11 de março de 2010

Retrospectiva 2009: Melhores Shows

2009 não foi um ano com muitos shows internacionais no Brasil. Além disso, os preços absurdos promovidos pelas empresas afastaram o público, dentre os quais eu. Desse modo, fui a poucos shows no ano passado: apenas um show internacional pago (Xandria, em agosto), um show nacional pago (Massacration, em outubro) e os tradicionais shows do aniversário de São Paulo (Nando Reis, em janeiro) e da Virada Cultural (em maio, aqui e aqui), que também foi mais enxuta.

Dentre todos esses shows, o melhor foi das Velhas Virgens na Praça da República. Paulão continua o mesmo líder animado que sabe como empolgar todo o público que vai aos shows da banda, conseguindo elaborar até uma "punheta coletiva" (não vou explicar os detalhes). Enfim, repeteco de 2007, muito melhor!

Outro grande show muto esperado por mim foi do Camisa De Vênus. Marcelo Nova cantou os hits da banda (como Beth Morreu e Gotham City) entre várias outras músicas que eu não conhecia muito, mas que são igualmente boas! Mesmo quase caindo no meio do bate-cabeça e quase me estrupiando por isso, valeu a pena!

Ainda na Virada Cultural, conferi os shows do Matanza, do Nasi e da Central Scrutinizer Band (cover de Zappa). Os dois primeiros fizeram bons shows, mas o Ike Willis fechou o evento de modo bem decepcionante. Outros destaques do evento foram os Novos Baianos, que tocaram na São João sob acrobatas fazendo lindos movimentos em cima do público, e o Mass Ensemble, que transformou o Teatro Municipal num instrumento gigante!

Outro show que merece bastante destaque foi o do Massacration! A ocasião era especial: era na balada pra comemorar meu aniversário. Além disso, era numa balada na qual parte do público é GLS e que é considerada por muitos (eu incluso) a melhor balada de São Paulo: Trash 80's! Tocaram os principais hits da banda (como Metal Bucetation) e os principais hits "roubados" da banda, como Girls Just Wanna Have Fun, escrito por eles mas roubado pela Cindy Lauper! Foda! Foi muito bom!

E, por fim, outros dois shows que merecem serem citados: do Xandria, na Tribe, em agosto e do Nando Reis, no SESC Interlagos, em janeiro (aniversário de São Paulo). Fui no primeiro a convite do Nate. O show foi bem legal e o Nate tem, de fato, um bom gosto. O segundo, apesar de ser num local completamente fora de mão, também fez um show bem legal, tocando grandes sucessos da carreira solo e dos Titãs, sua ex-banda. Só faltou Marvin!

2009, como pode-se ver, foi um ano bem fraco em relação a shows. Tá certo que teve um show miguelado do Franz Ferdinand e alguns outros shows, mas os preços era abusivos e mesmo as atrações fracas. 2010, pelo menos, promete o contrário: já teve Cranberries e Metallica e ainda terá Franz Ferdinand, Placebo, Moby e Aerosmith, entre outros. 2010 rocks!

Um comentário:

Rodrigo FG disse...

2009 pelomenos pra mim, não foi um ano de muita diversão, e os shows nessa cidade caótica foram feitos pra isso, pra arrancar mais dinheiro dah gente

Postar um comentário