20 de janeiro de 2007

Retrospectiva 2006 (2 de 5): Os 10 Principais Fatos

No ano passado tivemos vários fatos que mudaram a vida de muitas pessoas. Também tivemos aqueles que pouco mudaram as nossas vidas, mas que não deixam de ser importantes. Sem contar aqueles fatos pessoais, que podem não ter mudado a vida de vocês leitores, mas que são de meu interesse.

Baseado nesses 3 itens, fiz a lista dos 10 principais fatos de 2006, independente de que mês eles aconteceram, se foram no mundo, no Brasil, em São Paulo, ou aqui em casa. No total, foram 15 fatos principais: os aumentos da passagem e dos salários dos deputados; a Copa do Mundo; a nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia; os ataques de facções criminosas; os shows do Franz Ferdinand no Brasil; a vitória do Hamas no parlamento palestino; um desenho em especial; a quebra de promessa do ex-prefeito de São Paulo; o acúmulo de denúncias que atingem o governo federal; as mudanças do dial paulistano; a execução do ex-ditador iraquiano; o acidente envolvendo o vôo 1907; a volta aos grandes festivais europeus do Pearl Jam; o meu ingresso na faculdade; e os resultados das eleições.

10 – Copa do Mundo: Alemanha 2006
O principal evento futebolístico (se não esportivo) do planeta aconteceu em 2006: a Copa do Mundo. Não há muito a ser dito: a nossa seleção não jogou, mas conseguimos até chegar nas quartas-de-final. Reprise de 1998: França ganha, com destaque para Zidane. O mesmo Zidane que, na final da competição, contra a Itália, perdeu a cabeça e deu uma cabeçada (que trocadilho infame...) no zagueiro italiano, que menos de 60 minutos depois, se sagraria campeão e levantaria a taça, enquanto o Francês ficava chupando dedo.

9 – O maior acidente aéreo brasileiro e suas conseqüências
O maior desastre físico de 2006 no Brasil: um avião da Gol, lotado, colidiu com uma pequena aeronave pilotada por 2 americanos. Falha geral: dos pilotos americanos, do piloto da Gol, do centro de operações e até falhas mecânicas/tecnológicas. Mas isso foi só o começo do verdadeiro problema operacional que há anos assola a aviação brasileira: a falta de profissionais e o excesso de vôos. O resultado disso foi um caos nos aeroportos, com vôos sendo cancelados e sofrendo grandes atrasos. Mas, pensando bem, não é tão grave assim. Quantas vezes isso acontece nos pontos de ônibus com milhares de passageiros todos os dias? Mas, como esse é um caos burguês, rendeu até matérias diárias nos jornais, e, pasmem, uma posição nesse ranking.

8 – José Serra quebra palavra e abandona a Prefeitura
Um ano e três meses depois de eleito prefeito da maior cidade do país, o Sr. Serra abandona o cargo para a disputa pelo Governo do Estado. Isso depois de não ter conseguido ser o candidato tucano para a Presidência da República, perdeu essa disputa para Geraldo Alckmin, que também abandonou seu cargo no início de abril. No pouco tempo que durou o seu governo (se é que podemos chamar isso de governo), José Serra não fez absolutamente nada, além de medidas elitistas, como a proibição de mendigos sob um viaduto perto da Av. Paulista, a proibição de shows em estádios municipais e a privatização, agora sendo chamada de PPP (Parcerias Público-Privada), de alguns recursos do município.

7 – A decadência das rádios rock
2006 foi um triste ano para quem gosta do bom e verdadeiro rock’n’roll. A dita “Rádio Rock” começou a tocar porcarias como 50 Cent, entre outros hip hops. Já a dita “Radio Classic Rock” passou a tocar até Strokes na programação. Não que o problema seja uma rádio tocar isso, mas sim a incompatibilidade e a contradição que isso gera com o nome da rádio. Não bastasse essa tragédia, a outra rádio rock, a Brasil 2000, perdeu seu nome, e ficou num chove não molha, sendo alvo de 3 especulações em menos de um ano! Inicialmente seria vendida e se transformaria em Rádio Bandsports (de esportes), depois, se transformaria em Transamérica Hits (pagode e afins), e, atualmente, há o boato que se transformará em Rádio MTV (mais uma rádio jovem). Sem contar a “moda emo”, que se espalhou como um vírus pelo dial, e que não dá indícios de chegar a seu fim. Pois é... Onde pararemos?

