31 de março de 2010

Anime Friends 2009

Acredito eu que finalizando a série de posts atrasados de coisas referentes a 2009, uma visão geral sobre o Anime Friends do ano passado.

Por algum motivo (provavelmente chamado Malk, e talvez isso explique pra ele porque eu fiquei puto com ele na época), eu fui a todos os dias do Anime Friends 2009. Foram 4 dias de um evento que, nos 4 dias, tinha praticamente a mesma coisa. Curiosamente, o último dia foi o mais legal, por vários fatores.

Leka brincando de poi
Gabriel brincando de poi
Nos 3 primeiros dias, a vantagem do evento é que ele é mais vazio. Esta é também a desvantagem: por ser mais vazio, não são todos os meus amigos que vão nesses dias, o que torna o evento um pouco mais chato. Mas há os que vão (Lucas, Simone, Vina e André, por exemplo) e, além deles, há cosplays, que são a outra grande atração do evento (como o próprio nome já diz, as principais atrações são os amigos). Houveram também shows, mas não acompanhei nenhum, pois só descobri mais tarde que o cantor das músicas de Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco ia se apresentar...

Cosplay de Majim Boo (Dragon Ball Z)

Há, também, "atrações" que você mesmo cria: por exemplo, o Vina e o Gabriel levaram pois (se não sabe o que são, amplie as fotos acime) e renderam vários momentos de diversão, pra todos.


Ice
Tk e Theo
Mas, não há como negar: o melhor do evento são os amigos. São eles a principal razão para eu ir nos eventos e é a presença da maioria deles no último dia do evento que fazem este dia ser o melhor. Foram, no último dia: Ice (que levou uma cotovelada minha =P), Viih, Andrei, Bia, Leka, Simone, Matt, Jairo, Lucas, Lúcia, Tk, Theo, Ermã, André, Érika, Fabríccio, Gabriel e mais alguém que eu devo ter esquecido. Todos responsáveis pelo melhor dia do Anime Friends 2009!

PS.: E muitos crocs na cabeça da Michelle! Ela foi com o povo da faculdade (César, Mariana, Tremor, Leandro, Hiremar e agregados) e ficou de me ligar quando chegassem. Mas só falou comigo quando estavam quase indo embora...

E você, leitor... Gosta de animes e de eventos? Foi nesse? O que achou? Comente!

30 de março de 2010

Massacration na The Week

Festa a fantasia: V

Mais um assunto velho sendo revivido, para colocar em dia tudo o que ocorreu nos 3 últimos meses de 2009, quando este endereço (na época ainda sob o nome de Shalshisheira) estava em recesso.

Ano passado, como muitos devem saber, visto que a grande maioria recebe meus e-mails, eu resolvi comemorar meu aniversário na Trash 80's. E, para sorte (e azar) meu, foi uma Trash especial: de Halloween (é o que dá nascer no dia 31 de outubro) na The Week.

A sorte, explico, é porque, por ser Trash especial, teve atrações especiais, como um cover de Michael Jackson e o show do Massacration, entre outros. O azar foi o preço: foi muito caro pra uma balada, o que afastou muitos amigos meus de irem.

Massacration na Trash 80's
Agora ao assunto principal do tópico: o show do Massacration. O show foi muito bom! Óbvio que eles tocaram as principais músicas do grupo (como Metal Is The Law e The Mummy, do primeiro e do segundo disco, respectivamente), inclusive Metal Bucetation, apesar de estarem numa balada com público misto (ou seja, com heteros, bissexuais e gays assistindo a banda) e até fazerem piada disso, falando que iam tocar Metal Pirocation.

Animaram o público e os melhores momentos dos shows foram os covers de músicas dos anos 80, que eu e muitos dos presentes jamais imaginavam que ouviriam deles! Entre as músicas tocadas, a mais legal foi Girls Just Wanna Have Fun, que teria sido composta por eles e doada à Cindy Lauper, segundo o Detonator, vocal e líder da banda. Como não achei uma boa versão dessa música no Youtube, está, abaixo, a cover de Nega Do Cabelo Duro que eles fizeram e que também ficou bem legal!


Todos que foram curtiram muito tanto a balada como o show (eu inclusive). Aproveitei pra rever a Patrícia, que já há tempo eu não via. Beijo especial pra ela, que foi a mais sortuda e ainda saiu de lá com uma baqueta do Massacration.

Xandria na Tribe

Vou aproveitar esses dois últimos dias do mês para "pagar" postagens de 2009 que eu estou devendo. Então, show do Xandria, do Massacration e até Anime Friends serão abordados nos próximos posts. O que for lembrado será lembrado... O que não for, por já ser passado, não será mais mencionado aqui.

Xandria na Tribe, em 29/08/2009
No finalzinho de agosto rolou o show do Xandria aqui em São Paulo. Devo admitir que, até alguns dias antes, não conhecia nenhuma música da banda. Mas, por ter sido recomendação do Nate, que tem um gosto muito bom (apesar de gostar de Lady Gaga) e relativamente parecido com o meu (apesar de gostar de Lady Gaga e Britney), ouvi algumas músicas, gostei, baixei um CD, continuei gostando e resolvi ir ao show, que não era tão caro assim.

Pra quem não sabe, Xandria é uma banda alemã, com uma vocalista gordinha, porém muito simpática, chamada Lakonia, e que tem um guitarrista (Marco Heubaum) que, para surpresa da maioria dos que estavam presentes na Tribe, após o intervalo voltou e conversou com a platéia num português razoavelmente bom, falando que já morou no Brasil e que, depois de ter formado a banda e feito sucesso, sempre teve vontade de fazer shows aqui no país!

