6 de março de 2010

Retrospectiva 2009: Melhores Filmes

Hoje começa a Retrospectiva 2009 aqui no The Sh! E, como amanhã é dia de Oscar, começaremos ela de modo atípico: ao invés do post comentando o ano passado começaremos com os melhores filmes.

O critério para ser filme do ano passado continua o mesmo: ter sido lançado nos cinemas nacionais no ano passado. A novidade é que alguns títulos, que chegaram direto em DVD aqui, também estão na lista de ano. Além disso, foi batido um record pessoal: foram vistos 69 filmes! Pra se ter uma idéia, é mais de 1/4 de todos os filmes lançados ano passado! Abaixo, os filmes que foram assistidos:



E, enfim, a lista dos 10 melhores filmes de 2009 (os links são para os trailers no youtube):

10 - Arrasta-me Para O Inferno
É incomum um filme de terror entrar na lista dos melhores do ano aqui. Foram 2 em 2005 e 1 em 2006. Mas o que faz deste um dos melhores filmes de terror dos últimos anos? O principal é que a protagonista não é uma anta que fica gritando sempre que o monstro aparece. Mas, além disso, o filme tem uma história melhorzinha, que não fica só pregando pseudo-sustos no espectador.
Destaque: um filme de terror não-convencional, finalmente!

9 - Quem Quer Ser Um Milionário
Ganhou o Oscar e abocanhou o 9º lugar entre os melhores filmes de 2009, segundo o The Sh. Esse filme já começa diferente por ser um tema centrado mais em costumes indianos do que americanos: mostra a pobreza local, as dificuldades da vida de uma pessoa que, no momento certo, são transformadas em trampolim para uma melhora incrível em sua vida. Um dos melhores filmes do ano, merecendo cada voto que recebeu e que lhe rendeu o Oscar!
Destaque: o jeito de contar a história de uma pessoa que mudou completamente de vida.

8 - A Era Do Gelo 3
Em 2006, o segundo filme da franquia A Era Do Gelo foi considerado o melhor filme do ano. Em 2009, o terceiro filme da franquia trás novamente Sid e todos os demais queridos personagens dos filmes anteriores (além de adicionar o ótimo Buck e a esquila que faz par com o Scrat), porém, não mantém o mesmo fôlego e, apesar de ainda ser um bom filme, é inferior ao anterior.
Destaque: Scrat mais uma vez rouba a cena, principalmente dançando tango por uma noz!

7 - Operação Valquíria
Dois filmes de guerra fizeram bastante sucesso ano passado: este conta uma história verídica de uma tentativa de matar Hitler. Este aqui é um bom filme graças às atuações e à trama.
Destaque: tudo que tava dando certo começa a dar errado de um jeito absurdo! E Hitler QUASE morre!

6 - Distrito 9
Um filme de alien como você nunca viu! Uma crítica social como você nunca viu! Esse filme, que já havia sido mostrado aqui, mostra, como ficção, uma segregação social envolvendo aliens: eles estão presos na Terra e não podem voltar ao seu planeta natal por imposição dos governos, interessados em pesquisas bélicas. Sofrem, aqui, o mesmo problema que muitas pessoas sofrem: preconceito. Como lidar com isso?
Destaque: colocar crítica social num filme de ficção científica não é fácil. Mas, nesse caso, foi bem feito!

5 - Cidade Das Sombras
Você provavelmente não ouviu falar desse filme: no Brasil, ele foi lançado direto em DVD. A história é essa: imagine que o mundo está acabando e que, então, é criada um cidade subterrânea, que deveria durar por um certo tempo até o planeta se regenerar. Imaginou? O que aconteceria se esse segredo da cidade fosse esquecido? É isso que conta o filme!
Destaque: a fotografia do filme é muito boa, além da história ser razoavelmente criativa e se desenrolar muito bem.

