31 de maio de 2009

Viva o mestre!

E, finalmente, um post para ele, o mestre, o meu mais novo ídolo: Edgar Allan Poe!

#10 - Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe
O precursor dos contos como os conhecemos hoje

Poucas pessoas gostam de livros clássicos e de autores clássicos, mas todos adoram ler o livro mais fresquinho que chegou às livrarias e virou aquele filme cheio de efeitos especiais que custam milhares e bilhares de dólares. O que poucos se lembram é que o novo é sempre inspirado no antigo, e quase tudo o que conhecemos de literatura hoje, é inspirado em Edgar Allan Por, direta ou indiretamente.

Isso acontece porque nos contos de Edgar Allan Poe, escritos na primeira metade do século XIX (o autor nasceu em 1809 e faleceu em 1849, de causas desconhecidas) foram tão inovadores que têm suas fórmulas repetidas por vários autores: um início de trama tenso, que leva o leitor a acreditar em algo que, próximo do final, é totalmente invertido!

Alie a essa surpresa do final temas sobrenaturais que, ao final da história, tem uma explicação razoavelmente convincente (principalmente para época), e textos bem escritos por um autor com bastante inteligência e conhecimento, que divaga sobre todos os ramos das ciências conhecidas pelo homem de maneira simples porém com profundidade, e você terá contos que beiram a perfeição.

De todos os contos que eu li, nos três livros que passaram à minha mão, os melhores foram, sem dúvida, os que contam histórias do Detetive Dupin, precursor de (e, ousaria dizer, superior a) Sherlock Holmes (cujos livros, infelizmente, eu ainda não li, mas pretendo), como "Os Crimes da Rua Morgue" e "A Carta Roubada".

Há também contos sobre mortos que revivem e até divagações sobre canhotos e destros (que, inclusive, eu adorei). De todos os contos que eu li, eu não gostei de apenas um, mas mesmo assim, eu o considero um dos melhores autores de todos os tempos, e que dificilmente será superado. Nota: 10,0.

Como os seus textos são antigos, toda a literatura de Edgar Allan Poe já é de domínio público, sendo então de fácil localização na Web. Encontrei vários sites que disponibilizam um bom material sobre o autor, incluindo seus contos. Entre eles, há o Domínio Público, que tem vários contos; um site brasileiro dedicado ao autor (também tem vários poemas e prosas); e um site em inglês dedicado ao autor, que tem todos os seus contos divididos em cinco volumes. Vale a pena! Leiam e depois digam, nos comentários, o que acharam deste autor extraordinário!

3 comentários:

Fagner JB. disse...

emo

Nanee disse...

Poe está na minha lista, li bem menos coisas dele do que gostaria...
E acho que posso dizer que ele é uma espécie de avô de algumas das minhas principais influências (tipo os filmes do Tim Burton).

Beijos!

Neite disse...

Edgar Allan Poe rocks
\m/ O.o

Postar um comentário