E isso, em parte, deve ter explicado o porquê da banda ter tocado animadamente (apesar do gênero da banda ser quase gótico) as principais músicas dos 12 anos de carreira do grupo enquanto a platéia, diferente da usual dos shows que eu vou, cantava de maneira mais tímida, mas também felizes por verem a banda ao vivo.

Única ressalva para o show fica por conta do público (o som estava bom, a companhia também, e o lugar nem era tão ruim como a Beth e o Ivan propagandearam): ter que ouvir "uh uh uh" em toda maldita música que eles tocaram foi um saco! Poxa, góticos, que tal variar um pouco e fazer "ôôô", ou "yeeeeaaaaaeeee" ou qualquer outra coisa além de "uh uh uh" com voz fininha?

Show bom, porém não excepcional. (Único e, portanto,) Melhor show internacional de 2009 que eu vi.

25 de março de 2010

O fogo do Franz Ferdinand

Alex Kapranos e o Franz Ferdinand no Via Funchal
São Paulo pegou fogo. De novo! Apesar de, nesse caso, isso não ser necessariamente uma coisa boa, porque o Via Funchal, na terça-feira, realmente ficou muito quente (problemas no ar-condicionado?), o show do Franz Ferdinand foi foda!

Eu comentei com alguém reentemente que os melhores shows ao vivo são de bandas que já tem uma certa experiência na estrada, como o Pearl Jam, The Cranberries e Velhas Virgens, por exemplo. Mas, na terça-feira, eu lembrei que o Franz ainda não tem nem 10 anos de existência e, já em 2006 fizeram shows espetaculares e inesquecíveis.

Anteontem, eles repetiram a dose: apesar do Alex Kapranos (vocalista) ter declarado no Twitter que ficou 48 horas morrendo na cama, com febre e cheio de pus na garganta, ele cantou, andou de um lado pro outro e pulou no palco durante as quase 2 horas de shows, nas quais foram tocadas músicas dos três CDs: Darts Of Pleasure, Dark Of The Matinée, Take Me Out (do disco de estréia), The Fallen, Walk Away, Do You Want To (do segundo disco), Ulysses, Bite Hard e Can't Stop Feeling (do último disco), entre outras, como a B-side Shopping For Blood e a cover All My Friends, cuja original é do LCD Soundsystem.

Alex Kapranos, Nick McCarthy, Paul Thonsom e Bob Hardy tocando Outsiders
Entre os grandes destaques do show são os momentos especiais em Outsiders (foto acima), que fecha a primeira parte do show com todos os integrantes à frente do palco, tocando ensandecidamente bateria, e Lucid Dreams, que encerrou o show transformando o Via Funchal numa pista de dança, enquanto todos viam cada um dos integrantes saírem do palco um a um, até restar o baterista Paul Thomson comandando o momento balada do show.

São pouquíssimas as bandas que conseguem (e que tem coragem de) começar um show no "modo rock" e terminar no "modo eletrônica" de forma a não desanimar ninguém na pista! Inclusive passando por momentos yaoi durante o show: durante Michael (na qual o Alex canta "Michael you're the only one I'd ever want") teve até dois caras se beijando ao meu lado! Eu fiquei de queixo caído ao ver a cena, principalmente porque um deles pareceu estar dando em cima da menina que parecia namorada do outro até então!

Outros destaques foram as duas músicas mais famosas da banda: This Fire (vídeo abaixo) e Take Me Out, que, mais do que todas as outras músicas, levaram o público, ainda que desidratado e quase morrendo, à loucura e ao êxtase total, colocando mais fogo ainda ao já quente Via Funchal!


Resumindo tudo: o Franz foi FODA!

22 de março de 2010

Franz Ferdinand + São Paulo: Outra vez!

Já vieram em 2006 (2 vezes).
Voltaram ano passado.
E estão de volta de novo esse ano!

Franz Ferdinand no ótimo show de 2006, no Motomix
É assim o caso de amor entre o Franz Ferdinand e o Brasil: sempre juntos, sempre fazendo ótimos shows!

Dessa vez, eles tocarão na capital paulista amanhã, Dia Meteorológico Mundial, no Via Funchal, a partir das 22 horas. Prometem repetir os grandes shows que fizeram em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília nos últimos dias: jamais repetindo o show (eles alternam os sets entre os shows), sempre muito empolgados e cativando a platéia, que já chega empolgada e se anima mais ainda durante o show!

Esses são alguns dos motivos que fazem dos escoceses uma das das melhores bandas na ativa, sendo elogiados por crítica e público em todos os lugares por onde passam. E, felizmente, lá estarei eu, curtindo novamente o Franz Ferdinand ao vivo!

20 de março de 2010

Retrospectiva 2009: O Ano

É... 2009 já acabou há quase 3 meses. Não foi um ano longo... Apesar de termos um minuto a mais, tivemos 23h59min a menos que 2008 (ano bissexto). Ou seja, fou um ano normal no que se refere à sua duração.

Porém, não é só a duração do ano que conta. Contam também os maus momentos e, porque não, os bons momentos também. São os maus momentos que fazem o ano parecer, na hora, longo. Mas são os bons momentos que, daqui alguns anos, serão lembrados e que farão o ano de 2009 parecer longo.

É hora, então, de fazer um balanço do ano. O ano que, provavelmente, foi o mais agitado da minha vida, e teve maus momentos (principalmente no início) e bons momentos (principalmente no final).

