6 de janeiro de 2009

Série de Desventuras [2]

Desventuras Em Série é o nome de um conjunto de 13 livros escritos por Lemony Snicket. Você já viu um resumo do que achei sobre o primeiro livro da série neste blog, agora é a vez de, seis meses depois, conferir se vale a pena ou não ler os outros 12 livros escritos por Lemony Snicket.

#8 - Desventuras Em Série - Lemony Snicket
Os 13 livros escritos por um personagem: Lemony Snicket

Antes de mais nada, algo precisa ser dito: 13 livros é uma quantidade demais de livros! Isso faz com que a coleção fique muito longa, gaste-se muito dinheiro e/ou tempo!

Porém, mesmo essa enorme quantidade de livros que a série tem não a torna ruim: o autor mantém suas características ao longo de todos os 13 livros, que tem 13 capítulos cada (e um extra no 13º livro). Tudo meticulosamente combinado com as tragédias que se amontoam sobre a vida dos órfãos Baudelaire, a maioria causada pelo Conde Olaf.

O autor deixa algumas lacunas importantes no final, não revelando o paradeiro de vários personagens, apesar de personagens menores na trama obterem bastante destaque com relação ao que acontece com eles.

Ao longo dos livros, razoavelmente previsíveis e, principalmente o terceiro, o quarto e o quinto, são bastante previsíveis, enquanto após o oitavo livro a série tem uma reviravolta. O que eu achei mais interessante é que personagens que parecem passageiros voltam conforme a narrativa continua!

O melhor livro da série é o penúltimo, enquanto o quinto e o sétimo livros são os piores. Abaixo, a nota de cada um dos livros da série, que, ao todo, ganha uma nota 8,1.

Livro 1: Mau Começo - Nota: 8,3
Livro 2: Sala Dos Répteis - Nota: 8,0
Livro 3: O Lago Das Sanguessugas - Nota: 8,0
Livro 4: Serraria Baixo-Astral - Nota: 8,0
Livro 5: Inferno No Colégio Interno - Nota: 7,5
Livro 6: O Elevador Ersatz - Nota: 8,0
Livro 7: A Cidade Sinistra Dos Corvos - Nota: 7,5
Livro 8: O Hospital Hostil - Nota: 8,5
Livro 9: O Espetáculo Carnívoro - Nota: 8,5
Livro 10: O Escorregador De Gelo - Nota: 8,0
Livro 11: A Gruta Gorgônea - Nota: 8,0
Livro 12: O Penúltimo Perigo - Nota: 9,0
Livro 13: O Fim - Nota: 8,5

Um detalhe muito importante que não pode passar desapercebido é que a série contém mais que esses 13 livros: há, também, outros 7 livros complementares, como uma autobiografia do autor, mas a maioria não foi traduzida e publicada no Brasil.

Para baixar a série, basta clicar aqui (o link foi criado pelo pessoal deste blog e tem, inclusive, um dos livros extras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário