24 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008: Os 10 melhores filmes (5 de 5)

Finalmente, com alguns dias de atraso, o final da Retrospectiva 2008. Neste post, escolhi os 10 melhores filmes, dentre os que estrearam no Brasil durante o ano passado (e, obviamente, que eu tenha visto). Há 40 filmes que se encaixam nesses quesitos (um recorde, desde que comecei a contabilizar isso, em 2005).

São estes:


Vamos agora aos 10 melhores filmes de 2008, além dos 3 piores também. Os links nos títulos dos filmes levam a um trailer no Youtube (alguns eu não achei com legendas).

10 – Queime Depois De Ler
Hilário. Essa é a palavra que pode perfeitamente resumir a comédia dos Irmãos Coen estrelada por Brad Pitt, George Clooney e John Malkovich, entre outros. Conta uma história maluca de perda de arquivos confidenciais, traição, solidão e busca pela beleza, tudo muito bem misturado.
Destaque: a cadeira-vibrador inventada por um dos personagens é muito bizarra!

9 - A Morte De George W. Bush
Imagine o sonho de mais da metade da população mundial se realizando: George W. Bush, o ex-presidente dos Estados Unidos, sofrendo um atentado que o leva a morte. Imaginou? Esse filme, em forma de documentário, tem essa premissa: ele mostra como foi o atentado que matou o ex-presidente da maior nação do planeta.
Destaque: a morte de George W. Bush.

8 - Ensaio Sobre A Cegueira
Este não é um filme feliz: imagine uma epidemia mundial em que todos ficam cegos, sem motivo aparente. Esse filme, baseado na obra homônima de José Saramago, mostra o que aconteceria se isso realmente acontecesse, além de exibir, nua e claramente, os desmazelos de áreas em quarentena.
Destaque: apesar da história se passar numa cidade fictícia, há cenas que mostram São Paulo hollywoodianamente destruída, e isso é muito legal.

7 - Horton E O Mundo Dos Quem!
Um elefante bobão é o centro dessa animação que tem, entre os dubladores, o espetacular Jim Carrey e conta a história de um planeta existente num grão de poeira que, por sorte, é ouvida por Horton, que dedica sua vida a salvá-lo. Uma animação simples e linda, que vale a pena ver, é outra adaptação (a melhor até agora) de um conto do Dr. Seuss.
Destaque: boas piadas.

Terceiro pior filme do ano – Trovão Tropical
Surpreendentemente, muita gente gostou do primeiro filme dirigido por Bem Stiller, apesar de ser uma comédia bem fraca (que até parte de uma premissa boa: satirizar filmes de guerra) que garante poucas risadas.

6 - Rebobine, Por Favor
Imagine ir na locadora, alugar um filme, e, quando chegar em casa para assistí-lo, a fita VHS (ou o DVD) estiver todo em branco? Imagine então ir na locadora, alugar um filme e, ao invés do filme original, existir uma versão "suecada" dele, com cerca de 30 minutos? Pois é, no filme, por acidente, todas as fitas da locadora são apagadas, e então, os hilários Mos Def e Jack Black resolvem refilmar os clássicos do cinema. Imperdível!
Destaque: reconhecer que filme é na sua versão "suecada".

5 - Juno
Este filme conta uma história muito bonita de uma adolescente que engravida e decide vender o bebê. A história é contada de maneira simples, fazendo do filme um drama-comédia, que até chegou a receber três indicações ao Oscar, ganhando na categoria de Melhor Roteiro Original.
Destaque: o modo leve de como a história é contada.

4 - O Escafandro E A Borboleta
Um dos filmes mais lindos da história do cinema, conta a história real (apesar de beirar o inacreditável) de Jean-Dominique Bauby, que sofre um AVC (acidente vascular cerebral, ou simplesmente derrame) grave, que o deixa completamente paralisado, de modo que ele pode apenas entender o que vê por um olho, sem conseguir fazer movimentos. É um filme extremamente triste, mas que vale muito a pena ser visto.
Destaque: filme que vai te fazer chorar.

Segundo pior filme do ano – Uma Chamada Perdida
Um terror que copia elementos de O Chamado com mortes ao estilo Premonição tem como resultado mais risadas do que sustos. A única parte legal é o "toque assassino" do celular, que gruda na cabeça.

3 - Batman – O Cavaleiro Das Trevas
Esse filme vai entrar para a história das adaptações de HQ's porque Heath Ledger fez a melhor interpretação já feita do Coringa, um dos maiores vilões da história dos quadrinhos e do cinema. O filme tem efeitos especiais fantásticos, atores muito bons, mas é inevitável não citar de novo Heath Ledger, falecido pouco antes da estréia do filme, que conseguiu fazer um Coringa que beira a perfeição: sádico, sarcástico, irônico.
Destaque: Coringa, não tinha como ser diferente.


2 – Wall-E
Wall-E é uma animação da Pixar (junto com a Disney) que apresenta o melhor da primeira sem o pior da segunda: é um filme bonito, sem muita enrolação, sobre um robozinho que fica aqui na Terra para limpar o planeta, abandonado pelos humanos por ser inabitável, até que ele conhece (e se apaixona) por Eva, num amor "impossível" muito lindo que faz valer o ingresso do filme e dá vontade de ver de novo!
Destaque: animação e história lindas!


Pior filme do ano - Super-Heróis: A Liga da Injustiça
O que dizer sobre um filme de comédia que simplesmente amontoa um monte de sátiras a vários filmes e que só faz rir três vezes, no máximo? Péssimo!

1 – Speed Racer
O melhor filme do ano é uma adaptação de um anime dos anos 60, que mostra a obstinação de Speed em ganhar corridas para salvar a empresa de seu pai, mecânico automotivo, e de lutar pela justiça, contra armações de corridas, exatamente como no desenho. Um dos destaques do filme, dirigido pelos Irmãos Wachowski e cheio de efeitos especiais alucinantes, é a atuação de Matthew Fox como Corredor X, irmão de Speed que todos pensam ter morrido num acidente.
Destaque: visual fantástico e alucinante!


E pra você, quais os melhores filmes do ano? Concorda com a lista? Comenta!

6 comentários:

Pygmy disse...

Não concordo. ¬¬

Fábio disse...

Juno eu achei muito sem graça./hum
Bataman foi o q mais gostei esse ano...
E achei os efeitos de Spped Racer bem forçados, heh.
O resto não posso comentar =D

Russian disse...

I don't remember any movies. I like violent movies, not Speed Racer like ones. About the last post, mr.Plant is better go to sleep.

Daniel disse...

Troque "Queime depois de ler" com "Speed Racer" nas posições.

Natália Santucci disse...

Acho que só vi Batman, hahaha

E agora, os comerciais: tô de blog novo \o/

http://luvasdeveludo.blogspot.com

beijos e feliz 2009!

Paulo disse...

*-*

Cada Assuntoo...
hehe

Postar um comentário