Minha filha, Bia, e o Andrei,
no Anime Dreams
Janeiro
Pra quem não sabe... O ano começou dando errado! Comecei o ano viajando dentro da minha própria cidade. Explico: aproveitando que a família de um amigo tinha viajado, fui passar uns dias na casa dele, bebendo e fazendo comidas gostosas. Mas, como o ano começou do pior jeito possível, eu praticamente terminei um namoro bêbado e a família voltou antes do planejado, acabando com nossa festa as pressas. Em janeiro também teve o Anime Dreams, que foi legal, apesar de muitas pessoas do nosso grupinho não terem ido e isso ter me deixado um pouco decepcionado, e o show do Nando Reis, que foi legal, apesar de ter sido na puta que o pariu chamada SESC Interlagos.

Fevereiro
Em fevereiro, aproveitei as férias pra ver vários animes. Vi Air Gear, Those Who Hunt Elves, Beck, Ouran e Elemental Gelade. No fim do mês a mamata acabou e veio a semana dos bixos: a mais fraca desde quando entrei na USP, lá em 2006. Apesar disso e de DAs (Desilusão Amorosa, V e N - colocarei apenas as iniciais dos nomes) , o mês terminou até que bem: jogando RPG no Carnaval!

Dinâmica!
Março
Em março o Carnaval já foi, a portabilidade chegou em São Paulo, o Espaço Catavento foi inaugurado e as aulas finalmente recomeçam. Jacyra, Tércio, Amanda, Fábio, Suzana e Nelson (Micro, Dinâmica 2, Sinótica, Biometeo, Física 4 e Lab 4, respectivamente) a todo vapor, descendo a lenha no semestre com mais aulas que eu já tive. Pra vocês terem uma idéia, os únicos períodos em que eu não tinha aula eram: terça e quinta de manhã, sexta a tarde e terça e quarta a noite! Tão pouco tempo que até dei um tempo em tudo no fim do mês, em parte por DA (cujo nome começa com V)... PS.: primeira previsão do tempo!

Abril
O mês começou causando: um Dia da Mentira inesquecível! E, tendo tudo aquilo de aula, eu teria tempo de fazer mais o que? Foi um mês que passou em branco, e, de certo modo, ainda com DA (V), ainda na seca.

Virada Cultural 2009
Maio
Maio, pelo contrário, começou razoavelmente bem: teve a Virada Cultural. Mas, como tudo no início de 2009, a Virada Cultural 2009, apesar de bons shows (aqui e aqui) pecou na organização, na limpeza e em todo o resto! Outras coisas que falharam foi uma viagem pra Pederneiras (resolver de vez a DA), o meu primeiro acidente de trânsito e o não-fim de lab. Era pra acabar no meio do mês, mas o professor ficou enrolando e só terminou em junho memo. Pelo menos saí da seca, apesar de me arrepender com quem foi e preferir não dar mais detalhes a respeito e sim contar sobre os contos do Edgar Allan Poe.

Show de Tango, em Buenos Aires
Junho
Em junho lab acabou! Sim! Acabaram todas as horríveis aulas de laboratório de física, que me enchem o saco desde o primeiro semestre na USP! Mas nem tudo na faculdade foi uma maravilha... Começou a greve (absurda), transformaram o campus numa praça de guerra (mais absurdo ainda) e todo o final do semestre foi conturbado (pelo menos isso eliminou uma prova de Física 4, já que os professores entraram em greve). No início do mês, na semana mais fria do ano, raspei o meu cabelo e, no feriado de Corpus Christi, quando a gripe suína estava atacando todos na Argentina, viajei pra Buenos Aires (primeira vez que andei de avião! É tão legal!) e lá é muito bonito (principalmente as mulheres!) Foi uma das melhores viagens que já fiz! Detalhe: fui um pouco gripado e voltei mais gripado ainda. Aqui, passei essa gripe pra Beth, pra Lívia e pra outras pessoas. Ainda bem que não era a suína, hein?

Turma quase completa no AF
Viih e eu no Anime Friends
Julho
Em julho a maré virou: a sorte começou a vir! Apesar disso, o 20º dia de julho de 2009 foi o pior dia da minha vida, já que foi o dia que o Tails morreu. Curiosamente, o dia anterior foi muito bom: último dia do Anime Friends, conheci a pessoa que eu namorei a partir do mês seguinte (I) e com quem eu fiquei por 217 dias e ainda fiquei com uma pessoa que eu amava desde o início do ano (o V, responsável pelas DAs de fevereiro e março e abril). Pareceu até que eu saí da seca pra virar pegador, já que eu fiquei com 3 pessoas no fim do mês! Também em julho o Corinthians foi campeão invicto do Campeonato Paulista e, com o título da Copa do Brasil, garantiu sua passagem para a Libertadores 2010. Em ambos os campeonatos, o grande destaque do time foi o gordo do Ronaldo! E o Vina se mudou pra Sampa!
Última foto que eu tirei do Tails, pouco antes dele ser levado ao veterinário


Agosto
Em junho, houveram muitos casos de gripe suína na Argentina, mas a doença ainda era considerada longe de nós, brasileiros. Em julho, começando com alguns casos no Sul (e 3 casos na FEA) a doença atingiu o país. Em agosto, numa tentativa de minimizar os problemas causados pela propagação da doença, várias escolas (entre elas a USP) adiaram o início das aulas. Foi legal por ter tido um tempo a mais de férias (ou seja, pra fazer coisas da Iniciação Científica), mas acabou adiando o início do curso de japonês (muito bom e barato, aliás) e afetando o fim das aulas, em dezembro. Também foi a primeira fase do meu namoro com o I e, no fim do mês, quando estava separado, fiquei com o N depois do show do Xandria. As duas experiências foram muito boas!