4 - O Guerreiro Genghis Khan
Estamos acostumados e ver filmes com grandes heróis da história ocidental, geralmente envolvendo batalhas que aconteceram na época da Grécia Antiga ou de quando Roma era um grande Império. Mas, nesse filme, o quarto melhor do ano e melhor que muitos dos filmes a que me referi anteriormente, é contada a história de um dos maiores heróis da história oriental: o guerreiro Genghis Khan. É contada toda sua história, desde sua infância até ele se tornar um mito.
Destaque: as batalhas são fantásticamente fodas!

Menções honrosas:
Se Beber, Não Case (comédia)
Eu Te Amo, Cara (comédia)
Deixa Ela Entrar (suspense, o melhor filme de vampiros do ano)

3 - Gran Torino
Este grande filme de Cleant Eastwood é um filme denso, com uma história bem pesada (e com um final bastante surpreendente). Mostra um velho grosso que, finalmente, abre seu coração para o tipo de pessoa que ele jamais esperaria sentir empatia por. E, como todo filme do Eastwood, vários problemas surgem e ele, obviamente, tem que dar uma solução para eles.
Destaque: filme com a cara e o jeito do Eastwood: grosso, denso e muito bom!

2 - Bastardos Inglórios
Depois de um grande diretor, vem outro grande diretor! O diretor do melhor filme de guerra do ano é o Quentin Tarantino (que já apareceu com filme aqui no The Sh em 2004): nesse filme, ele mostra um grupo anti-nazistas atuando durante a II Guerra Mundial do melhor jeito possível: matando nazistas sem nenhuma dó! O filme tem uma outra vantagem: por ser totalmente ficcional, não precisa se ater a nenhuma verdade, de modo que o maior plano do grupo, liderado pelo bonzinho Brad Pitt, funciona!
Destaque: filme com a cara e o jeito do Tarantino: sangue, sarcasmo e muito bom! E eles matam o Hitler!

Pior filme do ano: Dragonball Evolution
Qual o problema em mostrar no cinema a história de uma criança de 6 anos que não sabe nada, é encontrada por uma mulher que está mais para cientista maluca, e saem atrás de esferar que realizam desejos, encontrando inimigos muito fortes e que querem dominar e/ou destruir o mundo? Pois é, aparentemente a indústria americana achou que seria muito mais legal mostrar um reprimido na escola que descobre ter superpoderes bem quando surge um terrível demônio que vai salvar o mundo. Ou seja, cagaram na história toda e fizeram o pior filme de 2009!

1 - Up - Altas Aventuras
A Pixar quase fez o melhor filme de 2008, e, até por isso, eu já tinha cantado a bola: ia tentar de novo em 2009. E conseguiu! Up é o melhor filme do ano! Apesar de uma premissa bem simples: um velhinho resolve se livrar da cidade grande colocando balões em sua casa e voando com ela para o meio do mato, com um moleque de 10 anos como companheiro acidental, a história é bem mais complexa que isso: as emoções e as motivações que levam o Sr. Carl Fredricksen a viajar pelo mundo são parte fundamental da história, que pode, por incrível que pareça, levar quem assiste o filme a chorar! Mais uma obra-prima da Pixar! E nesse tem cachorros falantes!
Destaque: como todo filme da Pixar: comédia, drama e suspense habilmente misturados.

E você? Concorda com esses filmes? Acha que eles vão ganhar o Oscar?
Deixe sua opinião nos comentários!

3 comentários:

uma criança. disse...

Tirando Dragon Ball, acho que o resto tem chance (y)

Atom Heart Mother disse...

Vi pouquíssimos filmes esse ano, e agora que percebi isso. Verei esse Gran Torino, parece ter potencial... Clint Eastwood é bom.
E colocaria up! em segundo, primeiro Bastardos Inglórios. Mas é uma ótima lista, verei os que ainda não vi daí.
E ainda não tive coragem de assistir Dragon Ball..

FernandesGrue disse...

Destes todos só tive chance de assistir Quem quer ser um milionario e Operaçao Valquiria, e os dois com certeza merecem estar aqui. E mesmo sem ter assistido Bastardor Inglorios completo e nem um segundinho de UP, não duvido que eles mereçam estar aqui.

Postar um comentário