17 de março de 2010

Retrospectiva 2009: Melhores Músicas

Melhores filmes, melhores shows, principais fatos... E, hoje: melhores músicas! Foram pré-selecionadas, com o auxílio da lista das 200 melhores da VPRO, 42 músicas, que são as que estão abaixo:



Destas 42, direi neste post as 10 melhores! No link ao final há um arquivo pra baixar as 23 melhores (as semelhanças destes números com LOST não tem nada a ver, apesar de ser 42 músicas porque eu gosto do número 42). Agora, ao que interessa:

10 - Placebo - Battle For The Sun (letra / tradução)
Menos melancolia, mais animação: essa foi a principal mudança do Placebo no último álbum que eles lançaram, que tem o mesmo nome dessa música. Curiosamente, essa música ainda é dark, ficando no meio termo das fases da banda (que, inclusive, fará shows no Brasil em abril, repetindo 2007).

9 -Jet - She's A Genius (letra / tradução)
Eles estão de volta! Os australianos do Jet, que já havia emplacado uma música nas melhores músicas de 2004 (lembra dela?), repetiu o feito em 2009, com uma música mais pesada, de volta às origens da banda. This band is genius, oh oh oh oh oh!

8 - A Brand - Time (letra)
Essa banda da Bélgica nunca foi citada anteriormente aqui no blog, e estréia aqui com uma música muito boa, principalmente pelo instrumental que mistura rock e eletrônico. Fico devendo a tradução, já que não a encontrei em nenhum site.

7 - The Baseballs - Umbrella (letra / tradução)
Essa banda foi sugestão da Marina, do Brisa Marinha. Essa música eu tenho certeza absoluta que você conhece: ela foi um dos maiores hits de 2007, mas na sua versão pop, não na sua versão rockabily à la 50, que, inclusive, supera a original. Outros destaques da banda são as músicas Bleeding Love e Hot'N'Cold, que também foram transformadas em rockabily.
PS.: há pequenas diferenças da letra original para a dessa música, mas o link da tradução acima é para a letra original

6 - Garotas Suecas - Codinome Dinamite (letra)
Única música nacional entre as 10 melhores (apesar de Me Adora, da Pitty, quase ter chego lá). O destaque principal pra essa música é a letra absurdamente engraçada ("Meu codinome é dinamite! / Meu apelido é explosão!") que, junto com um ritmo legal, chegaram a levar a banda a tocar até no festival texano The South By Southwest.

5 - Camera Obscura - French Navy (letra / tradução)
Esta banda foi formada no ano de 1996 em Glasgow, na Escócia (o nome parece português, mas também é utilizada em inglês), mas você, leitor, deve estar ouvindo falar dela pela primeira vez desde agora. Essa música é bem "simpática", digamos assim: uma vocal bonitinha cantando uma música até que simples, mas cujo ritmo flui de modo que embala qualquer um. Só um aviso: tenha cuidado ao ver o vídeo se você está carente!

4 - Muse - Uprising (letra / tradução)
Fala sério... Muse é uma das melhores bandas que existem e eu não sei como eles nunca estiveram num ranking de melhores músicas aqui! O que eu mais gosto dessa música é a densidade do refrão, mas toda ela: instrumental, vocal, letra e clipe é muito boa, de modo que merece audição atrás de audição. Ponto para os ingleses do Muse, que, depois de anos sendo negligenciados por mim, alcançaram o 4º lugar neste top 10!

Menções honrosas:
Viikate - Viina, Terva & Hauta (clipe muito engraçado, música muito boa)
Fleet Foxes - Mykonos (clipe e música à la bandas que FFLCHentos gostam)
Ebony Bones! - The Muzik (clipe divertido, feito por fãs da banda ao redor do mundo)

3 - Diablo Swing Orchestra - A Tap Dancer's Dilemma (letra / tradução)
Você lembra do dia 21 de setembro? Eu avisei que seria um dia em que duas bandas muito fodas lançariam CD's: uma delas é o Diablo Swing Orchestra! E, do CD novo, eles lançaram essa música, que tem partes pesadas e partes mais lentas, mas que é inteiramente muito boa, uma das melhores do disco. A letra também é interessante de modo que o único erro da banda foi não ter lançado um clipe pra ela. Ouça também A Rancid Romance, um tango-metal que é a melhor música do CD.

2 - Franz Ferdinand - Ulysses (letra / tradução)
5º melhor música de 2004, 2º melhor música de 2005, melhor música de 2006 e melhor música de 2008. Além disso, abriu pro U2 em 2006 e, no mesmo ano, voltou para o país e fez o melhor show do ano. E, em 2009, veio ao país para fazer um show fechado, um show no VMB e teve Ulysses escolhida como a 2º melhor música do ano. Precisa dizer algo mais sobre o Franz Ferdinand (a banda, não o arquiduque)? Ah, precisa: em 2010 eles tão aí de novo! Abaixo, o clipe dessa música, destaque principalmente para o refrão: "C'mon let's get hiiiiiiiiiiiiiiigh!"

1 - Pearl Jam - The Fixer (letra / tradução)
Venhamos e convenhamos: não é nenhuma surpresa que a melhor música de 2009 seja da minha banda favorita, que fez o melhor show da minha vida! Essa já tinha até sido cantada! O Pearl Jam voltou com um disco muito bom, um pouco de volta às origens da banda, mas ainda inovando um pouco. Em The Fixer, a letra é bonitinha (como diz o título - O Consertador - se trata de arrumar as coisas e de recuperar o que foi perdido), o clipe é bom, Eddie Vedder continua cantando animadamente e a banda continua mostrando que sabe fazer música. Outros destaques do CD são Amongst The Waves e Got Some.

Se você quiser baixar as 23 melhores músicas do ano, clique aqui. E aproveite para deixar um comentário: gostou dessas músicas? Concorda que elas são as melhores do ano? Expresse-se!

Um comentário:

Anonymous disse...

Bom...nenhuma me agrada ;( só Me Adora da Pitty

Postar um comentário