Jardim Botânico, em Curitiba
Setembro
Em meio a perguntas do tipo "quem você vai namorar", acabei não namorando ninguém em setembro, e preferi me preocupar com a faculdade: enviei um artigo para um Simpósio de Climatologia e ele foi aceito! Além disso, foram lançados CDs novos de duas das minhas bandas favoritas (ambos com músicas entre as melhores de 2009) e eu fiquei sem PC. Essa, aliás, foi a principal causa de ter dado um tempo com o a Shalshisheira. Não posso esquecer da viagem a Curitiba, afinal, era aniversário do Vina! Diferente de 2008, dessa vez, além de beber muito, conhecemos boa parte da cidade, uma das que eu mais gosto (apesar de ainda parecer interior pra mim).

Catedral de Pedra, em Canela
Outubro
Ainda sem PC, mas finalmente namorando (I) e cheio de coisas pra fazer! Assim foi o mês de outubro: além da normalidade que é o monte de coisas pra fazer da faculdade, como listas e provas, tive que me preparar para o III Simpósio Internacional de Climatologia, que aconteceu em Canela entre os dias 21 e 23 desse mês. Foi correr atrás de pôster, hotel, passagem... E ainda arrumar tempo pra namorar, estudar
Massacration na Trash 80's
e preparar o aniversário no fim do mês, com direito a Trash 80's na The Week com show do Massacration, balada da QN e passeio na Liberdade (apesar destes dois últimos terem sido em novembro)! Também foi nesse mês que saiu o sexto livro da série O Guia Do Mochileiro Das Galáxias.

Novembro
Como você viu, teve balada da QN em novembro. Bebi e fiz coisas que não devia com o N e com duas lésbicas (apesar de nem lembrar dessa última parte, apenas saber porque me contaram que uma delas era gorda e que foi logo depois de vomitar, ou seja, nojento!) No meio do mês, finalmente comprei o PC novo! Lindão, foda e com o Windows 7, que, inclusive, é muito bom!

A turma das últimas matérias de Meteo. PS.: a professora
Amanda (de Sinótica) é a de camiseta vermelha.
Dezembro
O último mês do ano seguiu a tendência da segunda metade do ano: foi bom! Terminei o semestre com notas razoavelmente boas e consegui um estágio na Defesa Civil, fazendo monitoramento de chuvas para o Estado de São Paulo. É verdade que foi complicado logo no início do mês (no dia 8 de dezembro alagou toda São Paulo e eu não mandei boletim extraordinário) e que isso me impediu de ver o I várias vezes, complicando um pouco o namoro, mas foi muito boa a experiência de ter trabalhado (inclusive no Natal) e de ter conhecido várias pessoas lá! Também foi o mês em que as duas primeiras pessoas da minha turma se formaram: o Jean e a Lívia, que, junto com a Bianca e o Lucas (que colaram grau em fevereiro), merecem os parabéns por terem conseguido concluir o curso em 4 anos! E o fim do mês foi como começou: na casa de um amigo, bebendo, conversando e comendo comidas gostosas. A diferença é que o namoro estava bom, não era escondido da família de ninguém e dessa vez deu tudo certo, mesmo chovendo na hora da virada!

E seu ano? Foi bom? Ruim? Começou ruim e foi pra bom ao longo do ano? Deixa um comentário! E se você faz parte de alguma parte do meu ano, sinta-se a vontade pra comentar a respeito! 2009 foi um ano muito bom, com várias mudanças (principalmente em mim mesmo) e, se você é meu amigo, você conferiu de perto essas mudanças!

17 de março de 2010

Retrospectiva 2009: Melhores Músicas

Melhores filmes, melhores shows, principais fatos... E, hoje: melhores músicas! Foram pré-selecionadas, com o auxílio da lista das 200 melhores da VPRO, 42 músicas, que são as que estão abaixo:



Destas 42, direi neste post as 10 melhores! No link ao final há um arquivo pra baixar as 23 melhores (as semelhanças destes números com LOST não tem nada a ver, apesar de ser 42 músicas porque eu gosto do número 42). Agora, ao que interessa:

10 - Placebo - Battle For The Sun (letra / tradução)
Menos melancolia, mais animação: essa foi a principal mudança do Placebo no último álbum que eles lançaram, que tem o mesmo nome dessa música. Curiosamente, essa música ainda é dark, ficando no meio termo das fases da banda (que, inclusive, fará shows no Brasil em abril, repetindo 2007).

9 -Jet - She's A Genius (letra / tradução)
Eles estão de volta! Os australianos do Jet, que já havia emplacado uma música nas melhores músicas de 2004 (lembra dela?), repetiu o feito em 2009, com uma música mais pesada, de volta às origens da banda. This band is genius, oh oh oh oh oh!

8 - A Brand - Time (letra)
Essa banda da Bélgica nunca foi citada anteriormente aqui no blog, e estréia aqui com uma música muito boa, principalmente pelo instrumental que mistura rock e eletrônico. Fico devendo a tradução, já que não a encontrei em nenhum site.

7 - The Baseballs - Umbrella (letra / tradução)
Essa banda foi sugestão da Marina, do Brisa Marinha. Essa música eu tenho certeza absoluta que você conhece: ela foi um dos maiores hits de 2007, mas na sua versão pop, não na sua versão rockabily à la 50, que, inclusive, supera a original. Outros destaques da banda são as músicas Bleeding Love e Hot'N'Cold, que também foram transformadas em rockabily.
PS.: há pequenas diferenças da letra original para a dessa música, mas o link da tradução acima é para a letra original

6 - Garotas Suecas - Codinome Dinamite (letra)
Única música nacional entre as 10 melhores (apesar de Me Adora, da Pitty, quase ter chego lá). O destaque principal pra essa música é a letra absurdamente engraçada ("Meu codinome é dinamite! / Meu apelido é explosão!") que, junto com um ritmo legal, chegaram a levar a banda a tocar até no festival texano The South By Southwest.