6 –Facções criminosas saem às ruas e atacam as forças de segurança
Pode-se dizer que os dois maiores estados do Brasil sentiram medo em 2006. Primeiro São Paulo, com ataques que pararam a cidade em maio. Alguns meses depois, no Dia dos Pais, novos ataques atingiram a cidade, e, no mês seguinte, mais uma onda de violência, essa última a menor de todas. No final do ano, foi a vez do Rio de Janeiro pegar fogo. Isso foi possível graças a presos soltos para comemorar os feriados das mães, dos pais e Natal. A população ficou com medo, causado principalmente pela cobertura da mídia, que para manter a audiência lançavam notícias falsas, sem verificar a veracidade.

5 – Aumentos: a sua passagem, o salário deles
Em 2006 presenciamos 2 aumentos extremamente abusivos: o das passagens do transporte público, e o do salário dos deputados. O primeiro consiste, basicamente, em aumentar a tarifa do metro, dos ônibus municipais e inter-municipais, e dos outros transportes públicos, mais que o dobro da inflação medida no período desde o último ajuste (também abusivo). Isso gera mais uma exclusão, pois já é mais caro que o café, o leite e o pão, juntos! Na contramão, não há melhora dos serviços. Enquanto isso, vimos os nossos deputados eleitos há 4 anos ajustarem os seus salários em mais de 90%, alegando que 16 mil reais é pouco para se sobreviver. Vale ressaltar que os únicos parlamentares que foram contra esse ajuste são do P-SoL, além do Fernando Gabeira (PV- RJ). A justiça cancelou o aumento, alegando inconstitucionalidade. Mas eles já prometem que, em 2007, tentarão novamente. Você vai deixar?

4 – Shalshisha está na USP!!!
Yeah! Depois de fazer vestibulares e mais vestibulares, em fevereiro vieram as boas notícias: passei em 3 faculdades: Unesp (no curso de estatística), UFSCar (no curso de estatística) e USP (em meteorologia). Peraí... Meteorologia? “Que porra é essa?” foi a primeira coisa que passou pela minha cabeça. Fui até lá, ouvi sobre o curso, gostei do que ouvi, e preferi não ir nem para Pres. Prudente nem para São Carlos. E agora quem faz esse blog é um futuro homem do tempo!

3 – Mais e mais denúncias de corrupção no Governo Lula
Replay de 2005? Não! Dessa vez foi pior. Como percebe-se facilmente, não mudou muita coisa de 2005 para 2006: denuncias, cada vez piores, continuavam a atingir o Congresso e o Governo Lula, e o presidente mantinha-se na posição de inatingível. Ao mesmo tempo em que mais denúncias surgiam, a pizza era distribuída, e, mal terminada a primeira, já era entregue a segunda, e assim sucessivamente! Uma triste lembrança do ano passado, mas uma lembrança que, espero eu, sirva para não repetir os mesmos erros num futuro não tão distante.

2 – Franz Ferdinand: duas vezes no Brasil e show histórico em São Paulo
Mais uma vez o vice dessa lista é de uma coisa boa: um show internacional perfeito! No caso 2!!! Mais sobre os shows em breve no post sobre os shows de 2006.

1 – Vitória do banditismo político
Infelizmente, temos, pelo segundo ano consecutivo, um fato nada bom no topo da lista. Vimos pela TV o andamento das CPIs, o nome dos envolvidos nos escândalos, suas caras, as safadezas que eles faziam, eles dançando e salvando seus amiguinhos... Mas na hora de agirmos efetivamente contra eles, no início e no fim de outubro, escolhemos mais uma cambada de anti-éticos para nos representar. Até mantivemos alguns safados, e alguns voltaram para lá, coo o Collor, por exemplo, e o Maluf. Continuamos elegendo os líderes da burguesia para representar seus próprios compadres e seu próprio bolso. O PSDB, o PMDB, o PFL e o PT continuam com as maiores bancadas e o maior número de governadores, além de polarizar uma falsa disputa entre a direita e a falsa esquerda. A esquerda, aliás, diminuiu: de 5, o único partido realmente de esquerda, passou a ter apenas 3 deputados federais. Uma perda muito grande, não só para o partido, mas para a sociedade brasileira. Vimos pessoas a favor de privatizações ganharem importantes governos estaduais, e um traidor vencer a eleição presidencial. Serão 4 duros anos, infelizmente.

Aproveito esse post não para mandar beijos, mas para mandar um fuck para 7 pessoas. Você deve saber se é uma delas.

8 comentários:

Anonymous disse...

Podree!! Naaum axeei oq eoo qeriaa (rrum)

Anonymous disse...

obrigada achei tudo que eu queria

Anonymous disse...

Que bom...
<3

Anonymous disse...

Muito bom esse site achei tudo que estava precisando !! =D

Anonymous disse...

n encontrei o q estava precisando...
mas quem sab da proxima...

Anonymous disse...

yy

Anonymous disse...

n encontrei nada

Anonymous disse...

nao encontrei nds q me ajud aqi!!!!!!!!!!

Postar um comentário