8 de janeiro de 2007

Atitude?

Está muito popular hoje em dia as pessoas terem atitude. É bem verdade que essa atitude é entre aspas, mas poucas (ou nenhuma) sabe disso. Elas tem “atitude” por se vestirem de preto, por gostarem de pessoas do mesmo sexo, por pintarem os olhos, por pintarem o cabelo, por isso ou por aquilo e por outras coisas tão fúteis como as citadas.

O frio dicionário Aurélio diz que atitude é “reação ou maneira de ser, em relação a pessoa(s), objeto(s), etc”. Já a Enciclopédia Larousse Cultural define o verbete como “norma de proceder, comportamento”. Mas não é o simples “ato de atuar” o significado que as pessoas tendem a imprimir à palavra atitude quando ela é usada. Elas pretendem dizer o outro significado dito na mesma Enciclopédia: “ação, conduta, procedimento” ou, mais especificadamente, ainda de acordo com a Larousse, “exteriorização de um intento ou propósito”.

Mas o que mais se vê hoje em dia é uma “atitude” que é apenas uma simples ação, que sempre busca o “eu”, o indivíduo que pratica a ação. Há aqueles que até fazem uma boa ação para os outros, mas a única finalidade é se promover mediante uma esmola.

Temos que entender que a atitude não é do “eu”. Não é algo apenas “meu”, algo que lutamos para conseguir, um algo que apenas servirá para “mim”. A atitude (sem aspas) é “nosso”, é do coletivo. É uma luta pela sociedade, por todos. Não é pelo individual, mas pelo social.

Não temos atitude por usar esse sapato, ou gostar daquela banda, ou beber 5 litros de cerveja em 10 minutos. Temos atitude quando nos posicionamos definitivamente contra as mazelas que afetam a população de nosso país (e de outros também), quando vamos às ruas e fazemos passeatas contra injustiças promovidas não só pelo Estado, mas também por empresas privadas, e até quando nos organizamos virtualmente, por meio de abaixo-assinados, pedindo isso ou aquilo!

Atitude não é pedir shows a preço de banana mas concomitantemente ir em um show que custa 200 reais (ou fazer um show a esse preço). Atitude não é pedir que aquela ou essa empresa lance um novo produto aqui no país cujo preço será altíssimo.

E VOCÊ, tem atitude?
Se a resposta é não, quando começará a se mexer?

Lembre-se: o tempo perdido não volta mais, e enquanto permanecer de braços cruzados, aí na cadeira em frente ao seu computador, a situação só vai piorar.

Um comentário:

Renata disse...

Oi, meu nome é Renata, eu achei seu perfil no lastfm e resolvi visitar seu blog. Eu concordo com o que você disse sobre a "atitude" e a atitude, mas muitas vezes os grunges, as patricinhas e outros grupinhos que dizem ter atitude não são somente fúteis. Acredito que isso seja uma fuga dos seus sentimentos. Conheço pessoas que acham que mudaram radicalmente somente através de convites recebidos para festas, ficar com garotos/garotas, um novo estilo de roupa. Acho que existe a possibilidade de elas estarem mudando o exterior porque é muito difícil mudar o interior, principalmente quando não conhecemos a nós mesmos verdadeiramente.
É isso

Ah, vc escreve muito bem.

Postar um comentário