5 - Camera Obscura - French Navy (letra / tradução)
Esta banda foi formada no ano de 1996 em Glasgow, na Escócia (o nome parece português, mas também é utilizada em inglês), mas você, leitor, deve estar ouvindo falar dela pela primeira vez desde agora. Essa música é bem "simpática", digamos assim: uma vocal bonitinha cantando uma música até que simples, mas cujo ritmo flui de modo que embala qualquer um. Só um aviso: tenha cuidado ao ver o vídeo se você está carente!

4 - Muse - Uprising (letra / tradução)
Fala sério... Muse é uma das melhores bandas que existem e eu não sei como eles nunca estiveram num ranking de melhores músicas aqui! O que eu mais gosto dessa música é a densidade do refrão, mas toda ela: instrumental, vocal, letra e clipe é muito boa, de modo que merece audição atrás de audição. Ponto para os ingleses do Muse, que, depois de anos sendo negligenciados por mim, alcançaram o 4º lugar neste top 10!

Menções honrosas:
Viikate - Viina, Terva & Hauta (clipe muito engraçado, música muito boa)
Fleet Foxes - Mykonos (clipe e música à la bandas que FFLCHentos gostam)
Ebony Bones! - The Muzik (clipe divertido, feito por fãs da banda ao redor do mundo)

3 - Diablo Swing Orchestra - A Tap Dancer's Dilemma (letra / tradução)
Você lembra do dia 21 de setembro? Eu avisei que seria um dia em que duas bandas muito fodas lançariam CD's: uma delas é o Diablo Swing Orchestra! E, do CD novo, eles lançaram essa música, que tem partes pesadas e partes mais lentas, mas que é inteiramente muito boa, uma das melhores do disco. A letra também é interessante de modo que o único erro da banda foi não ter lançado um clipe pra ela. Ouça também A Rancid Romance, um tango-metal que é a melhor música do CD.

2 - Franz Ferdinand - Ulysses (letra / tradução)
5º melhor música de 2004, 2º melhor música de 2005, melhor música de 2006 e melhor música de 2008. Além disso, abriu pro U2 em 2006 e, no mesmo ano, voltou para o país e fez o melhor show do ano. E, em 2009, veio ao país para fazer um show fechado, um show no VMB e teve Ulysses escolhida como a 2º melhor música do ano. Precisa dizer algo mais sobre o Franz Ferdinand (a banda, não o arquiduque)? Ah, precisa: em 2010 eles tão aí de novo! Abaixo, o clipe dessa música, destaque principalmente para o refrão: "C'mon let's get hiiiiiiiiiiiiiiigh!"

1 - Pearl Jam - The Fixer (letra / tradução)
Venhamos e convenhamos: não é nenhuma surpresa que a melhor música de 2009 seja da minha banda favorita, que fez o melhor show da minha vida! Essa já tinha até sido cantada! O Pearl Jam voltou com um disco muito bom, um pouco de volta às origens da banda, mas ainda inovando um pouco. Em The Fixer, a letra é bonitinha (como diz o título - O Consertador - se trata de arrumar as coisas e de recuperar o que foi perdido), o clipe é bom, Eddie Vedder continua cantando animadamente e a banda continua mostrando que sabe fazer música. Outros destaques do CD são Amongst The Waves e Got Some.

Se você quiser baixar as 23 melhores músicas do ano, clique aqui. E aproveite para deixar um comentário: gostou dessas músicas? Concorda que elas são as melhores do ano? Expresse-se!

14 de março de 2010

Retrospectiva 2009: Principais Fatos

Para essa parte da retrospectiva, a metodologia continua a mesma: são pré-selecionados, ao longo do ano, os principais fatos (15 no total) e, destes, faço a lista dos 10 principais, seguindo um critério mais pessoal do que técnico.

Estão nos 15 fatos: uma guerra, duas mortes, um golpe, uma pandemia, uma fraude, um mensalão, um apagão, um absurdo de igreja, um absurdo político, duas conquistas, um homem, uma reforma, uma anomalia e uma aceitação. Sabe o que é tudo isso? Vamos ao top 10 então:

10 - Reforma nos vestibulares
Estavam todos esperando um final de ano normal, com provas difíceis de um jeito... Aí veio a FUVEST e deu a primeira bordoada: mudou o formato do vestibular, passando a pedir todas as matérias na 2º fase. A segunda bordoada veio do Enem: ao invés de 63 perguntazinhas, foram 180! A Unesp também mudou, aderindo ao esquema com duas fases (dando muito mais trabalho para os vestibulandos). Enfim, todas mudaram! Pra melhor ou pra pior? Não sei... O que você acha?

9 - Posse de Barack Obama
Okey, ganhar a eleição é fácil. Mas ser presidente é bem mais difícil, né Obama? Ter que lidar com os anseios do mundo por um Estados Unidos menos imperialista e, ao mesmo tempo, com uma população ainda sedenta por vingança, xenofóbica e, ainda por cima, em crise é exageradamente complicado. No fim, poucas mudanças em relação ao Bush foram vistas, mas há algumas boas intenções, como a promessa de fechar Guantánamo e a abertura de um mínimo de diálogo com alguns países "inimigos". Daqui 2 anos veremos se tudo isso garantirá mais 4 anos ao primeiro negro presidente dos EUA.

