu a primeira mulher presidente dos EUA, pois Hillary Clinton não era a candidata democrata. Em 2008, foi eleito o primeiro presidente negro dos EUA: Barack Obama.

3 – Polícia Civil X Polícia Militar
Em outubro, só uma notícia conseguiu superar a notícia do sequestro e as eleições nos jornais brasileiros: um confronto provocado pelo descaso do Governador José Serra perante os policiais civis, em greve, gerou uma guerra entre as polícias civil e militar de São Paulo. Uma a mando do Governador, disposto a atacar com o que tiver nas mãos servidores públicos, principalmente se estiverem atrás de direitos, que era a que estava do outro lado. Lamentável!

2 – Eleições 2008
Se você acompanha este blog, já sabe o que aconteceu: Gabeira surpreendeu no Rio indo pro segundo turno, mas quem ganhou foi o Eduardo Paes. Em São Paulo, Kassab surpreendeu e se mostrou como o único lider dos "demos" ainda influente. E, no resto do país, deu PT, PSDB e PMDB, numa polarização perigosa que, infelizmente, deve se repetir em 2010. Para o PSOL, restou alguns cargos de vereador, como a Heloísa Helena, eleita em Maceió.

1 – Sapatada no Bush
Muitos dirão que isso é um complemento da quarta posição, mas o que está em jogo aqui não é o que acontecerá nos Estados Unidos nos próximos 4 anos, mas o que aconteceu durante o governo de George W. Bush: um desastre tão grande que seu governo será lembrado por um atentado, duas guerras provocadas por mentiras e uma crise gigantesca, tudo sintetizado na imagem de um jornalista atirando dois sapatos no homem mais poderoso do mundo, numa clara inversão de valores que durou poucos minutos. Palmas a ele!

Um comentário:

Pablo disse...

Realmente são os fatos mais comentados ! Gostei da idéia !

http://sombradaamendoeira.blogspot.com/

Postar um comentário