8 - Igreja X Aborto
A birra da igreja contra homossexuais, contra o aborto e contra vários outros direitos das pessoas continua! Dessa vez, um padre excomungou uma menina por ter abortado após ter sido estuprada, condenando a sua atitude, mas perdoou o estuprador! E assim caminha a humanidade...

7 - Arruda: Mensalão do DEM
Você já viu o mensalão do PT há alguns anos, e o pessoal do DEM e do PSDB, que não são corruptíveis, lógico, se fizeram de santinhos. Dessa vez, veio a prova que falta que DEM, PSDB e PT são todos iguais: corruptíveis, mensaleiros e sem-vergonhas! Um escondia dinheiro na cueca, outro esconde na meia. E o povo continua aceitando isso como se fosse certo, de tão normal que já é! 2010 tem eleição, temos que ficar de olho!

6 - Golpe em Honduras
Não tinha nada a ver com a gente, mas nos envolvemos, então não deixa de ser um fato importante. O que aconteceu foi o seguinte: a Constituição de Honduras impede que o presidente tente modificá-la para conseguir reeleição. Primeiro erro: o Zelaya tentou fazer isso! Segundo erro: ele deveria ser deposto e a lei cumprida, mas não do jeito que foi, com prisão e humilhação na frente das câmeras. Apesar de tudo, ele era presidente! Terceiro erro: ambos os lados insistirem na não-negociação. Pelo menos no fim resolveram, com novas eleições e a Constituição de Honduras sendo seguida.

5 - Fraude no ENEM
Você já viu no 10º lugar que o vestibular mudou. Agora você vai ver que essa mudança não deu tão certo assim, graças a uma mistura de incapacidade administrativa e à tentativa (fracassada) de se dar bem de algumas pessoas. A confecção da prova do Enem não tinha nenhuma segurança, então era fácil uma prova sair de lá. Alguém percebeu isso e teve a brilhante idéia: vamos pegar uma prova e vender pra um jornal e mostrar que é fácil burlar o sistema! Óbvio que isso falhou: jornal que se preza não compra provas de crimes, e, no fim, além dos estudantes, que tiveram o Enem remarcado e descartado pelos principais vestibulares do país, os próprios manés também se deram mal.

4 - A USP virou um campo de guerra
Entra ano e sai ano, e os funcionários da USP entram em greve. Em 2009 não foi diferente: queriam o aumento de salário e a readmissão do Brandão. Até aí tudo bem... Eles estavam na deles e sozinhos. Até o dia que o nosso querido governador resolveu transformar uma universidade num campo de guerra, mandando uma enorme força policial pra cima de estudantes, professores e funcionários em pleno campus Butantã. Ruas foram fechadas, bombas de gás lacrimogêneo junto bom balas de borracha atiradas, e o caos se instalou por algumas horas por lá! Esse é o governador que a gente tem!

3 - Gripe Suína se alastra e vira pandemia
Em 2009 surgiu uma nova pandemia: a gripe H1N1, ou gripe A, ou gripe suína mesmo. Matou alguns milhares ao redor do mundo (apesar disso, não foi muito mais que a gripe comum), se espalhou na Argentina bem quando eu tava lá, infectou alguns na USP e, pasmem, até provocou o adiamento das aulas no 2º semestre! Não causou só estragos: fez até rirmos com declarações absurdas de alguns governadores (né, Serra?) Por tudo isso, é o 3º fato mais importante do ano.

2 - Ano totalmente atípico meteorologicamente
Pra muitos esse é o principal fato de 2009: um ano em que as chuvas e as temperaturas estiveram bem longe do normal! As chuvas causaram estragos no início do ano no Norte e Nordeste brasileiros, devido à posição da ZCIT (Zona de Convergência Inter-Tropical), que permaneceu no Hemisfério Sul mais tempo do que deveria. Em março, o Sul e o Sudeste também enfrentaram temperaturas muito acima das médias! E, a partir de julho, não parou de chover em São Paulo e na Região Sul! Foi metade do ano com acumulados de chuva muito acima da média! Com isso, houveram mais enchentes, mais deslizamentos de terra, mais congestionamentos... Enfim, mais desastres! Não é a toa que é o 2º principal fato do ano!

1 - Adeus, Tails
20 de julho de 2009. Saudades dele. Mas, como dizia meu avô: "Morreu? Antes ele do que eu!", então a vida continua, sem um dos maiores companheiros da minha vida, mas ainda com muitas pessoas ao redor. Nenhuma é que nem ele, pois ele era único. Ele foi único! E sempre sentirei saudades daquele sem vergonha que roubava presunto da mesa, que sempre me acordava com uma lambida e bafo fedido pedindo pra mijar (quando não mijava aqui no quarto mesmo), mas que, apesar disso, tava sempre disposto a brincar e sempre esteve ao meu lado! Nada mais justo que deixar essa posição para o ser mais importante da minha vida!

E você, leitor, concorda que esses foram os principais fatos do ano? Deixe um comentário!

11 de março de 2010

Retrospectiva 2009: Melhores Shows

2009 não foi um ano com muitos shows internacionais no Brasil. Além disso, os preços absurdos promovidos pelas empresas afastaram o público, dentre os quais eu. Desse modo, fui a poucos shows no ano passado: apenas um show internacional pago (Xandria, em agosto), um show nacional pago (Massacration, em outubro) e os tradicionais shows do aniversário de São Paulo (Nando Reis, em janeiro) e da Virada Cultural (em maio, aqui e aqui), que também foi mais enxuta.

Dentre todos esses shows, o melhor foi das Velhas Virgens na Praça da República. Paulão continua o mesmo líder animado que sabe como empolgar todo o público que vai aos shows da banda, conseguindo elaborar até uma "punheta coletiva" (não vou explicar os detalhes). Enfim, repeteco de 2007, muito melhor!

Outro grande show muto esperado por mim foi do Camisa De Vênus. Marcelo Nova cantou os hits da banda (como Beth Morreu e Gotham City) entre várias outras músicas que eu não conhecia muito, mas que são igualmente boas! Mesmo quase caindo no meio do bate-cabeça e quase me estrupiando por isso, valeu a pena!

Ainda na Virada Cultural, conferi os shows do Matanza, do Nasi e da Central Scrutinizer Band (cover de Zappa). Os dois primeiros fizeram bons shows, mas o Ike Willis fechou o evento de modo bem decepcionante. Outros destaques do evento foram os Novos Baianos, que tocaram na São João sob acrobatas fazendo lindos movimentos em cima do público, e o Mass Ensemble, que transformou o Teatro Municipal num instrumento gigante!

Outro show que merece bastante destaque foi o do Massacration! A ocasião era especial: era na balada pra comemorar meu aniversário. Além disso, era numa balada na qual parte do público é GLS e que é considerada por muitos (eu incluso) a melhor balada de São Paulo: Trash 80's! Tocaram os principais hits da banda (como Metal Bucetation) e os principais hits "roubados" da banda, como Girls Just Wanna Have Fun, escrito por eles mas roubado pela Cindy Lauper! Foda! Foi muito bom!

E, por fim, outros dois shows que merecem serem citados: do Xandria, na Tribe, em agosto e do Nando Reis, no SESC Interlagos, em janeiro (aniversário de São Paulo). Fui no primeiro a convite do Nate. O show foi bem legal e o Nate tem, de fato, um bom gosto. O segundo, apesar de ser num local completamente fora de mão, também fez um show bem legal, tocando grandes sucessos da carreira solo e dos Titãs, sua ex-banda. Só faltou Marvin!

2009, como pode-se ver, foi um ano bem fraco em relação a shows. Tá certo que teve um show miguelado do Franz Ferdinand e alguns outros shows, mas os preços era abusivos e mesmo as atrações fracas. 2010, pelo menos, promete o contrário: já teve Cranberries e Metallica e ainda terá Franz Ferdinand, Placebo, Moby e Aerosmith, entre outros. 2010 rocks!

6 de março de 2010

Retrospectiva 2009: Melhores Filmes

Hoje começa a Retrospectiva 2009 aqui no The Sh! E, como amanhã é dia de Oscar, começaremos ela de modo atípico: ao invés do post comentando o ano passado começaremos com os melhores filmes.

O critério para ser filme do ano passado continua o mesmo: ter sido lançado nos cinemas nacionais no ano passado. A novidade é que alguns títulos, que chegaram direto em DVD aqui, também estão na lista de ano. Além disso, foi batido um record pessoal: foram vistos 69 filmes! Pra se ter uma idéia, é mais de 1/4 de todos os filmes lançados ano passado! Abaixo, os filmes que foram assistidos:



E, enfim, a lista dos 10 melhores filmes de 2009 (os links são para os trailers no youtube):

10 - Arrasta-me Para O Inferno
É incomum um filme de terror entrar na lista dos melhores do ano aqui. Foram 2 em 2005 e 1 em 2006. Mas o que faz deste um dos melhores filmes de terror dos últimos anos? O principal é que a protagonista não é uma anta que fica gritando sempre que o monstro aparece. Mas, além disso, o filme tem uma história melhorzinha, que não fica só pregando pseudo-sustos no espectador.
Destaque: um filme de terror não-convencional, finalmente!

9 - Quem Quer Ser Um Milionário
Ganhou o Oscar e abocanhou o 9º lugar entre os melhores filmes de 2009, segundo o The Sh. Esse filme já começa diferente por ser um tema centrado mais em costumes indianos do que americanos: mostra a pobreza local, as dificuldades da vida de uma pessoa que, no momento certo, são transformadas em trampolim para uma melhora incrível em sua vida. Um dos melhores filmes do ano, merecendo cada voto que recebeu e que lhe rendeu o Oscar!
Destaque: o jeito de contar a história de uma pessoa que mudou completamente de vida.

8 - A Era Do Gelo 3
Em 2006, o segundo filme da franquia A Era Do Gelo foi considerado o melhor filme do ano. Em 2009, o terceiro filme da franquia trás novamente Sid e todos os demais queridos personagens dos filmes anteriores (além de adicionar o ótimo Buck e a esquila que faz par com o Scrat), porém, não mantém o mesmo fôlego e, apesar de ainda ser um bom filme, é inferior ao anterior.
Destaque: Scrat mais uma vez rouba a cena, principalmente dançando tango por uma noz!

7 - Operação Valquíria
Dois filmes de guerra fizeram bastante sucesso ano passado: este conta uma história verídica de uma tentativa de matar Hitler. Este aqui é um bom filme graças às atuações e à trama.
Destaque: tudo que tava dando certo começa a dar errado de um jeito absurdo! E Hitler QUASE morre!

6 - Distrito 9
Um filme de alien como você nunca viu! Uma crítica social como você nunca viu! Esse filme, que já havia sido mostrado aqui, mostra, como ficção, uma segregação social envolvendo aliens: eles estão presos na Terra e não podem voltar ao seu planeta natal por imposição dos governos, interessados em pesquisas bélicas. Sofrem, aqui, o mesmo problema que muitas pessoas sofrem: preconceito. Como lidar com isso?
Destaque: colocar crítica social num filme de ficção científica não é fácil. Mas, nesse caso, foi bem feito!

5 - Cidade Das Sombras
Você provavelmente não ouviu falar desse filme: no Brasil, ele foi lançado direto em DVD. A história é essa: imagine que o mundo está acabando e que, então, é criada um cidade subterrânea, que deveria durar por um certo tempo até o planeta se regenerar. Imaginou? O que aconteceria se esse segredo da cidade fosse esquecido? É isso que conta o filme!
Destaque: a fotografia do filme é muito boa, além da história ser razoavelmente criativa e se desenrolar muito bem.

4 - O Guerreiro Genghis Khan
Estamos acostumados e ver filmes com grandes heróis da história ocidental, geralmente envolvendo batalhas que aconteceram na época da Grécia Antiga ou de quando Roma era um grande Império. Mas, nesse filme, o quarto melhor do ano e melhor que muitos dos filmes a que me referi anteriormente, é contada a história de um dos maiores heróis da história oriental: o guerreiro Genghis Khan. É contada toda sua história, desde sua infância até ele se tornar um mito.
Destaque: as batalhas são fantásticamente fodas!

Menções honrosas:
Se Beber, Não Case (comédia)
Eu Te Amo, Cara (comédia)
Deixa Ela Entrar (suspense, o melhor filme de vampiros do ano)

3 - Gran Torino
Este grande filme de Cleant Eastwood é um filme denso, com uma história bem pesada (e com um final bastante surpreendente). Mostra um velho grosso que, finalmente, abre seu coração para o tipo de pessoa que ele jamais esperaria sentir empatia por. E, como todo filme do Eastwood, vários problemas surgem e ele, obviamente, tem que dar uma solução para eles.
Destaque: filme com a cara e o jeito do Eastwood: grosso, denso e muito bom!

2 - Bastardos Inglórios
Depois de um grande diretor, vem outro grande diretor! O diretor do melhor filme de guerra do ano é o Quentin Tarantino (que já apareceu com filme aqui no The Sh em 2004): nesse filme, ele mostra um grupo anti-nazistas atuando durante a II Guerra Mundial do melhor jeito possível: matando nazistas sem nenhuma dó! O filme tem uma outra vantagem: por ser totalmente ficcional, não precisa se ater a nenhuma verdade, de modo que o maior plano do grupo, liderado pelo bonzinho Brad Pitt, funciona!
Destaque: filme com a cara e o jeito do Tarantino: sangue, sarcasmo e muito bom! E eles matam o Hitler!

Pior filme do ano: Dragonball Evolution
Qual o problema em mostrar no cinema a história de uma criança de 6 anos que não sabe nada, é encontrada por uma mulher que está mais para cientista maluca, e saem atrás de esferar que realizam desejos, encontrando inimigos muito fortes e que querem dominar e/ou destruir o mundo? Pois é, aparentemente a indústria americana achou que seria muito mais legal mostrar um reprimido na escola que descobre ter superpoderes bem quando surge um terrível demônio que vai salvar o mundo. Ou seja, cagaram na história toda e fizeram o pior filme de 2009!

1 - Up - Altas Aventuras
A Pixar quase fez o melhor filme de 2008, e, até por isso, eu já tinha cantado a bola: ia tentar de novo em 2009. E conseguiu! Up é o melhor filme do ano! Apesar de uma premissa bem simples: um velhinho resolve se livrar da cidade grande colocando balões em sua casa e voando com ela para o meio do mato, com um moleque de 10 anos como companheiro acidental, a história é bem mais complexa que isso: as emoções e as motivações que levam o Sr. Carl Fredricksen a viajar pelo mundo são parte fundamental da história, que pode, por incrível que pareça, levar quem assiste o filme a chorar! Mais uma obra-prima da Pixar! E nesse tem cachorros falantes!
Destaque: como todo filme da Pixar: comédia, drama e suspense habilmente misturados.

E você? Concorda com esses filmes? Acha que eles vão ganhar o Oscar?
Deixe sua opinião nos comentários!

5 de março de 2010

The Sh

Façam festa! Vibrem! A Shalshisheira está de volta! Ou melhor... Meu blog está de volta! Afinal, como você já deve ter percebido, o nome dele não é mais Shalshisheira: agora é The Sh.

A vantagem desse nome é que ele é mais curto e, como o anterior, deixa bem claro que ele é meu. Afinal, duvido que algum de vocês conheça outro Shalshisha

Esse layout é provisório, devendo o novo ser lançado nos próximos dias, junto com a Retrospectiva 2009: quais os melhores filmes, as melhores músicas, os melhores shows e os principais fatos de 2009? O que aconteceu ano passado? Isso tudo nos próximos dias, na tradicional série de 5 posts de Retrospectiva.

Em seguida, será a vez de colcoar as resenhas dos livros em dia: Artemis Fowl, Percy Jackson & Os Olimpianos e O Senhor Da Chuva são os livros cujas resenhas estão para serem feitas. Além de tudo isso, este blog continuará tendo postagens de previsão do tempo, entre outras coisas que você, leitor, já deve estar acostumado.

Termino este post, o primeiro do ano, o primeiro sob o novo nome, o primeiro dessa nova era do endereço www.melts10.blogspot.com, com um texto de autoria de Albert Einstein, que eu recebi por e-mail há um tempo já, na época em que ainda estávamos em crise. Apesar de não estarmos mais sendo afetados pela crise econômica, muitos de nós temos crises (afinal, crises também podem ser pessoais) e este texto é para refletirmos um pouco a respeito delas. Em resumo, serve para vermos um lado bom nessa merda toda. Segue o texto:

A crise segundo Einstein


Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.